Égérie: a nova coleção feminina da Vacheron Constantin

A Vacheron Constantin apresenta, neste início de ano, uma completamente nova e elegante coleção feminina. Composta por dois modelos que se distribuem em diferentes versões, a coleção Égérie faz um paralelo entre alta-costura e alta-relojoaria nos mínimos detalhes.

Evocar a alta-costura em relógios de alta-relojoaria. É este o mais recente passo da Vacheron Constantin. A marca suíça apresenta, neste início de ano, uma bem composta coleção de relógios femininos que unem detalhes de exceção, movimentos mecânicos e a histórica estética da Vacheron Constantin. O nome da coleção: Égérie, que significa ‘musa’. Segundo a própria marca, «a nova coleção feminina é um hino à mulher elegante que completa o seu vestuário com um toque atrevido». Ao todo são dois modelos que se dividem em cinco diferentes versões: um deles indica a data, o outro indica as fases da Lua. Cada um é lançado em ouro rosa, ouro branco ou aço, todos com luneta cravejada de diamantes e equipados com movimento automático. O ponto alto é a versão com fases da Lua com mostrador completamente cravejado. Em traços gerais, a  elegância e versatilidade são elementos a destacar na nova coleção, mas ainda podemos acrescentar que se tratam de relógios muito requintados.

© Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase com caixa em ouro rosa. © Vacheron Constantin

Vacheron Constantin Égérie

Os novos Égérie da Vacheron Constantin estão repletos de pormenores e refletem um diálogo vibrante com o mundo da alta-costura no que diz respeito aos materiais, acabamentos e trabalho artesanal. O mostrador apresenta uma textura plissada evocativa das texturas encontradas nos tecidos do mundo da alta-costura, os numerais em ouro apresentam um perfil arrendado, os diamantes lembram bordados preciosos e a estética descentrada é inspirada no acervo histórico da própria Vacheron Constantin. Desde o início do século XIX, a Vacheron Constantin oferece no seu portefólio modelos com mostradores descentrados e é este elemento que, efetivamente, caracteriza em especial os novos relógios femininos da marca.

© Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase diamond-paved © Vacheron Constantin
VAC_Egerie_MO_3
Os novos modelos Égérie distinguem-se pelos elementos assimétricos e detalhes de exceção. © Vacheron Constantin

As caixas redondas em aço, ouro rosa ou ouro branco estão disponíveis com diâmetros de 35 e 37 mm e servem de moldura a um dinâmico mostrador composto por círculos dentro do círculos. A deliberada assimetria sublinha o protagonismo das indicações e coroa, dá relevância às complicações e é complementada por um trabalho decorativo de exceção à boa maneira da marca suíça.

Nos modelos com complicações, a data e a indicação das fases de Lua integram-se num círculo localizado entre a 1 e as 2 horas, linearmente à posição da coroa. Consoante a versão, a coroa é adornada com uma pedra da lua talhada em cabochão ou com um diamante em talhe rosa. Depois, vale a pena perder um momento a admirar os detalhes de cada uma das complicações. A indicação das fases da Lua descobre-se como um disco com um céu estrelado no qual se vê uma Lua que se vai escondendo por trás de delicadas nuvens de madrepérola. Na versão totalmente cravejada, as nuvens são translúcidas. Um pormenor muito especial. Já nos modelos com data, uma discreta e original abertura linear (em vez da clássica janela) permite acompanhar a passagem dos dias, graças a um disco que vai girando sob o mostrador.

© Vacheron Constantin
No Égérie Moon Phase a coroa, com localização descentrada, é adornada com uma pedra da lua. © Vacheron Constantin
© Vacheron Constantin
O Égérie Moon Phase totalmente cravejado é entregue com três correias – uma delas acetinada e com fivela evocativa da Cruz de Malta, símbolo da Vacheron Constantin, cravejada de diamantes. © Vacheron Constantin

Concebidos especificamente para a coleção, os numerais caligráficos apresentam um remate inspirado em delicadas rendas, já os ponteiros distinguem-se pelo seu formato feuille, num abordagem clássica, mas que resulta particularmente bem com o perfil dos numerais.

À exceção de um modelo em quartzo com caixa em ouro rosa de 30mm, todos os Égérie estão equipados com um movimento mecânico de corda automática, com aproximadamente 40 horas de reserva de corda e uma frequência de 4Hz. O fundo em vidro de safira permite observar o calibre em funcionamento.

Equipados com braceletes metálicas que se ajustam ao pulso nas versões em aço, e com um conjunto de diferentes correias intercambiáveis nas versões em metal precioso, os novos Égérie estão disponíveis nas boutiques Vacheron Constantin e pontos de venda autorizados, a partir de 1 de março 2020. Os preços começam nos 22.100 euros para a versão em aço com indicação da data e terminam nos 68.000 euros para a versão totalmente cravejada do modelo com fases da Lua.

© Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase em ouro rosa, com as suas três braceletes intercambiáveis. © Vacheron Constantin

Primeiras impressões

A nova coleção Égérie foi ontem oficialmente apresentada ao mundo, pelo que não tivemos ainda a oportunidade de ver os relógios ao vivo. Das imagens disponibilizadas o que nos salta mais à vista é, sem dúvida, a combinação circular que encontramos em cada mostrador e que não se limita ao evidente círculo que destaca as complicações às duas horas. Com efeito, também as texturas decorativas circulares em guilloché contribuem para a dinâmica do mostrador e o mesmo se pode dizer dos próprios numerais, ligeiramente inclinados.

© Vacheron Constantin
No Égérie Moon Phase completamente cravejado a janela das indicação das fases da Lua e o ponteiro azul dos segundos saltam à vista no exuberante mostrador. © Vacheron Constantin
© Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase. © Vacheron Constantin

A oferta também nos parece bem simpática. Os modelos em aço são sempre uma boa opção para quem opta por peças mais descontraídas; depois há as versões  em metal precioso, também adornadas com diamantes; e há ainda uma versão com mostrador completamente cravejado num convite a quem prefere mais exuberância. Seja como for, tratam-se de relógios assumidamente femininos, com a mais valia de ter movimentos automáticos, e que, seguindo a tendência geral no que diz respeito a relógios especificamente para senhora, são adornados com diamantes. Claro que o facto de os modelos em ouro se fazerem acompanhar por diferentes braceletes fazem com que as opções para vestir o pulso se estendam nestas versões. Porém, é muito interessante a abordagem em aço, com bracelete metálica ajustável a condizer. Sem querer complicar demasiado, os novos relógios são muito bonitos e elegantes, adaptáveis a diferentes situações, e oferecem um forma sofisticada de indicar as complicações de destaque. Mais uma vez, a indicação das fases da Lua é favorita na hora de criar um relógio feminino.

Égérie moon phase e Égérie self-winding © Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase e Égérie Self-Winding © Vacheron Constantin
© Vacheron Constantin
Égérie Self-Winding com indicação da data, aqui na versão em aço. © Vacheron Constantin

Por fim, há que dizer que temos aqui uma oportunidade de viajar no tempo e de perceber melhor a herança feminina da casa suíça. Os novos Égérie são contextualizados num percurso bem rico no que diz respeito a relógios concebidos para senhora pela Vacheron Constantin e, ao mesmo tempo, recuperam o nome de um modelo que já integrou no passado a coleção da marca.

De qualquer forma, os novos relógios surgem como uma coleção completamente à parte na Vacheron Constantin, porque, ao contrário de outros modelos da marca que são versões femininas de modelos masculinos, os Égérie são assumidos como relógios de senhora. Algo curioso numa altura em que, aos poucos, se vai ouvindo falar da pertinência (ou não) da separação dos relógios em géneros. Mas esse é assunto com pano para mangas. E até abordarmos mais profundamente o assunto, o Égérie tem pano suficiente para preencher com muita classe uma lacuna na coleção da Vacheron Constantin e vem até responder à oferta de outras marcas no mesmo segmento de preço. Esperamos vê-los em breve.

Em baixo encontra as fichas técnicas, mas visite o site oficial da Vacheron Constantin para mais informações.

Características Técnicas

Vacheron Constantin
Égérie Self-Winding 

Égérie self-winding © Vacheron Constantin
Égérie Self-Winding © Vacheron Constantin

Referências/ 4605F/000R-B496 (ouro rosa) ; 4605F/110A-B495 (aço).
Movimento/ Mecânico de corda automática, calibre 1088, cerca de 40 horas de reserva de corda, 26 rubis. Frequência de 4Hz (28.800 alt/hora).
Funções/ Horas, minutos e segundos centrais. Data.
Caixa Ø 35 mm / Aço ou ouro rosa.  Luneta com 58 diamantes de talhe redondo, coroa com uma pedra da lua. Fundo transparente em vidro de safira. Estanque até 30 metros.
Mostrador/ Prateado com efeito plissado; anel em ouro rosa ou ouro branco com 34 diamantes de talhe redondo; indexes e numerais arábicos em ouro rosa ou ouro branco aplicados.
Bracelete/ A versão em ouro rosa é acompanhada de três correias intercambiáveis em pele de aligátor (mississippiensis alligator): em rosa, azul escuro e acastanhado. Cada correia tem uma fivela em ouro rosa. A versão em aço está equipada com bracelete de aço com fecho de báscula de lâmina tripla.
Preço/ Ouro rosa: € 30.800; Aço: € 22.100

Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase 

© Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase © Vacheron Constantin

Referência / 8005F/000R-B498 (ouro rosa) ; 8005F/120A-B497 (aço)
Movimento / Mecânico automático de manufatura 1088 L,  aproximadamente 40 horas de reserva de corda, 4 Hz (28,800 alt/h), 164 componentes, 26 rubis.
Funções / Horas, minutos e segundos centrais e indicação das fases da Lua entre a 1 e as 2 horas.
Caixa Ø 37 mm / Aço ou ouro rosa, consoante a versão.  Luneta com 58 diamantes de talhe redondo, coroa com uma pedra da lua. Fundo transparente em vidro de safira. Estanque até 30 metros.
Mostrador/ Prateado com efeito plissado; anel em ouro rosa ou ouro branco com 36 diamantes de talhe redondo; indexes e numerais arábicos em ouro rosa ou ouro branco aplicados. Indicação das fases da Lua com lua em ouro por trás de uma nuvem em madrepérola.
Bracelete/ A versão em ouro rosa é acompanhada de três correias intercambiáveis em pele de aligátor (mississippiensis alligator): em rosa, azul escuro e acastanhado. Cada correia tem uma fivela em ouro rosa. A versão em aço está equipada com bracelete de aço com fecho de báscula de lâmina tripla.
Preço/ Ouro rosa: € 35.700; Aço: € 27.100.

Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase diamond-paved

© Vacheron Constantin
Égérie Moon Phase diamond-paved © Vacheron Constantin

Referência |  8006F/000G-B499
Calibre | Mecânico automático de manufatura 1088 L,  aproximadamente 40 horas de reserva de corda, 4 Hz (28,800 alt/h), 164 componentes, 26 rubis.
Funções | Horas, minutos, segundos centrais, indicação das fases da Lua.
Caixa Ø 37 mm | Ouro branco de 18 kt cravejada com 292 diamantes de talhe redondo, coroa com um diamante em talhe rosa. Fundo em vidro de safira transparente. Estanque até 30 metros.
Mostrador | Ouro branco cravejado com 510 diamantes de talhe brilhante, indicação das fases da Lua com madrepérola por trás de um vidro de safira translúcido e nuvem em cristal, numerais arábicos aplicados.
Braceletes | Pele azul de aligátor (mississippiensis alligator) com efeito acetinado. Entregue com uma segunda bracelete azul acetinada. O relógio também são entregues com duas fivelas, cada uma cravejada com 21 diamantes de talhe redondo.
Preço | € 68.000

Outras leituras