Novidades 2020: Oris Aquis Date Calibre 400

Depois de ter aguçado o apetite dos aficionados com o lançamento do Calibre 400, a Oris revela finalmente o Aquis Date Calibre 400, o primeiro relógio a ser equipado com este novíssimo e inovador movimento automático. Para a marca de Hölstein, o Aquis Date era o único candidato possível para ser o rosto inaugural de um ousado passo para o seu futuro. A Espiral do Tempo teve a oportunidade de o conhecer.

«Quando chegou o momento de escolher que modelo deveria albergar o nosso novo Calibre 400, havia apenas um candidato possível. O Oris Aquis Date.» É assim que a Oris apresenta o relógio símbolo do lançamento do novo Calibre 400, apresentado há duas semanas — o seu primeiro movimento proprietário de corda automática. A marca refere que o Aquis é reconhecido como um ícone do design da relojoaria contemporânea, que é fiável, robusto, versátil e com uma vasta lista de funções. E por isso mesmo surge como o modelo eleito para inaugurar o ousado passo protagonizado agora pela Oris.

Um marco histórico para a Oris: o Calibre 400 © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A coleção da centenária firma relojoeira de Hölstein divide-se em quatro vertentes — mergulho, aviação, cultura e desporto motorizado — mas talvez seja nas vertentes de mergulho e de aviação que se encontrem os seus modelos mais reconhecíveis, com o Big Crown e o Aquis considerados pelos Oristas e pelos aficionados em geral como principais ex-libris. O Aquis é isso mesmo: um modelo emblemático que, para além de estar muito associado à preservação marítima que tem sido uma das causas da Oris, tem um perfil reconhecível no imediato; surge agora na vertente Date com um coração novo que representa um novo padrão para a indústria relojoeira suíça.

Aquis Date Calibre 400 © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Aquis Date Calibre 400

Equipado com o recém-lançado Calibre 400, o novo Aquis Date apresenta algumas diferenças em relação à versão de base — mas, em traços gerais, preserva o visual que bem conhecemos. De facto, o novo relógio mantém a caixa em aço, de 43,5 mm de diâmetro, com arquitetura caraterística dos modelos de mergulho da Oris e coroa de rosca com protetores laterais. Depois, distingue-se pela luneta rotativa unidirecional com anel de topo em cerâmica para controlo do tempo de mergulho, ponteiros e indexes luminescentes e mostrador galvanizado com efeito soleil.

Luneta rotativa unidirecional com anel em cerâmica para controlo do tempo de mergulho, ponteiros e indexes luminescentes e mostrador galvanizado com efeito soleil. © Oris

E o mostrador acaba mesmo por ser o grande protagonista do relógio graças ao bonito tom azul dégradé parcialmente condizente com a luneta — embora mantenha o grafismo habitual da linha Aquis, pensado para uma legibilidade intuitiva e facilitada. Sendo assim, o relógio inclui somente os indexes das horas, minutos, segundos e janela da data. Tal como os indexes, os ponteiros são preenchidos com material luminescente SuperLumiNova em tom branco que contrasta com o fundo.

Acabamento azul dégradé que escurece do centro para a orla do mostrador © Oris

Para além do impactante mostrador fumado com centro mais claro relativamente à periferia, e em comparação com os modelos regulares Aquis Date, o novo relógio distingue-se por apresentar no mostrador a referência ‘5 days‘ alusiva à reserva de corda, pela janela maior da data (da qual salta à vista um disco preto em vez de branco) e pelo fundo da caixa em vidro de safira que surge como o maior alguma vez adotado pela marca nos modelos Aquis — neste caso, o objetivo passa mesmo por revelar ao máximo o novo movimento automático.

O novo relógio distingue-se por apresentar no mostrador a referência ‘5 dias’ alusiva à reserva de corda. © Oris

Como referido, o Aquis Date Calibre 400 é alimentado pelo movimento de corda automática concebido in-house que lhe dá o nome, destacando-se pela reserva de marcha de 120 horas graças a dois tambores de corda, pela estabilidade no sistema de movimentação da massa oscilante e pela elevada resistência aos campos magnéticos e ainda um sistema de escape em silício que contribui para a eficiência através de uma fricção mínima e a dispensa de qualquer lubrificação. Ao contrário dos outros movimentos de produção regular da Oris equipados com o clássico rotor vermelho, o rotor do Calibre 400 é esqueletizado, oferecendo uma vista mais desafogada para o movimento em si e surgindo como imagem de marca diferenciada em relação aos outros movimentos.

O novo e revolucionário Calibre 400 © Oris

Já abordámos a maior parte das valências do Calibre 400 aquando da sua apresentação, mas há muito mais a dizer relativamente a um trunfo da marca que suscitou admiração na indústria relojoeira e até elogios por parte de marcas concorrentes. Beat Fischli foi o responsável pelo desenvolvimento do projeto desde 2015 e não podia estar mais orgulhoso com o resultado final, como aliás todos na Oris — porque, se o Calibre 110 de corda manual e variantes associadas também mostraram a aposta num movimento mecânico próprio (mas de preço mais elevado), o novo Calibre 400 automático permite equipar relógios que não sejam de nicho para o cliente típico da marca. E o ênfase deve ser não só colocado na extensa autonomia de cinco dias (quando o normal em novos movimentos automáticos suíços anda nos três dias), mas também na estabilidade de funcionamento ao longo de praticamente todo o arco da reserva de marcha. A precisão mantém-se assinalável mesmo nas últimas horas de corda e a força permite ainda a mudança de data após cinco dias.

O Calibre 400 é ajustado para cinco posições e inclui 21 rubis sintéticos © Oris

Uma das novidades é a utilização de material Bioflex paramagnético (em vez do mais comum Nivaflex) nas molas dos dois tambores de corda (acoplados por um diferencial), algo que não é completamente inédito na indústria mas que se saúda vivamente no segmento em que a Oris está inserida. A utilização do silício, leve e completamente não magnético, na âncora e na roda de escape também contribuem para o elevado rendimento e as superfícies extremamente lisas dispensam lubrificação — o que ajuda a contribuir para o incrível intervalo de dez anos entre revisões que é sugerido pela marca. No total, cerca de 30 componentes (sem contar com pontes ou rubis) do Calibre 400 são feitos a partir de material não magnético, incluindo o Phynox, uma liga com excelentes propriedades utilizada na indústria cirúrgica mas extremamente difícil de usinar. O Calibre 400 também apresenta excelente resistência ao choque, com testes positivos perto dos 5000Gs.

O eixo do rotor e o ‘grampo’ que substitui os rolamentos de esferas © Oris

Relativamente à corda, o Calibre 400 só enrola de um lado — a carga a partir do rotor é feita unilateralmente, o que dispensa componentes suplementares. A transmissão eficiente de energia era uma das premissas do caderno de encargos do novo movimento automático e o perfil dos dentes das rodas foi criteriosamente estudado para se conseguir uma eficiência geral de 85% (quando o normal anda pelos 70%) perante um desgaste praticamente nulo, tornando possível a tal garantia de 10 anos. A otimização da conceção faz com que o Calibre 400 tenha apenas 135 componentes e facilita não só a assemblagem como a regulação.

Um tamanho versátil

Finalmente, as dimensões do Calibre 400 permitem que seja usado em relógios até um mínimo de 38 milímetros. Ou seja, para além dos mais robustos Aquis, pode motorizar igualmente os históricos Big Crown (cujo tamanho padrão anda à volta dos 40 milímetros) e os populares Divers Sixty-Five (entre 40 e 42 milímetros), para não falar dos restantes e mesmo peças de tamanho denominado midsize ou unissexo.

O Aquis Date Calibre 400 apresenta um fundo transparente que revela o movimento in-house que lhe dá o nome. © Oris

O novo Aquis Date Calibre 400 está disponível com uma confortável bracelete em aço de três elos que pode ser removida graças a um prático e inovador sistema de troca fácil por meio de patilhas que se anexam às molas de asa. A outra opção é uma correia em cauchu com extensão para fatos de mergulho.

A confortável bracelete em aço de três elos pode ser removida graças a um prático sistema de troca fácil. © Oris

Disponível a partir de novembro de 2020 e com um preço que começa nos 2900 euros, o Aquis Date Calibre 400 tem uma garantia extensível a 10 anos após registo no MyOris que se aplica ao relógio e ao movimento. Confiante na sua conquista, a marca recomenda uma revisão geral a cada 10 anos, embora solicite uma pequena revisão intercalar para verificação de estanqueidade de modo a que o utilizador esteja à vontade para utilizar o seu relógio em qualquer circunstância.

As nossas impressões

A Espiral do Tempo teve já a oportunidade de contactar com o novo Aquis Date Calibre 400 e podemos dizer que foi uma agradável surpresa. Fora todos os prós associados ao novo mecanismo, e dos quais já falámos, ao nível global o novo relógio é muito apelativo, pelo belo tom azulado do mostrador com indicações contrastantes e pela luneta a condizer; embora a Oris já tenha apresentado anteriores modelos (sobretudo em edição limitada) com mostradores dégradé, o azul é profundo e remete inconscientemente para a inspiração marítima associada à linha Aquis e à ética ecológica que tem dominado a comunicação da marca. Parecendo um pormenor, o aumento da janela da data e alteração das cores faz a diferença em termos de legibilidade — sendo de louvar também o útil sistema de troca rápida de braceletes. Mas não há dúvida de que o Calibre 400, com todas as suas valências, é um argumento de peso… até porque o preço final não é superior a 35 por cento do preço dos modelos com movimentos genéricos adaptados (os calibres Oris 733 e 734 partem do Sellita 200). Por um relógio com grande autonomia de marcha, propriedades não magnéticas e garantia de 10 anos! E a contenção do preço final para um relógio seu dotado de um movimento de manufatura foi precisamente uma das premissas que acompanhou o desenvolvimento do Calibre 400 pela Oris.

Oris Aquis Date Calibre 400 © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Características técnicas

Oris
Aquis Date Calibre 400
Referência | 400 7763 4135-07 8 24 09PEB
Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre Oris 400, 120 h de reserva de corda, 28.800 alt/h. Precisão -3/+5 segundos por dia (dentro da tolerância COSC).
Funções | Horas, minutos, segundos e data às 6 horas.
Caixa Ø 43,5 mm | Caixa multi-peças em aço inoxidável, luneta rotativa unidirecional com anel de topo em cerâmica. Vidro de safira, abobadado em ambos os lados, acabamento antirreflexos no interior, estanque até 300 m. Fundo aparafusado em aço inoxidável com parte central em vidro de safira. Coroa de rosca de segurança em aço com proteção.
Mostrador | Azul Luminous, indexes e ponteiros Super-LumiNova®, vidro abobadado, safira, acabamento antirreflexo no interior.
Bracelete | Pulseira em aço ou correia em cauchu preta, ambas com fecho de báscula com extensão e Quick Strap Change.
Preço de venda ao público recomendado | 3.000 € com bracelete em aço; 2.900 € com correia em cauchu.

Oris Aquis Date Calibre 400 © Oris

Visite o site oficial da Oris para mais informações.

Continue connosco: