fbpx

Novidades 2020: Seiko 5 Sports Brian May

Antes dos Queen, Brian May era um astrofísico. Ao longo da vida sempre teve um grande fascínio pelo espaço. Não admira assim a sua devoção por relógios, guardiões do tempo. Agora, a edição limitada Seiko 5 Sports Brian May concilia a sua relação como guitarrista de um dos mais conhecidos grupos da história do rock com a de admirador da relojoaria.

Brian May foi o guitarrista principal de uma das mais conhecidas bandas do rock britânico, os Queen. Se muito do seu magnetismo se devia à presença em palco do seu vocalista, Freddie Mercury, as suas canções empolgaram gerações e, ainda hoje, estão presentes na memória de muitos, como «We Are the Champions» ou «Bohemian Rhapsody». Entre meados da década de 1970 e o início da de 1990 (quando Mercury morreu), o grupo deu cartas na cena rock. Enquanto membro dos Queen, Brian May ficou conhecido como um guitarrista virtuoso, e pelo som distinto que saía da sua guitarra elétrica, feita em casa, chamada Red Special. É uma guitarra icónica, sendo algumas vezes também conhecida como ‘Fireplane’ ou ‘Old Lady’. A cor, vermelha com tonalidades castanhas, teve uma importância muito importante no seu nome e no imaginário que criava em palco. E, desde que se tornou um símbolo da excelência de May, acabou por ser objeto de múltiplas réplicas, algumas das quais May usou durante a sua carreira. Ele queria um instrumento que parecesse estar vivo e interagisse consigo e com o ambiente circundante. A Red Special, a exemplo do que fazia a guitarra de Jeff Beck (um ídolo, para May), faz sons diferentes cada vez que se aproxima do amplificador. O que empolgava os fãs.

A  guitarra elétrica de Brian May - The Red Special © Seiko
A guitarra elétrica de Brian May Red Special que inspirou a mais recente novidade da Seiko. © Seiko

Seiko 5 Sports Brian May

Admirador dos relógios da Seiko, May usou um relógio de mergulho da marca japonesa durante quatro décadas. E é a estética muito popular deste que é a inspiração para o último modelo da coleção Seiko 5 Sports. May comprou o seu relógio Seiko aquando da primeira digressão dos Queen pelo Japão ainda na década de 1970 e ele e a sua guitarra viajaram juntos por todo o mundo, numa aventura global. Este relógio é um jogo de memórias. O bonito mostrador desta edição limitada do Seiko 5 Sports relembra o design da guitarra que Brian e o seu pai construíram, de forma artesanal, no início dos anos 60. O braço da guitarra foi esculpido a partir de madeira de uma antiga lareira, com cerca de 100 anos. O corpo foi feito de madeira laminada com uma inserção em carvalho antigo, e revestido com verniz de mogno aplicado e polido pelo próprio Brian. O inovador sistema de tremolo que concebeu apresentava uma placa basculante em aço montada sobre a lâmina de uma faca, com a tensão das cordas equilibrada sobre as molas. Para completar o sistema, o braço do tremolo foi improvisado a partir do encaixe para alforge de uma bicicleta, com um pedaço de uma agulha de tricot na extremidade. A Red Special tornou-se muito mais do que um instrumento musical, porque nela estava também o labor pessoal de May na criação. Sendo assim, nesta edição especial da Seiko, o desenho do mostrador mostra o mesmo esquema cromático em vermelho e preto que a Red Special, e um delicado padrão de madeira semelhante ao do corpo da guitarra.

Seiko 5 Sports edição limitada Brian May © Seiko
O Seiko 5 Sports edição limitada Brian May tem um mostrador inspirado na Red Special de Brian May. © Seiko

Primeiras impressões

 O Seiko 5 Sports Brian May (SRPE83K1) é oferecido como edição limitada com a assinatura de Brian no fundo transparente e a indicação «Limited Edition» e o número de série (0001/9000 – 9000/9000) gravados. Surge num estojo especial com  o formato de mala de guitarra, que inclui também uma moeda comemorativa, baseada na de ‘6 pence’ que Brian tem usado como palheta ao longo de toda a sua carreira. Utiliza um calibre 4R36, automático, tendo capacidade para receber corda manual. Tem uma reserva de marcha de cerca de 41 horas. A caixa, de 42,5mm, é de aço inoxidável, tendo LumiBrite nos ponteiros e nos indexes. A bracelete é de nylon.

O novo Seiko 5 Sports Brian May estará disponível no mercado a partir de maio deste ano. Trata-se de um relógio que sintetiza diferentes paixões do guitarrista dos Queen: a guitarra, os relógios da Seiko e a curiosidade sobre o espaço e o tempo. Como resultado, não poderia ser mais estimulante, já que nasceu de alguém que faz da curiosidade uma forma de vida.

Seiko 5 Sports Brian May © Seiko
O fundo do Seiko 5 Sports Brian May é transparente e personalizado com a assinatura de Brian May. © Seiko
© Seiko
O estojo especial em forma de guitarra que alberga o novo Seiko 5 Sports Brian May. © Seiko

Características Técnicas

Seiko
5 Sports Brian May Limited Edition
Edição limitada a 9000 exemplares.

Referência/ SRPE83K1
Movimento/ Mecânico de corda automática com capacidade para receber corda manual, calibre 4R36, aproximadamente 41 horas de reserva de corda, 24 rubis.
Funções/ Horas, minutos, segundos, dia/data. Função de paragem do ponteiro dos segundos para ajuste da hora.
Caixa Ø 42,5 mm/ Aço, luneta giratória unidirecional, vidro em Hardlex, estanque até 100 metros. LumiBrite nos ponteiros e indexes. ‘Limited edition’ e número de série gravados no fundo de caixa.
Bracelete/ Nylon.
Preço/ € 560

Seiko 5 Sports Brian May Limited Edition © Seiko
Seiko 5 Sports Brian May Limited Edition © Seiko

Visite o site oficial da Seiko para mais informações.

Outras leituras