Novidades muito interessantes desveladas agora pela Seiko. A marca japonesa recupera o conceito VANAC dos anos 70 e celebra em grande os 60 anos do Prospex. Hoje destacamos o primeiro por trazer algo de refrescante ao portefólio da Seiko, sem cortar com a Seiko.
A Seiko tem vindo a apresentar diversas novidades desde o início do ano. Mas podemos dizer que esta semana é mesmo a semana de arranque de grandes novidades da marca japonesa. O pontapé de saída passa por duas linhagens bem fortes na atual coleção da marca. Por um lado, estão lançadas as celebrações do 60.º aniversário do Prospex, com três relógios que destacaremos em breve. Por outro lado, regressamos à década de 1970 de onde foi resgatado o King Seiko VANAC, que agora regressa com uma nova cara adaptada aos nossos tempos. Hoje destacamos este último, por trazer algo de refrescante ao portefólio da Seiko, sem cortar com a Seiko propriamente.

Os cinco novos modelos que integram esta nova série — três para a coleção regular, um exclusivo de boutique e uma edição limitada — estarão disponíveis a partir de julho de 2025.
A origem
O novo King Seiko VANAC é uma reinterpretação de uma série lançada em 1972 que acabou por integrar relógios com caixas de diferentes formas e mostradores de cores variadas e vibrantes. Todo o conceito era ancorado num design angular, evidente nas caixas, mas também nos vidros. Ao mesmo tempo a profundidade do mostrador era evidenciada pelos próprios indexes. Hoje, olhar para estes modelos, faz-nos realmente viajar até a uma época muito específica na indústria relojoeira onde cor e criatividade não faltaram realmente.

O nome
A própria Seiko refere que não existe uma explicação clara para a origem do nome VANAC. Por isso, a reinterpretação contemporânea da série é acompanhada pela reinterpretação do próprio nome VANAC enquanto acrónimo. Cada letra traduz, portanto, a visão que está por trás do novo relógio: V para ‘vibrant’; A para ‘active’; N para ‘novel’; A para ‘alternative’; C para ‘confortable’. A ideia foi acima de tudo criar um relógio que, com todas estas caraterísticas, se revelasse especialmente versátil para se adaptar às mais diversas situações da agitada vida dos tempos contemporâneos: um relógio desportivo, robusto e elegante.

A caixa
O novo King Seiko é herdeiro direto do multifacetado VANAC original, como dissemos, mas, em vez de diferentes formatos, temos um relógio com uma arquitetura integrada que parece englobar os formatos do passado. A caixa em aço tem um caráter angular e robusto, quase de monobloco, enquanto a ausência de luneta contribui para reforçar a elegância da sua silhueta. Ainda assim o espírito desportivo é mais do que óbvio.

Já a bracelete metálica, foi desenvolvida em específico para esta novidade. Integrada na caixa, tem como foco a ergonomia e a usabilidade, através de elos alongados horizontais curvados que se adaptam perfeitamente ao pulso. Por outro lado, os acabamentos, entre o espelhado e o escovado, permitem acentuar a angularidade estética de todo o relógio sem comprometer o conforto e a marcada elegância. C para ‘confortable’, certo?
A inspiração

O novo King Seiko VANAC tem como inspiração a cidade de Tóquio, que viu nascer o VANAC original. A caixa e o mostrador são assim inspirados pelo horizonte da capital japonesa, cujas expressões e cores vão mudando ao longo do dia. O mostrador distingue-se pelo padrão horizontal ranhurado e por um anel sublinhado a dourado na periferia no qual estão arrumados os indexes, e a janela da data. Os ponteiros das horas e dos minutos são recortados nas extremidades; já o index das 12 horas e o contrapeso do ponteiro de segundos apresentam a silhueta da letra ‘V’ alusiva ao nome do relógio. Todos também em em dourado.

A série é integrada na coleção regular com três versões: uma em tons de roxo, alusivos ao crepúsculo, outra em azul-marinho, alusivo à meia-noite, e uma terceira em prateado, alusivo ao nascer do sol. No entanto, a marca lança ainda uma edição limitada e uma edição exclusiva para Boutiques Seiko, ambas com as mesmas especificações das versões regulares, mas diferentes mostradores. A edição limitada interpreta também o horizonte durante nascer do sol, mas através de um mostrador em tons de dourados. Já a edição exclusiva para boutiques apresenta um mostrador azul-gelo, inspirado no céu limpo de Tóquio num dia de sol.

A máquina
O novo VANAC é o primeiro King Seiko com fundo transparente, desde que foi relançado em 2022 — o King Seiko original remonta à década de 60. Sem nada a esconder, portanto, o relógio está equipado com o mais recente membro da plataforma de movimentos 8L da Seiko. O Calibre 8L45 tem uma reserva de marcha de 72 horas, graças a melhorias na mola principal, e uma precisão de +10 a -5 segundos por dia. De acordo com a marca, foi criado de modo a responder às necessidades de robustez e outras qualidades fundamentais nos relógios de perfil desportivo. Além disso, os acabamentos decorativos também não foram descurados, muito pelo contrário.

Para mais informações sobre os novos King Seiko VANAC visite o site oficial da marca através deste link.
Algumas caraterísticas técnicas:
Seiko
King Seiko VANAC
Referências |
SLA083 (roxo), SLA085 (azul-marinho), SLA087 (prateado).
King Seiko VANAC Limited Edition: SLA089
King Seiko VANAC Seiko Boutique Exclusive Edition: SLA091
Ano de lançamento | 2025



Movimento | Mecânico de corda automática Calibre 8L45 com microrrotor em ouro de 18 quilates e rotação unidirecional. 28.600 alt/h (4Hz). 72h de reserva de corda. 35 rubis.
Funções | Horas, minutos, segundos, data.
Caixa ø 41mm | Aço. Estanque até 10 bar. Vidro de safira estilo glassbox com revestimento antirreflexo no interior. Fundo transparente. 14,3 mm de espessura. Coroa de rosca. Resistência magnética: 4.800 A/m.
Mostrador | Ranhurado. Roxo, azul-marinho ou prateado, consoante a versão. Detalhes dourados.
Bracelete | Aço com fecho de báscula e botão de segurança. Distância entre asas: 17mm.
Preço recomendado previsto para a Península Ibérica | 3.600 €