Raymond Weil Freelancer Calibre RW1212 Green

O espírito de independência da Raymond Weil descobre-se agora no novo Freelancer Calibre RW1212 Green. Um relógio de visual simples e apelativo, mas também muito elegante e atual. Aqui ficam alguns pormenores sobre esta novidade 2020 da marca genebrina.

Talvez se recorde do Freelancer e talvez se recorde do Calibre RW1212 da Raymond Weil. A coleção Freelancer já tem uns anos e é, para nós, uma das mais apelativas coleções da marca genebrina, sendo escolhida para algumas das suas mais diferenciadoras criações — a par da linha Nabucco, entretanto descontinuada. Já o Calibre RW1212 apareceu em 2017 enquanto movimento automático desenvolvido em parceria com a Sellita, e veio integrar um novo modelo de dois ponteiros da coleção Freelancer. Nascia assim o Freelancer Calibre RW1212, cujo principal traço distintivo no âmbito do portefólio da marca passa pela abertura às 6 horas que permite acompanhar a vida do seu órgão regulador. Agora, a Raymond Weil apresenta uma nova versão deste relógio de pulso que se destaca por adotar uma cor tendência e por estar equipada com uma bracelete em tecido.

Raymond Weil Freelancer Calibre RW1212 Green

Raymond Weil Freelancer 2780-STC-52001
Freelancer Calibre RW1212 Green © Raymond Weil

Tal como os restantes relógios da linha, o Freelancer Calibre RW1212 Green  volta a exibir linhas simples e uma geometria elegante, numa caixa de 42 mm de diâmetro e de 10,6 mm de espessura – uma dimensão simpática para quem gosta de sentir bem o relógio no pulso. No entanto, a cor é o que mais salta à vista neste novo relógio. Ao aço da caixa junta-se um mostrador verde galvanizado com diferentes acabamentos: por um lado, um anel acetinado na zona dos indexes horários, por outro lado, uma zona central com decoração Clous de Paris em guilloché. Já na periferia, encontra-se uma escala circular com indexes brancos referentes à indicação dos segundos, algo que pode soar a estranho em termos funcionais, tendo em conta que não existe ponteiro dos segundos, mas que pode ser justificado pela fidelidade estética à linhagem Freelancer.

Raymond Weil Freelancer 2780-STC-52001
Freelancer Calibre RW1212 Green © Raymond Weil

Depois da cor, há que referir o elemento diferenciador dos relógios Raymond Weil com Calibre RW1212. Falamos da abertura às 6 horas que revela o órgão regulador, como uma forma de sublinhar o lado mecânico deste relógio de pulso, segundo a própria marca.  O Calibre RW1212 foi apresentado como o primeiro movimento desenvolvido in-house pela Raymond Weil, numa parceria entre o seu departamento de inovação e desenvolvimento e os designers da Sellita, manufatura de calibres encarregada também de o produzir.

Raymond Weil Freelancer 2780-STC-52001
Freelancer Calibre RW1212 © Raymond Weil

Todos os elementos associados ao órgão regulador foram trabalhados a partir do movimento base, de modo a permitir a sua visualização. A marca explica também que o nome do Calibre é uma referência ao código postal da sede global da companhia, em Grand-Lancy — 1212 —, como homenagem aos cerca de 40 anos da Raymond Weil enquanto criadora de relógios de pulso e de fidelidade às tradições suíças de relojoaria, mas também como um símbolo do futuro da casa genebrina. Com 32 horas de reserva de corda e  frequência de 4 Hz (28.800 alt/h), o Calibre RW1212 é um movimento automático que indica as horas e os minutos por meio de ponteiros centrais.

Raymond Weil Freelancer 2780-STC-52001
Freelancer Calibre 1212 Green © Raymond Weil

Em termos de mostrador, a escolha de um design simples e minimalista foi a solução perfeita para destacar a estrela mecânica deste relógio de pulso, com o verde a reforçar a exposição do órgão regulador e com os ponteiros baton com tratamento luminescente a seguirem o perfil associado à coleção Freelancer. Já os indexes aplicados prateados garantem uma excelente legibilidade.

Raymond Weil Freelancer 2780-STC-52001
Freelancer Caibre RW1212 Green © Raymond Weil

O último elemento que faz a diferença neste novo relógio trata-se da bracelete pespontada em tecido verde, a condizer com o mostrador, e complementada por um fecho de báscula com dupla segurança.

Com previsão de disponibilidade anunciada pela marca a partir de abril (algo que terá de ser confirmado tendo em conta o atual cenário), o novo Freelancer Calibre RW1212 Green ainda não tem preço confirmado para Portugal.

As nossas impressões

Raymond Weil Freelancer 2780-STC-52001
Freelancer Calibre RW1212 Green © Raymond Weil

O novo Freelancer Calibre RW1212 Green vem complementar uma coleção que é já de si bastante diversificada. Dos modelos mais desportivos, como cronógrafos, aos modelos dedicados aos desportos aquáticos, passando ainda por modelos mais clássicos e até esqueletizados, a coleção Freelancer apresenta soluções para os mais diversos gostos.  No novo relógio, gostamos da escolha assumida de um design limpo em termos de mostrador como forma de salientar o elemento estrela e a opção pelo verde vem oferecer um toque muito atual. O mesmo se pode dizer da bracelete em tecido que, sendo uma estreia na coleção da marca, oferece um lado descontraído e até estival a uma peça que, na sua globalidade, apresenta um perfil elegante e clássico.

Raymond Weil Freelancer 2780-STC-52001
Freelancer Calibre RW1212 © Raymond Weil

Já o facto de a abertura às 6 horas fazer lembrar as aberturas semelhantes para exibição do turbilhão não nos parece um problema. Até porque todos sabemos que não se trata de um turbilhão. Preferimos antes encarar este relógio como uma forma bem pensada de salientar a natureza mecânica da peça e de, quem sabe, até atrair um público mais jovem ou que começa agora a interessar-se por relojoaria mecânica, podendo fazê-lo através de um simpático relógio que tem muito a dizer também em termos de acabamentos do próprio movimento. Quanto à identidade Raymond Weil, não há nada a assinalar. Trata-se à primeira vista de um relógio que não esconde a casa que lhe deu origem, mesmo deixando de parte qualquer alusão ao lado musical a que estamos acostumados. Agora é esperar com curiosidade para o ver também no pulso.

Características técnicas

Raymond Weil
Freelancer Calibre RW1212 Green
Referência/ 2780-STC-52001
Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre RW1212, 28.800 alt/h, 38 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos e segundos.
Caixa ø 42 mm/ Aço polido e escovado, vidro de safira com tratamento antirreflexos dos dois lados. Estanque até 100 metros.
Bracelete/ Tecido com fecho de báscula em aço com monograma RW.
Preço/ Sob consulta

Raymond Weil Freelancer 2780-STC-52001
Freelancer Calibre RW1212 Green. © Raymond Weil

Visite o site oficial da Raymond Weil para mais informações.

Continue connosco: