Surpresa Raymond Weil: o novo Freelancer

A Raymond Weil recuperou um histórico formato para apresentar um novo modelo declinado em dois tamanhos e duas cores. Abram alas para o novo Freelancer e mais a sua influência televisiva!

Quando a televisão se popularizou na década de 1950, logo a indústria relojoeira apostou em relógios com caixas inspiradas nos ecrãs televisivos — afinal de contas, era a grande sensação da altura e a influência que passou a exercer na sociedade tornou-se gradualmente enorme. Mais de meio século depois, o encanto por linhas rétro e relógios de forma tem levado algumas marcas a tirar dos arquivos alguns exercício de estilo particularmente interessantes… mas há já algum tempo que não surgia no mercado um modelo do tipo tv screen particularmente interessante. Até a Raymond Weil desvelar recentemente uma nova variante na sua linha Freelancer com essa arquitetura.

Um formato dos anos 50 e 60 adaptado ao gosto contemporâneo | © Raymond Weil

A forma é inconfundível e difícil de definir: não é bem tonneau e nem retangular ou quadrangular, aproximando-se mais do design conhecido nos meandros helvéticos por carré cambré (um quadrado/retângulo abaulado) ou coussin (almofada). É, seguramente, um visual distinto com algo de outros tempos. Os chamados relógios de forma têm uma longa história que remonta sobretudo ao período Art Déco, tendo-se depois adaptado graciosamente a várias configurações ao longo do século XX. Como sucedeu quando o revolucionário surgimento da televisão veio mudar o mundo. E são esses os tempos a que a Raymond Weil presta homenagem com o novo Freelancer, disponível em dois tamanhos e duas cores.

O novo Freelancer está disponível em duas versões e dois tamanhos | © Raymond Weil

Freelancer

Fundada em 1976, a Raymond Weil tem uma rica tradição na área dos relógios de formato pouco usual e sublinhou anteriormente essa vocação com os modelos Don Giovanni e Shine. Os novos Freelancer 2490 para senhora e o Freelancer 2790 para homem apresentam as tais formas coussin (na nomenclatura francesa) ou cushion (em inglês) tão associadas aos ecrãs televisivos antes do advento dos flat screens e ecrãs sobredimensionados. Os rebordos da caixa em aço são suavemente arqueados e, apesar da inspiração vintage que também se estende ao acabamento dégradé do mostrador, proporcionam uma aura de modernidade ao conjunto. Ou seja, um visual retromoderno. Ou será pós-moderno?

Um formato diferenciado e o balanço em destaque | © Raymond Weil

Um é pouco, dois é melhor

Dotado de uma caixa de 40mm por 40mm com 10,5mm de espessura, o Freelancer 2790 coloca em evidência o efeito gradiente no mostrador e um centro matizado — mas sobretudo dá protagonismo ao Calibre RW1212 de que a marca genebrina é proprietária, revelando o balanço sob a respetiva ponte. O fundo transparente deixa ver o movimento e a massa oscilante em forma de W. Está disponível com mostrador em tom verde seco ou numa tonalidade azulada, ambos com uma correia de couro de cor condizente ou com bracelete metálica de cinco elos.

Luneta com brilhantes e o W estilizado no centro e correia | © Raymond Weil

A abertura no mostrador às 6 horas coloca em evidência o coração mecânico do Freelancer 2790, pertencente ao Calibre RW1212 de corda automática que foi exclusivamente desenvolvido pelo departamento de inovação da Raymond Weil com os projetistas da Sellita. O nome do movimento remete para o código postal da sede da companhia (1212, Grand-Lancy); assegura 38 horas de autonomia e todos os elementos associados ao órgão regulador foram criteriosamente dispostos na arquitetura de modo a permitir a sua visualização.

O perfil do novo Freelancer | © Raymond Weil

Já o Freelancer 2490 assenta numa caixa midsize de 34,5mm por 34,5mm com 9,3mm de espessura, que alberga um movimento automático (RW4200, de base Sellita) com 38 horas de reserva de carga. Apresenta ponteiros luminescentes para as horas e minutos com indexes a condizer, indicação de data numa janela às 3 horas e um fascinante efeito dégradé no mostrador complementado por um padrão em forma de W. O efeito gradiente no mostrador puxa o olhar para o centro, mas o conjunto fica sobejamente enquadrado com uma fileira de 60 diamantes produzidos em laboratório (também há uma versão azul com luneta sem brilhantes). Faz-se acompanhar de uma bracelete em aço ou de uma nova correia em pele adornada com um atrativo padrão costurado em forma de W.

O tamanho midsize apresenta luneta em aço ou com diamantes | © Raymond Weil

As nossas impressões

A Raymond Weil é das raríssimas marcas suíças de renome que se mantêm na posse da família do fundador — o atual CEO é Elie Bernheim, neto de Raymond Weil. Historicamente, os nomes das coleções da marca apresentam uma conotação melómana: a firma genebrina sempre associou a designação das suas várias criações a grandes peças musicais, sobretudo grandiosas óperas; com a linha Freelancer, a Raymond Weil quebrou essa tendência e salientou a sua própria independência num universo relojoeiro dominado pelos conglomerados de marcas de luxo.

Bracelete em aço de cinco elos em opção para um look mais metálico | © Raymond Weil

Composta por relógios redondos de três ponteiros e data ou com função cronográfica, a gama Freelancer rapidamente se tornou na best-seller da marca com a sua aura despretensiosa. E foi ganhando diversas variantes particularmente interessantes, desde edições limitadas ou de mergulho e esqueletizadas até aos recentes Freelancer Bi-Compax Bronze 7780 e Freelancer GMT Worldtimer que destacámos na rubrica Em Foco da nossa revista e aqui no nosso site.

O balanço sob a respetiva ponte do Calibre RW1212 | © Raymond Weil

Embora adotando os tons esverdeados estreados no Freelancer Green de 2020 e também utilizados no Freelancer GMT Worldtimer de 2022, juntamente com as variantes em azul, os novos Freelancer em arquitetura tv screen constituem uma surpreendente aposta que é sempre de salutar — porque se trata de um formato cada vez menos comum. Em verde ou azul, as referências disponíveis são atrativas para homem e para senhora. Mas seria interessante ver a Raymond Weil lançar uma nova variante do tamanho maior com mostrador fechado; espera-se, pelo menos, que a marca genebrina aproveite o novo formato de caixa para outras interpretações estilísticas.


Algumas caraterísticas técnicas:

Raymond Weil
Freelancer 2490

Ano de lançamento | 2023

Ref. 2490-STS-50051 e Ref. 2490-SCS-52051 | © Raymond Weil

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre RW4200, 38h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos e segundos centrais
Caixa 34.5 x 34.5 mm | Aço com 60 diamantes produzidos em laboratório. Espessura: 9.3 mm. Coroa de rosca canelada com monograma RW. Vidro de safira com tratamento antirreflexos dos dois lados. Fundo em vidro de safira. Estanque até 100m.
Mostrador | Guilloché gradiente verde ou azul com motivo W. Indexes sublinhados por Super-Luminova branca
Bracelete | Correia em pele verde ou azul. Bracelete metálica.
Preço | Sob consulta

Raymond Weil
Freelancer 2790

Ano de lançamento | 2023

Referências 2790-STC-52051 e 2790-STC-50051| © Raymond Weil

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre RW1212, 38h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos e segundos centrais
Caixa 40mm x 40mm | Aço. Espessura: 10,5mm. Coroa de rosca canelada com monograma RW. Vidro de safira com tratamento antirreflexos dos dois lados. Fundo em vidro de safira. Estanque até 100m.
Mostrador | Gradiente verde ou azul com abertura às 6h. Indexes sublinhados por Super-Luminova branca.
Bracelete | Correia em pele verde ou azul. Bracelete metálica.
Preço | Sob consulta

Visite o site oficial da Raymond Weil para mais informações.

Outras leituras