SIHH 2019: Piaget Altiplano (de olhos postos no céu)

É com os olhos postos no céu noturno que a Piaget entra em 2019, ao apostar na sua coleção Altiplano para lançar três elegantes novos modelos. O Altiplano High Jewellery, o Altiplano Tourbillon e o Altiplano 40mm são assim algumas das novidades da marca que nos fazem sonhar este ano.

Como parte das novidades que irão compor a coleção de 2019 da Piaget, a marca aposta no seu modelo Altiplano, um relógio originalmente lançado em 1960, mas que continua a ser palco de inspiração e originalidade. A Piaget apresenta, desta forma, um trio de novos relógios de inspiração celestial, cada um à sua maneira, com uma silhueta ultra-fina bem reveladora do perfil de movimento que guardam.

Da esquerda para a direita:  Piaget Altiplano, Piaget Altiplano Tourbillon, Piaget Altiplano com mostrador meteorito cinzento-acastanhado
Da esquerda para a direita: Piaget Altiplano High Jewellery, Piaget Altiplano Tourbillon, Piaget Altiplano com mostrador meteorito cinzento-acastanhado. © Piaget

Assim, lançado numa edição a 88 peças, o novo Altiplano High Jewellery tem uma caixa de 36mm e é um relógio assumidamente clássico de dois ponteiros que surge pela primeira vez decorado com diamantes de corte baguette na luneta e asas da caixa. Outro dos aspetos de destaque é o mostrador escovado  azul, cujo tom vai variando de acordo com a incidência luz. Cabe ao Calibre ultra-fino 430P de corda manual – um movimento de 2.1 mm de espessura e de 43 horas de reserva de corda – o papel de dar vida a este novo modelo.

Piaget Altiplano High Jewellery © Piaget
Piaget Altiplano High Jewellery © Piaget
Piaget Altiplano High Jewellery © Piaget
Piaget Altiplano High Jewellery © Piaget

Por outro lado, o Altiplano Tourbillon apresenta um mostrador azul feito de meteorito de aparência riscada e com uma textura rugosa – num padrão Widmanstätten característico das estruturas de ferro-níquel cristalizado encontradas em meteoritas de ferro –  que contrasta tão bem com a delicadeza da caixa em ouro rosa emoldurada por uma luneta de diamantes. Às 2 horas salta à vista o turbilhão voador, enquanto que a posição das 8 horas é reservada para o submostrador que indica o tempo (horas e minutos). Equipado com movimento de corda manual que tem um frequência de 3Hz (21.600) e 48 horas de reserva de corda, este é um relógio limitado a 28 exemplares.

Piaget Altiplano Tourbillon © Piaget
Piaget Altiplano Tourbillon © Piaget
À esquerda: Desenho à mão da ponte do tourbilhão. À direita:
À esquerda: Desenho à mão da ponte do tourbilhão. © Piaget

O terceiro novo elemento de inspiração celestial que vem compor a coleção Altiplano, é um modelo simples de dois ponteiros/ data que se distingue em especial pelo mostrador meteorito cinzento-acastanhado. Tal como na versão com turbilhão, também aqui é a textura do mostrador que chama os nossos olhos, num efeito ainda mais potenciado pela caixa redonda em ouro rosa polido. Limitado a 300 exemplares, este relógio apresenta a janela da data às três horas e é enaltecido pelos indexes bem longos a condizer com o material da caixa. O Altiplano 44 mm em ouro rosa integra o Calibre ultra-fino de corda automática Piaget 1203P, de apenas 3 mm de espessura, que bate a 21.600 alt/h, e tem uma autonomia de 44 horas. O movimento inclui 209 componentes e um microrrotor descentrado em ouro rosa, numa construção pensada para reduzir ao máximo a sua espessura.

Piaget Altiplano com mostrador meteorito cinzento-acastanhado. © Piaget
Piaget Altiplano com mostrador meteorito cinzento-acastanhado. © Piaget
Pormenor do mostrador texturado.
Pormenor do mostrador texturado. © Piaget

Visite o site oficial da Piaget para mais informações.

Outras leituras