fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TAG Heuer Carrera Jack Heuer Birthday Gold: Feliz Aniversário!

Jack Heuer cumpre hoje o seu 88º aniversário. Para comemorar a efeméride, a TAG Heuer lançou uma edição especial baseada no novo Carrera — é a quarta edição comemorativa de aniversário em honra do histórico presidente honorário e bisneto do fundador da marca, mas a primeira em ouro.

19 de novembro. Dia do 88º aniversário de Jack Heuer ­— protagonista não só do processo que transformou a companhia fundada pelo bisavô Edouard Heuer numa das marcas relojoeiras de maior reconhecimento, como também no líder do mercado de relógios desportivos de prestígio. Foi percursor de novas tecnologias e novos métodos de comunicação no setor, influindo decisivamente na história da relojoaria. O seu passado relojoeiro está pejado de feitos inéditos — desde a introdução do quartzo à concepção do primeiro mecanismo cronográfico automático, passando por originais sistemas de cronometragem desportiva e inovadores esquemas de patrocínio nos tempos áureos do desporto motorizado. Para celebrar a data, a TAG Heuer lançou um relógio comemorativo em ouro limitado a 188 exemplares.

TAG Heuer Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition
O cronógrafo comemorativo em ouro que celebra o 88º aniversário de Jack Heuer © TAG Heuer

Por coincidência, o número oito (que incorpora o ciclo da vida e sua renovação perpétua) tem surgido de maneira recorrente ao longo da história de Jack Heuer e da própria TAG Heuer. Em 1958, aceitou o convite do pai para entrar no negócio da família; dois anos depois, aos 28 anos, assumiu mesmo a direção da marca — até 1982. A Heuer tornou-se TAG Heuer em 1985. Pouco antes do início da oitava década da sua vida, Jack Heuer foi nomeado Presidente Honorário e contribuiu para a fundação do museu TAG Heuer, para além de ter supervisionado a reedição de alguns modelos históricos. Após o Carrera Jack Heuer 70th Anniversary de 2002, o Carrera Jack Heuer 80th Anniversary de 2012 e o Autavia Jack Heuer 85th Anniversary, o novo Carrera Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition é o quarto modelo de aniversário — mas o primeiro em ouro.

TAG Heuer Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition
O Carrera Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition apresenta as lendárias linhas presentes no Carrera original de 1963 © TAG Heuer

Baseado na estrutura da mais recente geração do Carrera, o Carrera Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition inspira-se no relógio Heuer favorito de Jack — o lendário Carrera 1158CHN que ele oferecia em mão aos pilotos que nos tempos áureos da Formula 1 tinham contrato com a marca. E inclui a gravação do lema de Jack ‘O tempo nunca para, por que nós deveríamos parar?’ no rotor do movimento cronográfico Heuer 02. Para além disso, ostenta o símbolo do infinito duplo no mostrador opalino e a sua assinatura na pulseira.

TAG Heuer Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition
Mostrador prateado opalino com a aplicação de um duo de símbolos do infinito estilizados no centro, em honra do 88º aniversário de Jack e em referência ao legado precioso que deixou à TAG Heuer. © TAG Heuer
TAG Heuer Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition
A gravação do lema de Jack Heuer, ‘O tempo nunca para, por que nós deveríamos parar?’, em destaque no rotor e a assinatura no interior da correia © TAG Heuer

Um relógio mítico

De todos os extraordinários cronógrafos que Jack Heuer lançou entre as décadas de 60 e 70, com especial destaque para os Carrera, Monaco, Autavia, Monza, Camaro e Montreal, há um que se destaca no coração de Jack Heuer e que ele sempre mencionou nas muitas entrevistas que concedeu à Espiral do Tempo: o Heuer Carrera 1158CHN com caixa cushion em ouro, que remonta aos anos 1970 e representa a ligação duradoura entre Jack, a TAG Heuer, o automobilismo e os maiores pilotos de todos os tempos. Essas entrevistas merecem ser recordadas, porque são autênticas lições de história. Como esta, de há 17 anos em Sintra; ou esta, de há 10 anos em Paris. Também fizemos um vídeo especial na sequência do lançamento da sua biografia, celebrando a sua carreira e os seus mais emblemáticos relógios:

Na década de 1970, Jack Heuer iniciou a tradição de presentear um Carrera em ouro para dar boa sorte aos pilotos de Fórmula 1 da Ferrari nos tempos da parceria com a mítica Scuderia. Lendários pilotos como Ronnie Peterson (e Cristiano Ronaldo chegou a usar uma reedição do exemplar usado pelo malogrado sueco), Niki Lauda e Clay Regazzoni receberam um Carrera 1158H em ouro com a gravação do nome do piloto e o correspondente tipo sanguíneo no fundo da caixa.

TAG Heuer Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition
O Carrera Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition inspira-se no relógio Heuer favorito de Jack — o lendário Carrera 1158CHN. © TAG Heuer

«Estou emocionado com o fato de a TAG Heuer ter reinterpretado o meu relógio favorito para o meu aniversário», diz Jack. «Faz-me lembrar dos meus queridos amigos e de anos vibrantes na pista de corrida. Vou usá-lo com orgulho».

Jack Heuer na edição de 2017 de Baselworld com a Espiral do Tempo © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

O Carrera Chronograph Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition apresenta um mostrador prateado opalino com a aplicação de um duo de símbolos do infinito estilizados no centro, em honra do 88º aniversário de Jack e em referência ao legado infinitamente precioso que deixou à TAG Heuer. Fiel à estética do Heuer 1158CHN original, somente os dois submostradores do cronógrafo com padrão radial nas 3 e 9 horas surgem em preto contrastante. Já o contador das 6 horas para os segundos contínuos, que não existia na versão original, surge em ton sur ton. Os restantes códigos estéticos do mostrador e da caixa são os de sempre que têm regido o Carrera desde a sua estreia; entre 1969 e a década de 70, o Carrera assumiu a caixa cushion tão em voga na altura — mas a partir da sua reedição em 1996, a caixa, as asas e o estilo de mostrador sempre se guiaram pela estética presente no original de 1963.

TAG Heuer Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition
A estrutura do Carrera Chronograph Jack Heuer Birthday Gold assenta na nova geração do Carrera com caixa de 42mm © TAG Heuer

Para já, o Carrera Chronograph Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition estará disponível para pré-encomenda — e estará disponível a partir de 2021. Tal como as anteriores edições de aniversário em edição limitada, tornar-se-á automaticamente num cobiçado relógio de coleção.

TAG Heuer Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition
Com o Heuer Carrera 1158CHN e o novo Carrera Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition © TAG Heuer

Jack Heuer tinha planeado reformar-se no seu 80º aniversário, mas continuou a dar o seu contributo à marca fundada pelo seu bisavô em 1860 — participando em eventos, lançamentos e na feira de Baselworld. Espera-se que nos continue a honrar com a sua presença durante muito mais tempo!

Caraterísticas técnicas

TAG Heuer
Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition
Edição limitada a 188 exemplares. 
Ano de lançamento | 2020

Referência | CBN2041.FC8306
Movimento | Cronógrafo mecânico de corda automática, calibre Heuer-02, 80 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, cronógrafo e data.
Caixa Ø 42 mm | Ouro rosa 18kt 5N polido e finamente escovado. Vidro em cristal de safira com tratamento antirreflexo am ambos os lados. Fundo em cristal de safira e ouro rosa 18kt 5N com gravação especial do número de edição limitada. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Pele de aligátor preta com fivela em ouro rosa 18kt 5N.
Preço | Disponível a partir de março de 2021.

TAG Heuer Carrera Calibre Heuer 02 Automático – Jack Heuer Birthday Gold Limited Edition © TAG Heuer

Visite o site oficial da TAG Heuer para mais informações.

Outras leituras