Rolex Day-Date que pertenceu a Osho em leilão Antiquorum

A Antiquorum leva à praça, no próximo dia 8 de novembro, mais um relógio com histórias para contar. Trata-se de um Rolex Day-Date cravejado com rubis e diamantes (Ref. 18148) que pertenceu a Bhagwan Shree Rajneesh, o controverso Guru indiano conhecido por ‘Osho’.

Chandra Mohan Jain (1931-1990), conhecido como Acharya Rajneesh na década de 1960, Bhagwan Shree Ranjeesh nas décadas de 1970 e 1980 e finalmente Osho a partir de 1989, é geralmente considerado um dos mais controversos líderes espirituais a emergir da Índia durante o século XX. A sua mensagem de libertação emocional, sexual e institucional e o prazer demonstrado em causar ofensas garantiram-lhe uma vida repleta de controvérsia, sendo que mesmo depois de morto continuou a ser uma referência internacional para os seus seguidores. Os seus ensinamentos enfatizam a importância da meditação, do amor, da celebração, da coragem, da criatividade e da consciência.

No entanto, Osho ficou também conhecido pela sua coleção de 93 Rolls Royce que lhe foram oferecidos pelos seguidores, o que atraiu muitas críticas. O Rolex Day-Date que vai a leilão surge como mais um dos elementos de polémica.

Com caixa em ouro rosa, este Rolex Day-Date foi posteriormente cravejado com diamantes e rubis e inclui uma bracelete não Rolex cravejada com diamantes brancos. Curiosamente, Osho terá pedido ao seu joalheiro para bloquear a janela do dia da semana, pois não tinha interesse em saber qual o dia da semana em que estava. Este Rolex está a ser leiloado com fotografias do relógio a ser usado pelo próprio Osho.

Para mais informações e imagens consulte o site oficial da Antiquorum.

Outras leituras