Rolex Milgauss

EdT48 — Inesperadamente, a Rolex surpreendeu tudo e todos com o lançamento de uma nova versão do lendário Milgauss – caraterizada por um mostrador azul metalizado (denominado ‘azul Z’ pela utilização de zircónio), combinado com o vidro verde de safira apelidado vidro de ‘aniversário’, que estava já presente numa das três versões apresentadas aquando do relançamento do modelo, em 2007. O novo Milgauss azul vem substituir precisamente uma dessas três versões: a de mostrador preto com vidro incolor, que sai de produção.

Análise publicada no número 48 da Espiral do Tempo.

Rolex Milgauss
© Rolex/Alain Costa

 
Raio de personalidade

O Milgauss distingue-se pelo ponteiro dos segundos em forma de raio, que se destaca sobre um fundo azul elétrico povoado por indexes em forma de bastão aplicados com rebordo em ouro à volta da matéria luminescente Chromalight. A inscrição Milgauss (mil = 1000; gauss é a unidade de medida do campo magnético) e os tons alaranjados compõem a estética original.

 
Seis décadas de inovação

Rolex Milgauss
© Rolex/Alain Costa

Concebido em 1956 sob o signo do progresso tecnológico e dedicado aos profissionais que trabalhavam em ambientes submetidos a fortes campos magnéticos, o Milgauss apresentava uma proteção magnética original que permitia ao movimento manter a precisão absoluta nessas circunstâncias. O Milgauss do século XXI é ainda mais fiável, graças a aperfeiçoamentos mecânicos no calibre automático e estruturais na conceção da caixa. A caixa, concebida em aço 904L de grande qualidade, ostenta 41 milímetros de diâmetro e é estanque a 100 metros. A bracelete Oyster de três elos (um polido, dois escovados) faz-se acompanhar de um fecho Oysterlock com sistema Easylink para pequenos ajustes.

Rolex Milgauss
© Espiral do Tempo Studio

 
Proteção suplementar

Rolex Milgauss
© Espiral do Tempo Studio

O mecanismo do Milgauss (com certificado de precisão COSC) é resguardado dos campos magnéticos por um ecrã especial, construído em ligas ferromagnéticas e composto por duas partes aparafusadas ao interior da caixa Oyster. A espiral patenteada Parachrom e o balanço também são feitos numa matéria paramagnética. ET_simb

Rolex Milgauss
© Espiral do Tempo Studio
Rolex Milgauss
© Espiral do Tempo Studio

 
Caraterísticas Técnicas
Rolex
Oyster Perpetual Milgauss

Referência/ 116400 GV – 72400
Movimento/ Mecânico de corda automática Calibre 3131; 48h de reserva de corda, 28’800 alt/h.
Funções/ Horas, minutos e segundos.
Caixa Ø 40 mm/ Aço 904L, vidro de safira, estanque até 100 metros
Bracelete/ Aço 904L com fecho Oysterlock

Consulte os agentes oficiais da Rolex em Portugal para mais informações preços.

Outras leituras