Seiko Prospex 1968 Diver’s Modern Re-Interpretation GMT

A Seiko lança anualmente vários novos modelos Prospex e em 2023 apresentou como grande novidade da sua linha de mergulho uma dupla de exemplares Prospex 1968 Diver’s Modern Re-Interpretation GMT com fuso horário suplementar que passam a fazer parte da coleção regular: um verde e um preto, para além de um azul claro em edição limitada.


Artigo publicado na íntegra no número 83 da Espiral do Tempo (verão 2023)


A Seiko é o maior potentado relojoeiro fora do continente europeu e tem concebido relógios mecânicos no país do Sol Nascente há mais de um século — estreando-se na especialização de exemplares de mergulho desde 1965. O elevado grau de exigência nipónico traduziu-se desde logo em modelos especialmente fiáveis que granjearam enorme respeito na indústria e que passaram a ter a denominação Prospex, a contração da nomenclatura Professional Specifications que carateriza os relógios de mergulho da marca japonesa.

A Seiko lança anualmente vários novos modelos Prospex e em 2023 apresentou como grande novidade da sua linha de mergulho uma dupla de exemplares Prospex 1968 Diver’s Modern Re-Interpretation GMT com fuso horário suplementar que passam a fazer parte da coleção regular: um verde e um preto, para além de um azul claro em edição limitada.
Em mais de meio século na concepção de instrumentos profissionais de mergulho, é a primeira vez que a Seiko produz um modelo Prospex dotado da função GMT — o que faz dele um relógio mais eclético, especialmente adequado para as viagens.

Como a designação oficial indica, o design reflete a herança do lendário Ref. 6159-7001 de 1968: asas robustas, ângulos vincados e coroa às 4 horas… mas cada vertente do novo modelo foi completamente atualizada a nível das especificações e da execução. Estanque a 200 metros, a caixa de 42mm por 12,9mm apresenta asas mais curtas e ergonómicas; é elaborada em aço inoxidável com revestimento super-rígido e tratamento espelhado nos flancos. O recorte da luneta rotativa unidirecional com inserção em cerâmica torna-a muito fácil de manusear. A nova bracelete de três elos surge como complemento ideal.

Seiko  Prospex 1968 Diver's Modern Re-Interpretation GMT em aço com mostrador verde
Seiko Prospex 1968 Diver’s Modern Re-Interpretation GMT em aço com mostrador verde | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O Prospex 1968 Diver’s Modern Re-Interpretation GMT pisca o olho ao mítico original dos anos 60 e ganha maior versatilidade com a adição de um fuso horário suplementar.

Clássico e elegante

Sob um vidro de safira, o mostrador apresenta um opulento tom verde potenciado pelo acabamento galvânico e em sintonia com a inserção em cerâmica da luneta. Os detalhes a amarelo (ponteiro suplementar, inscrição) são alusivos à função GMT. Os marcadores das horas e os ponteiros aplicados aproximam-se esteticamente do original de 1968 e são preenchidos com luminescência Lumibrite. O grafismo é salientado pelo X da linha Prospex e a janela da data situa-se entre as 4 e as 5 horas.

Formato compacto

A nova vedeta da linha Prospex é alimentada por um novo movimento automático da série 6R com uma frequência de 3Hz — o Calibre 6R54 de manufatura, que integra a função GMT e oferece uma reserva de marcha de 72 horas (3 dias completos). O ponteiro GMT pode ser ajustado de forma independente em incrementos de uma hora, sem interromper o movimento dos ponteiros de horas, e permite ver num relance um segundo fuso horário a partir da escala de 24 horas na periferia do mostrador.


Algumas caraterísticas técnicas

Seiko
Prospex 1968 Diver’s Modern Re-Interpretation GMT
Referência | SPB381J1
Lançamento | 2023

Seiko  Prospex 1968 Diver's Modern Re-Interpretation GMT

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre 6R54, até 72 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário.
Caixa ø 40mm | Aço, vidro de safira com tratamento antirreflexo no interior. Estanque até 200 metros.
Bracelete | Aço com fecho de báscula com triplo botão de segurança e extensor.

Relógio cedido por Certora

Visite o site oficial da Seiko para mais informações.

Outras leituras