Seis notas sobre o novo Arnold & Son Longitude Titanium

O Longitude Titanium da Arnold & Son surge como uma boa surpresa no portefólio da marca, recuperando a sua inspiração marítima. Está disponível em três versões, uma delas em edição limitada. Aqui ficam algumas notas sobre este novo relógio de pulso.

É um dos lançamentos mais interessantes dos tempos mais recentes até porque se vem distanciar bastante da estética geral que tendemos a associar à Arnold & Son. O novo Longitude Titanium salta à vista como um todo, mas também pelos seus detalhes, e, acima de tudo, salta à vista porque oferece uma versatilidade e robustez bem conseguidas que casam na perfeição com o legado associado ao mar. Aqui deixamos alguns aspetos que vale a pena saber sobre este relógio de pulso.

1 | Homenagem a John Arnold

O novo Longitude Titanium é um novo relógio de perfil sport-chic que presta homenagem ao cronómetros de marinha do britânico John Arnold (1736 – 1799), à sua visão revolucionária e ao seu crucial papel no cálculo da longitude no mar. De acordo com a Arnold & Son, John Arnold nasceu na Cornualha e mudou-se para a Holanda aos 19 anos. Acabaria por voltar para Londres com fluência na língua alemã o que lhe garantiu uma boa posição na corte do Rei George III, a quem Arnold ofereceu um anel com o mais pequeno repetidor de meios-quartos algumas vez realizado. John Arnold é conhecido como um dos relojoeiros mais inovadores de sua época, tendo detido patentes para um escape Detent, um balanço bimetálico e uma espiral helicoidal. Arnold também desempenhou um papel central nos eventos significativos de sua época, como a competição para determinar a longitude no mar, e ganhou diversas bolsas e prémios oferecidos pelo British Board of Longitude. O nome da Arnold & Son tem origem neste relojoeiro.

A&S Longitude Ti-Kingsand
Longitude Titanium Kingsand | Foto: cortesia Arnold & Son

2 | Inspiração marítima

Com caixa de 42,5mm em titânio, o Longitude Titanium é um relógio de pulso que merece ser atentamente apreciado. a Inspiração marítima faz-se ver enquanto interpretação contemporânea dos cronómetros de marinha de John Arnold. O novo relógio combina assim a herança clássica e funcional destes instrumentos do tempo com um design simples e bem pensado e materiais resistentes, que oferecem versatilidade e robustez em diversos contextos.

A&S Longitude Ti-Ocean blue
Longitude Titanium Ocean blue | Foto: cortesia Arnold & Son

3 | Efeito escovado

Com uma personalidade fluída, mas que impõe respeito, o grande destaque do novo relógio vai para o acabamento escovado que domina a estética geral. O mostrador apresenta um bonito acabamento vertical escovado que prolonga o efeito escovado da bracelete metálica. Depois, há que referir os subtis acabamentos polidos também na bracelete, nas laterais da caixa e na luneta com ranhuras que resulta num dinâmico jogo de reflexos.

A&S Longitude Ti-Fern green
Longitude Titanium Fern green | Foto: cortesia Arnold & Son

4 | O tempo

O Longitude Titanium indica as horas e os minutos por meio de vistosos ponteiros centrais. Os pequenos segundos (que não são assim tão pequenos) são indicados num submostrador às 6 horas e a reserva de corda é indicada às 12h através de um ponteiro que percorre uma escala de seis aberturas crescentes. A legibilidade foi privilegiada não apenas através da dimensão dos próprios indexes e ponteiros, mas também da luminescência neles aplicada. Cabe ao Calibre A&S6302 garantir o funcionamento das indicações. Este movimento automático com certificação COSC tem uma frequência de 4 Hz e uma autonomia de 60 horas. O rotor feito de uma única peça em ouro é inspirado na proa de uma fragata do século XVIII. O fundo em vidro de safira permite contemplar o espetáculo mecânico, bem como os bonitos acabamentos caraterísticos da marca.

A&S Longitude Ti-Kingsand
Longitude Longitude Titanium Kingsand | Foto: cortesia Arnold & Son

5 | No pulso

O novo relógio está equipado com uma bracelete integrada em titânio, que se demarca pela ausência de linhas assumidamente retas, até porque os próprios elos são abobadados. Por outro lado, o Longitude Titanium é complementado por uma pulseira de borracha que pode ser facilmente utilizada graças ao sistema intercambiável que surge como mais um ponto a favor da versatilidade associada a este relógio de pulso.

6 | Três versões

A escolha não é fácil. O novo Longitude Titanium da Arnold & Son está disponível em três bonitas versões que diferem no mostrador: em azul ‘Ocean Blue’ com apontamentos brancos e prateados; em verde ‘Fern Green’ com apontamentos brancos e dourados; e em tom champanhe ‘Kingsand Gold’ com apontamentos prateados e azuis. Esta última surge como edição limitada a 88 exemplares e tem um preço de 22.600 CHF. Já as edições regulares têm um preço de 21.500 CHF. Os valores incluem já taxas.

A&S Longitude
Longitude Titanium Fern green, Longitude Titanium Ocean blue e Longitude Titanium Kingsand | Foto cortesia Arnold & Son

Algumas caraterísticas técnicas:

Arnold & Son
Longitude Titanium
Referências | 1LTAT.U01A.N001U (Ocean Blue); 1LTAT.J01A.N001U (mostrador Kingsand Gold); 1LTAT.F01A.N001U (Fern Green)
A versão Kingsand Gold é limitada a 88 exemplares

Movimento | Corda automática. Calibre A&S6302, 60h de reserva de corda, 28.800 alternâncias/hora (4Hz), rotor em ouro, pontes decoradas com motivo ‘Rayons de la Gloire’.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos e reserva de corda.
Caixa ø 42,5mm | Titânio escovado e polido. Estanque até 100 metros.
Mostrador | PVD azul, verde ou tom champanhe com acabamento escovado vertical.
Bracelete | Titânio com fecho de báscula, com bracelete de borracha a condizer com o mostrador e com fivela em titânio.
Preços anunciados |  
Kingsand: CHF 22.600 CHF (incl. VAT e sujeito a alteração)
Ocean blue e Fern Green: 21.500 CHF (incl. VAT e sujeito a alteração)

Visite o site oficial da Arnold & Son para mais informações.

Outras leituras