A pequena companhia francesa Serica tornou-se numa marca de culto para um certo tipo de aficionados em busca de um tool watch diferenciado. Agora passa para uma nova dimensão com o Parade — um relógio de forma que simboliza o gosto dos novos tempos.
Refutam a ideia de micromarca — é uma nomenclatura que acham redutora. Gabriel Vachette, Jérôme Burgert e Nicolas Amsellem são os nomes mais visíveis por trás da jovem companhia francesa Serica, nascida de uma plataforma multimédia fundada por Gabriel Vachette (Les Rhabilleurs) há pouco mais de uma década e que rapidamente ganhou um público fiel entre a nova geração de aficionados de relojoaria.
O primeiro relógio lançado sob o nome Serica, há cinco anos, foi uma espécie de field watch muito para além da estética vintage normalmente associada à tipologia; o design desse relógio inaugural, agora designado Field Chronometer Ref. 6190 na mais recente versão, estendeu-se depois para o Diving Chronometer Ref. 5303 e para o Travel Chronometer Ref 8315. No processo de desenvolvimento da marca, os movimentos tornaram-se melhores e com certificados de precisão; de algumas tiragens iniciais de centenas de exemplares, a Serica passou a comercializar milhares e a sua produção anual anda perto dos 5.000 relógios. O mais recente lançamento veio espevitar ainda mais o seu mercado e o seu público.
Gabriel, Jérôme e Nicolas interessam-se particularmente por estilos clássicos e relógios vintage. Também gostam especialmente de relógios ditos ‘de forma’ (ou seja, não redondos) de dimensões contidas. E a vontade de criar um dress watch que ultrapassasse o registo que o catálogo da Serica vinha apresentando foi sendo naturalmente discutida ao longo dos últimos anos. O resultado? O novo Ref. 1174 Parade, um modelo que pode parecer controverso aos olhos de uma boa parte da sua clientela habitual e até bizarro por parte dos aficionados em geral, mas que acaba por surgir como um produto natural do triunvirato (sobretudo para quem os conhece bem) e da recente tendência na direção de relógios mais elegantes e de formatos diferenciados.
E o Parade, disponível em versões de mostrador preto e champanhe, surpreende pelas opções estéticas adotadas. «A elegância não é uma questão de enfeites, mas sim uma história de escolhas subtis e informadas. Quer se trate de desfiles de moda ou de cerimónias militares, o conceito permanece o mesmo. É aqui que reside o nosso desejo e o significado do nome do relógio: encarnar nobreza e requinte sem artifícios ou constrangimentos. A ambição do Parade não é a de se destacar, mas sim nunca ser esquecido», dizem Gabriel Vachette e Jérôme Burgert. «Após cinco anos dedicados à criação de instrumentos mecânicos para os ambientes mais extremos, exploramos agora outro tipo de aventura: a elegância intemporal. O Parade personifica essa ambição, combinando requinte, formas únicas e desempenho. Um relógio automático, resistente à água e confiável que transcende o próprio conceito de relógio formal».
De facto, tendo sido pensado para evocar exclusividade e elegância, o Parade vai muito além da simples interpretação de um relógio formal. É um statement, um desafio de estilo que requereu coragem por parte da Serica. Porque o Parade não é um relógio fácil e pode até mesmo ser encarado como polarizante. A forma é mais do que oval e o conjunto forma uma espécie de estádio — uma elipse com lados retos que incorpora a abordagem muito própria do estiloso trio de amigos parisienses. «A antiga forma de estádio, presente há milhares de anos na civilização, nunca antes tinha sido devidamente explorada na relojoaria«, diz Jérôme Burgert, aquele que dos três está mais ligado ao design e à gestão da Serica.
A leitura do tempo faz-se sem a unidade mais imediata: os segundos. Ou seja, apenas dois ponteiros — o das horas e o dos minutos. Um tempo mais suave, livre da lembrança constante de que o tempo passa e nunca para; um lembrete de que a vida deve ser sempre uma questão de elegância antes de se preocupar com frações de segundo. É o que o triunvirato garante. Uma certa tomada de posição filosófica associada à estética que a interpreta. O mostrador minimalista do Parade tem também um padrão decorativo guilloché em semiespiral particularmente original.
As nossas impressões
Por trás da aparente delicadeza e do refinamento elegante do Parade está um robusto relógio mecânico dotado de um calibre suíço Soprod de corda automática, resistente à água até 100 metros e verdadeiramente projetado para a vida quotidiana — e que tem em alguns elementos de estilo a herança dos tool watches que fizeram a reputação da Serica, como a decoração escovada vertical da luneta. A estanqueidade também é possível graças ao desenvolvimento de uma estrutura de caixa em ‘sanduíche’, na qual os parafusos do fundo da caixa passam através da caixa central para fixar a luneta, aumentando a compressão e melhorando a resistência do relógio à água. O relógio pode ser fino e ser dotado de uma elegante correia com fivela oval a condizer, mas transmite essa ideia de segurança.
E, apesar de alardear uma silhueta completamente distinta, percebe-se que o Parade é mesmo um relógio com o cunho da Serica. Já a referência 1174 da nomenclatura tem a ver com o facto de ser o primeiro relógio de forma da marca parisiense e com proporções diferentes — definido não por uma proporção de 1, mas por 1,174. É a Golden Rule da Serica, que define em quatro dígitos uma estética que se aventura para além do comum… mas que se aproxima muito do que a Gen Z (e não só) tem procurado ultimamente. As tendências são assim: há uns quatro anos, haveria muita gente que nunca pensaria em usar um tal relógio; agora, é a tipologia de maior crescimento.
Para além disso, o Parade ‘veste’ bem no pulso, proporcionando inicialmente uma sensação longitudinal (dimensões são de 35mm de largura por 41mm de comprimento). Um relógio que, à primeira vista, se estranha… mas que logo a seguir promete entranhar-se. Porque personalidade não lhe falta!
Algumas caraterísticas técnicas:
Serica
Parade
Referência | 1174
Ano de lançamento | 2024
Movimento | Mecânico de corda automática Soprod M100, com 42 horas de reserva de marcha, 28.800 alt/h (4 Hz), decoração com Côtes de Genève
Funções | Horas e minutos.
Caixa | 35mm x 41mm, 8,3mm de espessura. Aço 316L. Acabamento polido e escovado. Vidro de safira com tratamento antirreflexo. Estanque até 100 metros.
Correia | Preta em couro granulado; fivela oval a condizer com o formato ‘Estádio’ da caixa.
Preço | 1490 €.