TAG Heuer Formula 1 Chronograph Special Edition Senna

É um dos melhores pilotos de todos os tempos e a sua auréola de campeão continua a brilhar intensamente, mesmo que tenham passado mais de duas décadas após o seu acidente fatal em Ímola. Era embaixador da TAG Heuer na altura e volta a sê-lo agora, com uma nova linha de homenagem denominada Senna Edition.

Ayrton Senna
Ayrton Senna © TAG Heuer
| Foto de abertura: TAG Heuer Formula 1 Chronograph Special Edition Senna © TAG Heuer

No ano do 30º da sua associação à escuderia McLaren, a TAG Heuer lançou uma edição especial que comemora no presente uma outra parceria que manteve no passado. Porque se há um piloto que continua a capturar o imaginário dos aficionados dos desportos motorizados, é seguramente Ayrton Senna — na história da Fórmula 1 há campeões mais laureados e também outros desaparecidos em circunstâncias igualmente trágicas que os transportaram para a lenda, mas a auréola do brasileiro continua muito intensa devido ao seu extremo virtuosismo e vincada personalidade. A saudade permanece.

Senna © TAG Heuer
Formula 1 Chronograph Special Edition Senna © TAG Heuer

E a TAG Heuer sabe da força do mito Senna, até porque teve com ele uma parceria de sucesso entre as década de 80 e 90 que se revelou particularmente profícua. Potenciando então a sua herança automobilística e no âmbito da parceria com a McLaren que já vigorava na altura, a TAG Heuer escolheu Ayrton Senna — que passou a representar a escuderia britânica em 1988 — como embaixador, com o piloto a usar frequentemente no pulso um modelo da linha 6000 e sobretudo um cronógrafo da nova linha S/el (abreviação de Sport Elegance), de design moderno particularmente marcante e caraterizada por uma bracelete de elos sinuosos. Na altura, a marca tinha um lema fortíssimo que lhe granjeou prémios de marketing à escala global: ‘Don’t Crack Under Pressure’.

Cerca de três décadas depois, esse lema está de volta. E Ayrton Senna também, personificado numa pequena coleção de homenagem ao lendário piloto brasileiro que conquistou três títulos mundiais e bateu múltiplos recordes até perecer numa fatal colisão em Imola no dia 1 de maio de 1994, aos 34 anos de idade. Se Senna permanecia na memória, agora poderá também passar para o pulso dos seus aficionados ou dos apreciadores de relógios desportivos dotados de uma simbologia muito especial.

Senna
Carrera Calibre 16 Chronograph Special Edition Senna © TAG Heuer

Para já, a mini-coleção Ayrton Senna da TAG Heuer é composta por quatro modelos — todos eles personalizados no mostrador e na luneta com o S estilizado que se mantém como logótipo identificativo da marca Senna criada pelo piloto na altura e que tem sido utilizado pela sua Fundação. No total, quatro cronógrafos especiais de corrida — dois tendo por base a linha Formula 1 e outros dois com adaptações a partir da linha Grand Carrera. E três são dotados de uma bracelete designada Legend com elos que reinterpretam os da linha S/el (posteriormente transformada em linha Link), sendo a exceção o Carrera Senna Edition Calibre 16 Titanium, dotado de uma bracelete em cauchu com padrão decorativo em forma de pneu.

 inscrição Senna
‘S’ estilizado no mostrador e na luneta do Formula 1 Chronograph Special Edition Senna. © TAG Heuer

Os dois modelos baseados na linha Formula 1 chegarão em breve a Portugal e constituirão a trave mestra da coleção Senna da TAG Heuer, muito devido ao seu posicionamento de preço mais acessível para os aficionados. Tal como o modelo S/el Digital/Analog Chronograph preferido do brasileiro no final da década de 80, ambos os modelos Formula 1 Ayrton Senna Edition são motorizados por um movimento de quartzo suíço de grande qualidade e apresentam caraterísticas idênticas – à exceção da combinação de cores: um tem mostrador antracite e contrastes a vermelho e preto; o outro tem um mostrador preto com detalhes em amarelo e verde.

Senna
Formula 1 Chronograph Special Edition Senna © TAG Heuer

Para a história fica um pormenor relevante: o último contrato que Ayrton assinou, poucos dias antes da sua morte em Ímola, foi com a TAG Heuer, no sentido de criar vários modelos em edição limitada sob a sua chancela. Esses modelos surgiram à posteriori e depois houve também lançamentos no âmbito da linha Link (versão modernizada e depurada da S/el) em 2001, 2002, 2003 e 2004.

Senna
Carrera Calibre 16 Chronograph Special Edition Senna © TAG Heuer

A maior parte das pessoas ainda recorda o momento em que tomou conhecimento da morte de Ayrton Senna — no meu caso, estava em Madrid a fazer a cobertura de um torneio de ténis e lembro-me perfeitamente de o vencedor, Thomas Muster, ter chegado à conferência de imprensa completamente arrasado e referindo que o seu título não tinha significado nenhum face à tragédia que tinha vitimado um dos grandes vultos do desporto da altura. Não há dúvidas: Ayrton Senna permanece bem vivo – na memória dos que o conheceram e agora também através de uma nova coleção relojoeira. ET_simb

Consulte a Torres Distribuição para mais informações sobre as novas edições TAG Heuer dedicadas a Ayrton Senna.

Outras leituras