fbpx

The Sound of Color: as composições musicais de Hans Zimmer para a IWC


A IWC Schaffhausen revelou, em Genebra num concerto privado, um conjunto de músicas compostas por Hans Zimmer em exclusivo para a marca suíça. As cores da cerâmica que fazem parte da coleção TOP GUN Pilot’s Watches estiveram na base desta parceria. Foram elas que inspiraram o galardoado compositor.

Em Genebra | Foi no passado dia 1 de abril, no Théâtre du Léman, em Genebra, que Hans Zimmer e a IWC apresentaram oficialmente, num concerto privado, um conjunto de composições musicais criadas pelo aclamado compositor de bandas sonoras para o cinema em exclusivo para a marca de Schaffhausen.

Concerto de Hans Zimmer no Watches and Wonders 2022 em Genebra
The Sound of Color: o concerto privado de Hans Zimmer em parceria com a IWC | © Suzanne Teresa

Hans Zimmer já participou em mais de 200 projetos nos mais diversos meios, tendo sido galardoado com dois Óscares da Academia, três Globos de Ouro, três Grammys, um American Music Award e um Tony Award. Entre as diversas composições da sua autoria destaque para as bandas sonoras de Dune, 007 – No time to die, Gladiator, The Thin Red Line, As good as it gets, Rain Man, The Dark Night, Inception, Thelma & Louise, entre tantos outros. Agora, o compositor acrescenta à sua carreira o original projeto The Sound of Color, no qual música e relojoaria deram as mãos, partindo das cores de cerâmica que dão atualmente vida aos relógios monocromáticos de piloto da coleção Top Gun.

O resultado são cinco composições musicais, uma para cada cor disponível: The Sound of Color – IWC Ceratanium®, The Sound of Color – IWC Mojave Desert, The Sound of Color – IWC Woodland, The Sound of Color – IWC Lake Tahoe, The Sound of Color – IWC Jet Black.

Concerto de Hans Zimmer no Watches and Wonders 2022 em Genebra
Concerto de Hans Zimmer no âmbito do Watches and Wonders 2022 em Genebra | © Suzanne Teresa

O concerto privado para apresentação oficial das composições que resultaram do projeto teve Christoph Grainger-Herr como anfitrião, seguindo-se uma breve conversa entre o próprio CEO da marca e Hans Zimmer, bem como uma majestosa atuação de Zimmer e a sua banda que contou não só com as novas músicas, como também com grandes sucessos da sua extensa carreira.

Pilot’s Watch Chronograph TOP GUN Edition “Woodland”
Pilot’s Watch Chronograph TOP GUN Edition “Woodland” | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

«O que eu gosto na música é o elemento lúdico e a oportunidade de experimentar coisas que nunca fiz antes», explica Zimmer. «Gostei de criar sons com a IWC porque é muito diferente do meu trabalho em filmes. Compor música é sempre sobre contar uma história e levar as pessoas a novos lugares, seja inspirado por uma imagem em movimento ou uma cor, e agora não foi diferente.» Já Christoph Grainger-Herr acrescentou: «o som é uma das ferramentas mais poderosas para expressar emoção e criar ambiente. Como designer de arquitetura, aprendi a expressar visualmente as minhas ideias. As poderosas bandas sonoras de Hans têm-me continuamente inspirado e dado energia durante incontáveis horas de desenho e muitas ao fim da noite. Ter a oportunidade de trabalhar com Hans na tradução para música das cores do Top Gun é um sonho tornado realidade. A paisagem sonora é instrumental na criação de um ambiente único para apresentar os nossos relógios com o máximo efeito».

Concerto de Hans Zimmer no Watches and Wonders 2022 em Genebra
The Sound of Color: um grande momento musical que despertou também muitas memórias. | © Suzanne Teresa

E, de facto, no Watches and Wonders, que decorreu entre os dias 30 de março e 5 de abril no Palexpo, em Genebra, a marca apresentou os seus novos relógios em cerâmica tendo como pano de fundo as composições musicais criadas por Hans Zimmer. Já no concerto, podemos dizer que a experiência foi realmente única. Num momento em que cada vez mais se reforçam os pontos positivos que podem advir da colaboração entre relojoaria e as mais diversas áreas, vemos nascer um projeto que toca os nossos diferentes sentidos: ao tato e à visão (possíveis com o contacto direto com os relógios) une-se a audição, para uma experiência ainda mais diferenciadora. Associar cores e música há de ser sempre um exercício muito pessoal, mas podemos dizer que da inspiração de Hans Zimmer nasceram composições musicais que, na nossa perspetiva, traduzem efetivamente cada uma das cores dos relógios – até porque não se trata só de cores, mas, em alguns casos, dos lugares que dão o nome a algumas das cores.

IWC Schaffhausen Pilot’s Watch Chronograph TOP GUN Edition “Lake Tahoe”
Pilot’s Watch Chronograph TOP GUN Edition “Lake Tahoe” | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Por piada, sugerimos ao nosso leitor que aproveite para ouvir as músicas que nasceram desta parceria sem saber qual o modelo que inspirou cada uma delas. Depois, experimente adivinhar. A relação mais óbvia talvez seja a composição criada para a edição The Sound of Color – IWC Mojave Desert. Mas não dizemos mais. Vale a pena experimentar.

Quanto às cores associadas ao projeto, estas foram especificamente definidas pela IWC e pela Pantone® e todas elas receberam novidades em 2022. O tom verde-escuro IWC Woodland (novidade 2022) é, segundo a IWC, inspirado nos fatos de voo e uniforme usados pelos pilotos de elite da academia de voo TOPGUN e pelos verdes das vastas florestas que estes pilotos sobrevoam. Já a cor IWC Lake Tahoe (também novidade 2022) distingue-se por ser um tom branco suave, mas com um ligeiro brilho. A IWC explica que a inspiração para esta cor deriva dos uniformes brancos e da paisagem gelada de inverno em torno do Lake Tahoe, situado nas montanhas da Serra Nevada, nos Estados Unidos. Depois, destaque para a cor Mojave Desert, lançada em 2019, que se distingue pelas notas de bege e caqui inspiradas nos fatos de voo e pela paisagem estéril do deserto. Por fim, temos as cores IWC Jet Black e IWC Ceratanium®, com diferentes interpretações totalmente negras.

Por fim, deixamos uma interessante conversa que nos ajuda a perceber um pouco o caminho da marca no domínio das cores de cerâmica e a relação com a Pantone® :

Outras leituras