Três vertentes de mestria da Girard-Perregaux

Em fim de ano, a Girard-Perregaux apresentou um trio que personifica o domínio da inovação, do artesanato e da arquitetura da histórica manufatura de La Chaux-de-Fonds: o Cosmos, o Tourbillon with Three Flying Bridges e o Neo Constant Escapement.

A Girard-Perregaux é uma das casas mais antigas e respeitadas da indústria relojoeira suíça — e não deixa os seus créditos por mãos alheias. Em guisa de final de ano e numa demonstração das suas valências e competências, a histórica manufatura de La Chaux-de-Fonds desvelou um triunvirato de criações especiais. Aqui estão os três novos relógios:

Cosmos

Imagem detalhada de um relógio de luxo Girard-Perregaux Cosmos. O relógio exibe dois globos azuis, um com constelações e outro representando o planeta Terra. As esferas são cercadas por componentes mecânicos complexos, com visibilidade de engrenagens e rubis. A parte superior do relógio tem um mostrador analógico para as horas e o logotipo "GP" visível. O relógio está preso a uma pulseira de couro preta, e o fundo é decorado com uma tonalidade azul que remete ao espaço.

O primeiro é muito exclusivo. O Cosmos não está ao alcance de todos, nem mesmo dos cosmopolitas mais inveterados… porque está limitado a uma única peça. Com caixa em titânio, trata-se de uma obra-prima com grande astral adornada por três complicações: um turbilhão, um globo terrestre e um globo celeste.

Imagem mostrando o processo de montagem de um relógio Girard-Perregaux Cosmos. À esquerda, um relojoeiro trabalha de perto com uma lupa, segurando um pequeno componente mecânico enquanto ajusta a esfera azul, que representa as constelações. À direita, uma parte do mostrador do relógio é mostrada em destaque, com o logotipo "GP" e os números em um fundo azul. O mostrador está sendo cuidadosamente manuseado com uma ferramenta.

Já se sabe que o turbilhão é um complexo dispositivo idealizado por Abraham-Louis Breguet para contrariar a influência da gravidade sobre o sistema regulador. Apresentado na base do mostrador, o turbilhão do Cosmos possui uma gaiola em forma de lira que é mantida em posição por uma ponte aérea em titânio Neo Bridge, assinatura estética e arquitetónica da Girard-Perregaux que é uma interpretação contemporânea da emblemática ponte em forma de flecha de Constant-Girard do século XIX.

Imagem mostrando a montagem de um relógio de luxo Girard-Perregaux Cosmos, com um close-up de um relojoeiro trabalhando na parte interna do relógio. O relógio tem esferas azuis representando o globo terrestre e constelações, com componentes mecânicos visíveis, como engrenagens e rubis. O lado direito da imagem mostra o relógio montado, com a esfera visível, que exibe o design sofisticado com uma combinação de cores, incluindo azul e prata, e o logotipo "GP" no topo.

Complementando o turbilhão, duas complicações estratosféricas adicionais enriquecem o Cosmos: um globo terrestre e um globo celeste. O globo terrestre, às 3 horas, serve de indicador dia/noite, girando uma vez a cada 24 horas e enquadrado por um anel de horas fixo inspirado em Saturno. Do lado oposto, às 9 horas, o globo celeste exibe as constelações do Zodíaco e completa uma rotação de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, a duração de um dia sideral.

Tourbillon with Three Flying Bridges

Relógio Girard-Perregaux com design sofisticado e mecanismo de tourbillon visível. A caixa de aço inoxidável é transparente, permitindo ver os complexos componentes internos, incluindo três pontes flutuantes pretas e pedras rubi. O relógio possui uma pulseira de tecido preto e é uma peça de alta relojoaria, com um movimento automático.

O segundo é quase tão exclusivo, uma vez que a sua tiragem é de somente oito exemplares. Trata-se de uma nova interpretação do afamado turbilhão com três pontes voadoras da Girard-Perregaux. Alojado numa caixa de ouro branco e apresentando três pontes pretas em destaque sobre o mostrador, o Tourbillon with Three Flying Bridges joga magistralmente com o espaço, a transparência, a simetria e a tridimensionalidade, servindo como um brilhante de alta-relojoaria.

Relógio Girard-Perregaux com uma caixa metálica prateada, destacando um design transparente que revela seus complexos mecanismos internos. O mostrador apresenta três ponteiros flutuantes, visíveis através da estrutura aberta, com várias peças em metal escuro e rubis, visibilizando o tourbillon e os componentes de precisão.

Dispensando uma platina convencional que normalmente suporta a esmagadora maioria dos movimentos mecânicos, as três pontes homónimas do Tourbillon with Three Flying Bridges não só suportam o trem de engrenagens, o tambor e o turbilhão, mas também proporcionam a integridade estrutural que é essencial para o resto do calibre de corda manual. Parecendo flutuar no ar, as pontes são suportadas por elegantes plintos de ouro vazados que se projetam a partir da parede interior da caixa.

Relógio Girard-Perregaux com uma caixa metálica prateada e mostrador transparente, exibindo o mecanismo interno detalhado. O design inclui três ponteiros flutuantes em metal escuro, com componentes mecânicos visíveis como o tourbillon e engrenagens, e rubis destacados. A pulseira é de tecido preto.

Neo Constant Escapement

O icónico Neo Constant Escapement também está entre os lançamentos de fim de ano da Girard-Perregaux mediante duas novas e espetaculares versões — uma em ouro rosa, outra em carbono e silício. Ambas de franco teor modernista.

Imagem mostrando uma peça detalhada do escapamento NEO da Girard-Perregaux, com foco no mecanismo suspenso, visível à esquerda, e o interior de um relógio de luxo à direita, com engrenagens expostas e design elegante em ouro rosa.

A primeira referência está alojada numa sumptuosa caixa de 45mm em ouro rosa, que exala preciosidade e requinte a partir de qualquer ângulo. Sob as pontes Neo em ouro rosa na base do mostrador, pode ver-se a roda do balanço em plena atividade giratória. A lâmina de silício, executada num tom púrpura vibrante, tem somente 14 mícrons de largura, enquanto a espiral do escape tem apenas 120 mícrons de espessura (um cabelo humano tem entre 50 e 90 mícrons de espessura). Números microscópicos que ​​servem para demonstrar as tolerâncias ínfimas com que a manufatura de La Chaux-de-Fonds trabalha.

Relógio Girard-Perregaux com escapamento NEO, mostrando a parte frontal do design sofisticado. A caixa em ouro rosa exibe um mostrador técnico com detalhes de engrenagens visíveis, complementados por uma pulseira preta.

A segunda é uma edição ultralimitada do Neo Constant Escapement, com apenas dois exemplares. Apresenta uma caixa composta por carbono e silício que é excecionalmente leve, altamente resistente e visualmente impressionante com a sua superfície texturizada em preto e cinzento. Contrastando com a aura antracite do relógio, a lâmina de silício verde — exclusiva desta versão especial — confere um toque distintivo à peça e pode mesmo recordar a associação institucional da marca à Aston Martin. Uma gravação junto à coroa de titânio com tratamento DLC preto apresenta a inscrição ‘1 de 2’ ou ‘2 de 2’ para sublinhar a raridade da edição.

magem detalhada mostrando o mecanismo de escapamento NEO da Girard-Perregaux à esquerda, sendo cuidadosamente manipulado com pinças, enquanto à direita, vemos o relógio completo com um design sofisticado, mostrando a parte interna do mecanismo de movimento e um mostrador técnico.

Em suma: um hat-trick de grande impacto com a assinatura da Girard-Perregaux.

Continue connosco: