fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ulysse Nardin Diver Chronometer 44mm 

A coleção atual reflete bem a herança marítima da Ulysse Nardin através da linha Marine Torpilleur, de estilo clássico evocativo dos cronómetros de marinha, e da linha Diver, com uma interpretação estilística mais diversificada e até mesmo moderna. Como sucede na versão Diver Chronometer 44 em titânio azulado e ouro rosa.


Artigo originalmente publicado no número 81 da Espiral do Tempo (inverno 2022) 


Ulysse-Nardin-Diver-Chronometer-44mm
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Não admira que uma empresa relojoeira que tenha construído a sua reputação em mar alto inclua no seu catálogo uma plêiade de modelos de inspiração náutica. Fundada por Ulysse Nardin na localidade de Le Locle, nas montanhas suíças do Jura, a companhia com o mesmo nome rapidamente se destacou na produção de cronómetros de marinha e não é por acaso que o seu logótipo inclui uma âncora. Desde 1846 até 1975, o Observatório de Neuchâtel atribuiu à Ulysse Nardin 95% dos certificados de precisão — num total de 4504 atribuídos a cronómetros de marinha essenciais para a navegação. Mas essa excelência não se restringiu à instrumentação de médio porte ou a relógios de bolso; desde cedo, os seus modelos de pulso foram muito apreciados e a Trilogia do Tempo foi determinante para o renascimento da relojoaria mecânica na década de 80.

Detalhe do mostrador do Ulysse-Nardin-Diver-Chronometer-44mm
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo
Mostrador do Ulysse-Nardin-Diver-Chronometer-44mm
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

A coleção atual reflete bem a herança marítima da histórica manufatura através da linha Marine Torpilleur, de estilo clássico evocativo desses cronómetros de marinha, e da linha Diver, com uma interpretação estilística mais diversificada e até mesmo moderna. Como sucede na versão Diver Chronometer 44 em titânio azulado e ouro rosa, um relógio de mergulhador que garante estanqueidade até 300m de profundidade. O tom azul é alcançado pelo tratamento PVD e contrasta com o dourado da luneta, coroa, ponteiros e indexes. Também se destacam as inserções em cauchu azul na luneta e a placa lateral anexada com o número individual do exemplar. Mas o maior tesouro está mesmo no interior e pode ser observado pelo fundo transparente em vidro de safira: o Calibre UN-118 de corda automática e certificação cronométrica.

Detalhe do mostrador do Ulysse-Nardin-Diver-Chronometer-44mm
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Azul profundo

Todos os pormenores de acabamento denotam qualidade superlativa, desde o granulado do mostrador à definição gráfica — passando pelas aplicações em ouro rosa e a própria inserção de borracha estriada na luneta, além do material luminescente. O submostrador dos pequenos segundos tem mesmo uma zona central com padrão circular e a bracelete está dotada da já emblemática placa da linha Diver, no caso em titânio azulado e com o nome da marca em letras douradas.

Detalhe do mostrador do Ulysse-Nardin-Diver-Chronometer-44mm
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Movimento de manufatura

O Calibre UN-118 é um movimento automático de elevado rendimento com múltiplas valências técnicas — começando por uma espiral em silício desenvolvida pela marca, que acompanha a roda de escape e a âncora em DiamonSIL. Apresenta pequenos segundos, data e indicação de reserva de corda; com uma frequência de 28.800 alternâncias por hora, garante 80 horas de autonomia e a precisão é ratificada pelo COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres).

Clibre do Ulysse-Nardin-Diver-Chronometer-44mm
| © Ulysse Nardin

→ O Diver Chronometer é mais um protagonista da ‘odisseia vertical’ implementada pela Ulysse Nardin, marca vocacionada para as aventuras marítimas.


Características técnicas

Ulysse Nardin
Diver Chronometer 44mm

Ano de lançamento | 2021
Referência | U1185-170 3-BLUE

Ulysse-Nardin-Diver-Chronometer-44mm
Ulysse Nardin Diver Chronometer 44mm | © Ulysse Nardin

Movimento | Corda automática. Calibre UN 118, 28.800 alt/h, 60h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, data e indicador de reserva de corda. 
Caixa ø 44mm | Titânio com PVD azul. Luneta rotativa unidirecional em ouro rosa 5N e cauchu azul. Vidro de safira abobadado. Estanque até 300 metros.
Bracelete | Cauchu azul com fivela de titânio e PVD azul.
Preço | 12.400 €

Relógio cedido por Torres Joalheiros.

Visite o site oficial da Ulysse Nardin para mais informações.


Espiral do Tempo 81

Outras leituras