Um BR 01 Cyber Skull Bronze muito doce

A Bell & Ross convidou Julien Dugourd para criar uma versão de confeitaria do BR 01 Cyber Skull Bronze. O resultado fez-se ver num bolo de chocolate-caramelo que recria os padrões estéticos do novo relógio da marca francesa.

Para celebrar o lançamento do BR 01 Cyber ​​Skull Bronze, a Bell & Ross convidou Julien Dugourd para criar uma versão de confeitaria do novo relógio de pulso. A filosofia que une Bruno Belamich e Carlos Rosillo, fundadores da marca francesa, e o reconhecido chef pasteleiro neste projeto é clara: «saboreie cada hora que passa».

Julien Dugourd
Julien Dugourd | © Bell & Ross

Julien Dugourd é amigo da Bell & Ross e um grande apreciador de relógios, pelo que este terá sido um desafio muito especial: «Sou fã de aviação. O relógio BR 01, que remete diretamente para um relógio de cockpit, fala particularmente comigo», explica Julien Dugourd, cuja coleção de relógios integra principalmente modelos Bell & Ross, incluindo os dois modelos Cyber Skull.

O resultado traduziu-se num bolo de chocolate-caramelo que recria os padrões estéticos do novo relógio da marca francesa. Um relógio para ser saboreado e não usado no pulso, claro está.

Bell & Ross BR 01 Cyber Skull Bronze e o seu bolo idêntico de chocolate-caramelo
BR 01 Cyber Skull Bronze e o bolo de chocolate-caramelo que recria os padrões estéticos do relógio | © Bell & Ross

Um relógio para saborear

Com caixa em bronze subtilmente facetada, o novo BR 01 Cyber Skull Bronze tem um mostrador animado por um autómato em forma de caveira que repousa sobre as duas ossadas cuja mandíbula inferior se movimenta, sempre que o mecanismo é acionado. Usada por piratas e paraquedistas de elite no Dia D, esta insígnia Jolly Roger é a assinatura estilizada dos relógios BR 01 Cyber Skull da Bell & Ross.

Julien Dugourd a confecionar um bolo de chocolate-caramelo do Bell & Ross BR 01 Cyber Skull Bronze
Julien Dugourd a confecionar um bolo de chocolate-caramelo do Bell & Ross BR 01 Cyber Skull Bronze | © Bell & Ross

Lançado numa edição limitada a 500 peças, está equipado com o movimento de corda manual Calibre BR-CAL.210 e distingue-se ainda pelo bonito trabalho de decoração e acabamento.

Transpor as particularidades de um design como este para um bolo não foi tarefa fácil. A solução encontrada passou por uma complexa composição em camadas para formar uma caixa de relógio tipo sanduíche. A base é composta por um crocante caribenho, com um biscoito de chocolate no topo, revestido com caramelo. Ambos estão envolvidos em mousse de chocolate. O conjunto é finalizado com manteiga de cacau, colorida com ingredientes naturais para criar um efeito de bronze. Uma pequena wafer de chocolate salpicada a ouro duplica o emblema da caveira.

Julien Dugourd a confecionar um bolo de chocolate-caramelo do Bell & Ross BR 01 Cyber Skull Bronze
Julien Dugourd a confecionar um bolo de chocolate-caramelo do Bell & Ross BR 01 Cyber Skull Bronze | © Bell & Ross

A Bell & Ross refere que cria os seus relógios com materiais técnicos e contemporâneos de alta qualidade. Para o modelo BR 01 Cyber Skull Bronze, a escolha recaiu sobre o bronze, com uma combinação de cobre e estanho. Para a marca, trata-se de um material que transmite emoção, especialmente devido às suas propriedades naturais que permitem que a oxidação mude a sua aparência ao longo do tempo. Na mesma linha, Julien Dugourd optou usar no seu relógio doce uma mistura de chocolate e caramelo, utilizando ingredientes de fontes irrepreensíveis, selecionados com todo o cuidado. «Esta combinação proporciona explorar sabor e textura, evocando diferentes acabamentos da relojoaria. Ao provar o bolo, o domínio do chocolate permanece no palato. Por outro lado, o caramelo dá corpo e doçura. É difícil resistir…»

Julien Dugourd a confecionar um bolo de chocolate-caramelo do Bell & Ross BR 01 Cyber Skull Bronze
Julien Dugourd a confecionar um bolo de chocolate-caramelo do Bell & Ross BR 01 Cyber Skull Bronze | © Bell & Ross

Agora, já de água na boca, eis que chega o momento de fazer a pergunta importante: é possível provar esta doce criação que une relojoaria e confeitaria? Parece que sim, e é o próprio chef que anuncia: «Este bolo é uma reprodução fiel do relógio e pode ser encontrado na montra da minha nova pastelaria em Nice».

Fica a dica, caso passe por lá.

Outras leituras