Novidades 2023 Bell & Ross: Cyber Skull Bronze, o último a rir

A caveira é o símbolo universal da morte e da inexorabilidade do tempo, estando muito associada ao imaginário militar e à aviação. E desde 2009 que a Bell & Ross iniciou uma família Skull que recebeu agora o seu mais recente elemento: o Cyber Skull Bronze, uma versão muito rock n’ roll que é também particularmente… hilária!

A Bell & Ross lançou o seu primeiro modelo dotado de caveira há já 14 anos, com a estreia do BR 01 Skull em 2009. Foi o advento de uma linhagem que ganhou força e que atualmente assume um pedigree muito especial na coleção da marca — tendo esta semana sido enriquecida com o Cyber Skull Bronze, limitado a 500 exemplares.

Bell & Ross Cyber Skull Bronze no pulso
Muito rock n’ roll: o novo Cyber Skull Bronze | © Bell & Ross

E o novo Cyber Skull Bronze vem reforçar uma vertente mais mística estabelecida pela Bell & Ross nos últimos tempos. A firma francesa com produção na Suíça afirmou-se desde os seus primórdios (foi fundada em 1992) através de tool watches inspirados na instrumentação aeronáutica ou vocacionados para as profundezas que rapidamente capturaram o imaginário dos aficionados masculinos; trinta anos depois, apresenta um catálogo mais eclético que inclui peças também viradas para o lifestyle e uma relevante secção experimental de grande interesse relojoeiro.

Bell & Ross Skull de 2018
Full metal: o Bell & Ross Skull de 2018 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

A linha Experimental é a parte da coleção em que os fundadores Bruno ‘Bell’ Belamich e Carlos ‘Ross’ Rosillo se aventuram para além dos limites: do pragmatismo inerente aos instrumentos para profissionais passaram para um universo paralelo com peças de sonho de alta-relojoaria, como cronoturbilhões em caixas transparentes de safira, ou exemplares de grande simbologia, como os modelos que têm um crânio como protagonista.

Bell & Ross Cyber Skull de 2020
Sofisticação negra: o Bell & Ross Cyber Skull de 2020 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

A caveira é o símbolo universal da morte e da inexorabilidade do tempo, estando muito associada ao imaginário militar e à aviação — passando do tempo dos piratas para os exércitos modernos enquanto talismã usado para impressionar os inimigos. O crânio era utilizado como um símbolo guerreiro tanto para vikings como para flibusteiros; o objetivo consistia não só em afirmar a bravura dos combatentes como amedrontar os oponentes com o espectro da morte. Os paraquedistas americanos, durante a Segunda Guerra Mundial, também fizeram uso da emblemática caveira enquanto ritual celebratório ao afixá-la nos uniformes e nos aviões aquando do seu regresso a casa.

Bell & Ross Cyber Skull de 2021
Transparência: o Bell & Ross Cyber Skull de 2021 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Para além disso, a caveira traduz a fragilidade e a brevidade da existência humana — evocando igualmente uma abordagem despreocupada da vida que encoraja a que ela seja vivida como se cada dia fosse o último. E é um símbolo que há muito tem sido utilizado na relojoaria… mas nunca com o contexto e a aplicação da Bell & Ross. Mesmo que a linha Skull esteja diretamente ligada ao mundo militar e aeronáutico, de acordo com as origens da firma parisiense.

Bell & Ross Cyber Skull Only Watch de 2021
Peça única: o Bell & Ross Cyber Skull Only Watch de 2021 | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

História de uma dinastia

Desde 2009 que a Bell & Ross tem desenvolvido edições quase anuais do Skull — primeiro em aço, depois também com alguma versões em bronze. O primeiro modelo a adotar uma caixa em bronze que adquire patina ao longo do tempo foi o BR 01 Skull Bronze de 2015; seguiram-se-lhe o BR 01 Skull Bronze Tourbillon de 2016 destinado ao leilão de beneficência Only Watch e o BR 01 Burning Skull Bronze de 2017, ‘primo’ do BR 01 Burning Skull e um exercício mais tridimensional da temática que tão cara se tornou à marca. E desde 2018 que a família Skull passou a incluir um movimento autómato com abertura manual do maxilar da caveira; o inaugural BR 01 Laughing Skull apresentava mesmo essa conotação histórica ao evocar os autómatos que começaram a surgir na Europa durante o século XIV.

Os primeiros modelos da Bell & Ross inspirados pela simbologia da caveira | © Bell & Ross

O conceito evoluiu para o BR 01 Cyber Skull, desvelado em 2020 numa primeira versão em cerâmica e depois declinado numa variante completamente translúcida em safira — que surgiu no seguimento da pièce unique elaborada pela Bell & Ross especificamente para o leilão Only Watch de 2021. Comparativamente com o BR 01 Laughing Skull, a variante Cyber Skull apresenta um design muito mais vanguardista que, em parte, é também um tributo à ancestral arte japonesa do origami; para além disso, a caixa esculpida faz recordar a fuselagem angular de um avião furtivo, invisível ao radar. Afinal de contas, Bruno Belamich é um grande apreciador do design japonês e a marca foi fundada com a tal inspiração militar/aeronáutica.

Mostrador do Bell & Ross Cyber Skull Bronze
O novo Cyber Skull Bronze apresenta a arquitetura quadrilátera com arestas vivas e cantos biselados | © Bell & Ross

O novo Cyber Skull Bronze apresenta a arquitetura quadrilátera com arestas vivas e cantos biselados dos Cyber Skull anteriores, mas numa versão em bronze. O desenho único de um crânio dourado dá-lhe um aspecto muito rock n’ roll. Para o motorizar, a Bell & Ross desenvolveu um movimento específico e exclusivo de manufatura nos seus ateliers suíços: o BR-CAL.210. A ação de dar corda manual ao movimento através da coroa ativa uma peça de autómato e a mandíbula do crânio ganha vida: com esse semblante hilariante, o crânio parece escarnecer e a Caveira Cibernética ri-se na cara da morte. Não é a única a rir-se: não há dúvida de que os modelos Laughing Skull e Cyber Skull dão especial gozo ao departamento criativo da companhia franco-helvética!

Fundo de caixa do Bell & Ross Cyber Skull Bronze
Verso: o calibre BR-CAL.210 de carga manual encontra-se escondido atrás do crânio | © Bell & Ross

Brincadeiras à parte, trata-se de um relógio tecnicamente muito sério. No Cyber Skull Bronze, o crânio é inserido entre duas placas de cristal de safira, como se estivesse a flutuar no centro da caixa. O calibre BR-CAL.210 de carga manual, quase invisível, encontra-se escondido atrás do crânio. As placas e as pontes do movimento seguem a forma do crânio e estendem-se sob os quatro fémures. Apenas algumas peças mais técnicas permanecem visíveis, em particular os trens de engrenagem ou o balanço com espiral — que simboliza o cérebro de uma caveira cheia de vida.

Bell & Ross Cyber Skull Bronze
O bronze utilizado na caixa, coroa e fivela dá um calor especial ao relógio | © Bell & Ross

E também o bronze, utilizado na caixa, na coroa e na fivela, dá uma vida especial ao relógio. Porque o bronze é uma liga viva, que evolui com o tempo; adquire uma patina que é única em contacto com a pele de cada pessoa e tendo em conta a qualidade do ar ou mesmo a proximidade do mar.

As nossas impressões

Há relógios. E há relógios dotados de um simbolismo especial. E depois há relógios que estão ainda para além disso, dotados de uma animação especial e/ou que são desbloqueadores de conversa. O Cyber Skull da Bell & Ross está nessa categoria à parte. É foco de atenção, é interativo, é espetacular, dá que falar, suscita admiração. E é também uma especialidade relojoeira, desde a concepção da caixa até ao movimento especialmente confecionado para lhe dar vida. A utilização de uma liga metálica ancestral na versão Cyber Skull Bronze, com as suas mudanças de tonalidade, proporciona-lhe ainda algo mais de suplementar e sublinha todo o seu caráter místico. Uma peça verdadeiramente hilária e sobretudo transcendental…

Bell & Ross Cyber Skull Bronze
A ação de dar corda manual ao movimento através da coroa ativa uma peça de autómato e a mandíbula do crânio ganha vida | © Bell & Ross

Características técnicas

Bell & Ross
BR 01
Cyber Skull Bronze
Ano de lançamento | 2023
Referência | BR01-CSK-BR/SRB

Edição limitada a 500 exemplares.

Bell & Ross Cyber Skull Bronze em fundo branco
Cyber Skull Bronze | © Bell & Ross

Movimento | Mecânico de corda manual. Calibre BR-CAL.210.
Funções | Horas e minutos. Animação da mandíbula durante o enrolamento manual.
Caixa 45mm x 46,7mm | Bronze CuAI7Si2 polido e acetinado. Cristal de safira com tratamento anti-reflexo. Estanque até 50 metros.
Mostrador | Esqueletizado. Crânio de latão rosa dourado (ou crânio de cor bronze). Ponteiros da hora e minutos esqueletizados metálicos dourados revestidos com Super-LumiNova®. Roda de equilíbrio às 12 horas.
Bracelete | Cauchu preto com fivela em bronze CuAI7Si2.
Preço | 11.900 €

Visite o site oficial da Bell & Ross para mais informações.


Espiral do Tempo

Outras leituras