Vacheron Constantin: exposição ‘Patrimony Heritage’ em Lisboa

Para celebrar o 20.º aniversário da coleção Patrimony, a boutique Vacheron Constantin da avenida da Liberdade, em Lisboa, recebe a exposição Patrimony Heritage, entre os dias 24 de abril e 6 de maio de 2024. Nós já passámos por lá.

A Vacheron Constantin celebra, em 2024, duas décadas da coleção Patrimony, motivo mais do que suficiente para lançar várias novidades no Watches and Wonders (das quais falaremos em breve), mas também para apresentar em exposição uma seleção de relógios que remete para as origens desta coleção. A cidade de Lisboa teve a sorte de ter sido contemplada com esta mostra na boutique da marca na avenida da Liberdade. Os seis relógios, bem como reproduções de publicidades antigas de enquadramento podem ser vistos com calma entre os dias 24 de abril e 6 de maio.

Vacheron Constantin Patrimony Heritage: Publicidade antiga da Vacheron Constantin na Exposição Patrimony
Diversas reproduções de publicidades antigas ilustraram a exposição ‘Patrimony Heritage’ | Foto: Cesarina/ Sousa

Vinte anos Patrimony

A coleção Patrimony da Vacheron Constantin é o epítome da pureza estilística no portefólio da marca e tem-se mantido fiel a si própria sem ceder a modas e a tendências. Ainda assim, podemos dizer que as suas origens remontam ao espírito de modernidade e efervescência criativa que marcou a década de 50 – uma época de otimismo e revolução durante a qual o design explorava a relação entre linhas curvas e retas e a arquitetura se expressava principalmente através de formas puras. A marca suíça de relojoaria acabaria por nesta altura lançar algumas criações que se caraterizavam pelas suas linhas discretas e perfil especialmente fino.

Um relógio de bolso de 1965 | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Em 2004, nasceria assim a linha Patrimony com um relógio de corda manual inspirado diretamente numa referência de 1957. Com o tempo, a coleção foi recebendo novos modelos e até novas complicações, sem se afastar dos seus códigos de identidade. A elegante família Patrimony pode hoje orgulhar-se de integrar calendários perpétuos, mostradores retrógrados, repetição de minutos, calibres ultrafino e grandes complicações relojoeiras. A seleção da exposição, apesar de não exaustiva, compreende neste sentido alguns exemplares que destacam as linhas desta coleção, numa harmoniosa expressão entre excelência mecânica, discrição estética e aparente ‘simplicidade’. Os exemplares abrangem uma linha temporal que começa em 1958 e termina em 2016 e alguns fazem parte da coleção privada Heritage da marca.

À esquerda: 'Disco Volante', um relógio de bolso de 1965; À direita: relógio de pulso em ouro Ref. 6264 de 1958 | Fotos: cortesia Vacheron Constantin Vacheron Constantin Patrimony Heritage
À esquerda: ‘Disco Volante’, um relógio de bolso de 1965 (Ref.6345); À direita: relógio de pulso em ouro de 1958 (Ref. 6264) | Fotos: cortesia Vacheron Constantin

Entre os relógios expostos, destaque para a Ref.6345 de 1965, um relógio de bolso com caixa ultra-fina em ouro rosa que parece mesmo um disco voador. Aliás, esta peça ficou mesmo conhecida, entre os colecionadores italianos, como «Disco-Volante». A sua caixa biselada, também conhecida como «fio de faca» foi concebida de modo a acentuar a reduzida espessura do relógio que permitiu a utilização do Calibre 1003 – referido como o mais fino da altura, com apenas 1,64mm de espessura.

Vacheron Constantin Patrimony Heritage
Dois relógios de pulso de perfil ultrafino (um dos anos 50 e outro dos anos 70) que mostram bem a herança base da coleção Patrimony | Foto: Cesarina Sousa/ Espiral do Tempo

Em destaque também a Ref. 6264 de 1958, um relógio de pulso em ouro proveniente da coleção privada Heritage da Vacheron Constantin, que serviu de inspiração para a coleção Patrimony. Nele fica bem claro que tudo foi pensado de forma minimalista e essencial. Com mostrador prateado pontuado por indexes radiantes, o relógio integra um movimento de corda manual com segundos centrais.


Traditionnelle Tourbillon 14 dias ‘Collection Excellence Platine’ | Foto: cortesia Vacheron Constantin

De 2013, há que destacar o Patrimony Traditionnelle Tourbillon 14 dias ‘Collection Excellence Platine’ que, como o nome indica, aloja um turbilhão e guarda uma impressionante reserva de corda de 14 dias. A vertente Traditionelle da Vacheron Constantin inclui modelos com grandes complicações, ponteiros tipo dauphine, caixa e asas escalonadas, fundo canelado e escala dos minutos de estilo caminho-de ferro. A marca considera que o relógio exposto é a quintessência de todos os valores estéticos da linha Traditionnelle.

Parede do VIP Lounge da Vacheron Constantin em Lisboa onde está escrito: "Faure mieux si possible ce qui est toujours possible"
Na parede do VIP Lounge da boutique Vacheron Constantin em Lisboa as palavras que guiam a marca | Foto: Cesarina Sousa / Espiral do Tempo

Como dissemos, a exposição ‘Patrimony Heritage’ da Vacheron Constantin estará patente até ao dia 6 de maio de 2024, no VIP Lounge da boutique da marca, em Lisboa. No número 192A da avenida da Liberdade. Depois, seguirá para outras paragens, seguindo a estratégia da casa genebrina de apresentar parte do seu património através de pequenas exposições itinerantes em boutiques assinadas Vacheron Constantin.

Outras leituras