fbpx

Vacheron Constantin Historiques American 1921 Excellence Platine

Um século depois da sua criação, o emblemático Les Historiques American 1921 surge reinterpretado em três variantes. Tivemos em mãos o modelo em platina da coleção Excellence Platine, numa tiragem limitada a 100 exemplares.


Artigo originalmente publicado no número 76 da Espiral do Tempo (outono 2021)


A Vacheron Constantin é a mais antiga manufatura relojoeira suíça ininterruptamente em atividade. Para eternizar uma epopeia que remonta a 1755, a criação da linha Les Historiques veio fazer as delícias dos aficionados através de edições que homenageiam o seu riquíssimo acervo. E o Les Historiques American 1921 celebra a ligação da Vacheron Constantin aos Estados Unidos — ligação essa que, no início do século XX, mereceu a criação de vários modelos especiais. Em 1919, a manufatura genebrina lançou um relógio de forma almofadada (coussin, em francês; cushion, em inglês) com a coroa às 11 horas, adaptado de um modelo de bolso; em 1921, esse modelo seria reconvertido para o mercado americano com a coroa à 1 hora. O ângulo de visão proporcionado é ideal para quem está ao volante e, na altura, os automóveis estavam na ordem do dia. O original foi fabricado em número muito restrito e personificou a audácia e a criatividade caraterísticas dos Loucos Anos Vinte. Um século depois, tão emblemático modelo surge reinterpretado em três variantes: dois modelos em ouro branco de 40 mm ou 36,5 mm de diâmetro, com correias em pele patinada produzidas em Milão pela conhecida marroquinaria Serapian; e um terceiro modelo (que fotografámos) integrante da coleção Excellence Platine, numa tiragem limitada a 100 exemplares. Christian Selmoni, responsável de património da marca, regozija-se: «É perfeito para um dandy. Mantivemos a essência art déco; foi como se o relógio tivesse entrado numa máquina do tempo em 1921 e chegado ao presente».

Vacheron Constantin Historiques American 1921 Excellence Platine apoiado de lado sobre uma caixa preta
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Brilhante assimetria

A criatividade desenfreada dos Loucos Anos Vinte surge incorporada numa caixa com coroa descentrada e uma atípica indicação do tempo que sublinha o mote ‘Classic With A Twist’, preconizado pela Vacheron Constantin — e que também evoca a tradição disruptiva da marca na conceção de modelos de forma e assimétricos. Os algarismos árabes aplicados e a minuteria a preto contrastam com o mostrador de acabamento granulado.

Detalhe da caixa assimétrica do Vacheron Constantin Historiques American 1921 Excellence Platine
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Calibre com pedigree

A motorização de um relógio originalmente destinado a gentlemen
drivers
é garantida por um notável movimento de carga manual: o Calibre 4400 AS, com eixo descentrado a 45 graus para leitura diagonal e uma reserva de marcha de 65 horas. A irrepreensível decoração pode ser apreciada pelo fundo transparente em vidro de safira e garante a certificação pelo Punção de Genebra, um selo que atesta acabamentos de alta-relojoaria.

verso de caixa do Vacheron Constantin Historiques American 1921 Excellence Platine
| © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ Pretérito-mais-que-perfeito: um notável exercício de estilo reminiscente dos tempos em que o relógio de bolso fazia a transição para o pulso e o automóvel se popularizava.


Algumas características técnicas:

Vacheron Constantin
Historiques American 1921 Excellence Platine
Ano de lançamento | 2021

Edição limitada a 100 exemplares.

Vacheron Constantin Historiques American 1921 Excellence Platine visto de frente em fundo branco.
Vacheron Constantin Historiques American 1921 Excellence Platine | © Vacheron Constantin

Referência | 82035/000P-B748
Movimento | Mecânico de corda manual, Calibre 4400 AS, 65h de reserva de corda, 28.800 alt/h, 21 rubis. Certificação Selo de Genebra.
Funções | Horas, minutos e pequenos segundos.
Caixa 40 x 40mm | Platina. Fundo transparente em vidro de safira. Estanque até 30 metros.
Bracelete | Azul em pele de aligátor. Fivela em platina.
Preço indicativo | 52.000 €

Cedido por Boutique Vacheron Constantin, Lisboa.

Visite o site oficial da Vacheron Constantin para mais informações.

Outras leituras