Raymond Weil Nabucco Cello Tourbilon

O Nabucco Cello Tourbilon foi uma das principais novidades apresentadas para 2015 pela Raymond Weil. Um relógio que surge como o primeiro turbilhão da marca genebrina, mas que surpreende ainda pelos pormenores diretamente inspirados num violoncelo e que reforça a sua estreita ligação ao universo da melomania. O resultado é uma peça marcante, que joga com os poderosos elementos de estilo caraterísticos da linha Nabucco e com delicados pormenores de inspiração musical.

© Raymond Weil
© Raymond Weil

Não são raros os relógios de pulso personalizados com detalhes alusivos ao mundo automóvel — desde a utilização das cores de escuderias, à evocação de elementos típicos de desportivos, como o velocímetro, as jantes radiais, os pedais ou os pneus, há diversas formas de unir mecânica e micromecânica em relógios que tendem a ser particularmente admirados. Mas não será certamente a Raymond Weil o melhor exemplo no que diz respeito este tipo de personalização. Aliás, desde o início que a abordagem da marca fundada em 1976 está bem traçada: a música no centro de toda a comunicação e no centro de toda a criação relojoeira.

© Miguel Seabra/ Espiral do Tempo
© Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

Esta conversa não será nova para muitos: entre nomes de coleções, patrocínio de eventos e a aposta em novos talentos, o nome Raymond Weil é quase sinónimo de música. Algo que o jovem Elie Bernheim, que assumiu a direção geral da marca há cerca de um ano, procurou não mudar. No entanto, algo mudou. Não a ligação à música, claro. Mas o modo como agora a música tem sido explorada. A verdade é que nos tempos mais recentes, a música não se faz ver na marca só através de nomes de coleções ou de patrocínios. De repente, a música passa a fazer parte dos próprios relógios Raymond Weil enquanto peças com detalhes inspirados mais do que nunca nesse mundo.

© Raymond Weil
© Raymond Weil

No final do ano passado, foram apresentados três novos relógios desenvolvidos em estreita colaboração com jovens talentos — o dueto 2Cellos, o músico Miloš Karadaglić e o artista inglês Labrinth — em que cada relógio se destaca por incluir detalhes evocativos do universo de cada um dos artistas em causa (como já vimos no artigo ‘Música no coração ( e no pulso)’). Em Baselworld 2015, foram apresentados o Maestro Frank Sinatra e o Nabucco inspired by Gibson cada um deles com elementos específicos dos modelos de inspiração: por um lado, os olhos azuis de Frank Sinatra bem como a sua data de aniversário; por outro lado, os elementos de afinação automática da Gibson SG Standard. Mas há uma outra novidade da qual ainda não tínhamos falado e que merece toda a nossa atenção — o Nabucco Tourbillon Cello, o primeiro turbilhão assinado Raymond Weil.


Nabucco Cello Tourbillon

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© Miguel Seabra/ Espiral do Tempo

O Nabucco Cello Tourbillon terá sido desenvolvido a partir de uma ideia original de Elie Bernheim, ele próprio um violoncelista, e replica em miniatura os mais requintados pormenores de um violoncelo.

«O amor do meu avô pela música a vida toda e a minha própria paixão pelo violoncelo são os dois elementos que nos inspiraram a projetar e a desenvolver o Nabucco Cello Tourbillon, que pretende ser uma expressão da abordagem criativa da nossa marca para o design do relógio», refere Elie Bernheim.

Com efeito, resultou em particular o modo como o violoncelo é evocado num relógio que, apesar de ser em si um modelo especialmente robusto e poderoso, não deixa de ser um objeto de micromecânica. O resultado é duplamente surpreendente: um movimento mecânico de corda manual com turbilhão Calibre RW1842 que parece planar, sendo que o efeito de transparência se deve aos vidros de safira tanto no lado da frente do relógio, como no fundo.

© Raymond Weil
© Raymond Weil

De um modo geral, o Cello Tourbillon surge assim com um relógio de linhas bem marcadas com uma caixa em  titânio e aço polido com revestimento PVD preto e fibra de carbono. A luneta recria as cinco linhas de uma pauta musical e emoldura todo um conjunto evocativo do viloncelo: as pontes de movimento que sustentam o turbilhão e o tambor de corda têm a forma dos dois orifícios caraterísticas do instrumento e os ponteiros delgados têm a forma de um arco de violoncelo. Mas o que mais salta à vista neste novo modelo são as quatro cordas que atravessam o mostrador — das 3 às 9 horas − e que fazem deste relógio uma espécie de instrumento musical em miniatura.

Por fim, não poderíamos deixar de referir o delicioso estojo que guarda o Nabucco Cello Tourbillon, tendo em conta, mais uma vez, os detalhes evocativos do violoncelo e, claro, também do próprio mostrador, ou seja, as quatro cordas e as pontes em forma de ‘f’ que atravessam a caixa de um lado ao outro. ET_simb

® Raymond Weil
® Raymond Weil


Características técnicas
Raymond Weil
Nabucco Cello Tourbillon

Referência/ 1842-BSF-20001
Movimento/ Corda manual, calibre RW1842 com turbilhão às 6 horas, 105 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, turbilhão
Caixa Ø 46 mm/ Titânio, aço polido com revestimento PVD preto, fibra de carbono; vidro e fundo de safira; estanque até 20 atm
Bracelete/ Pele genuína de crocodilo com fecho de báscula RW em titânio e aço polido
Preço/ €49.500

Mais informações:
Raymond Weil
Torres Distribuição

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