fbpx

Vista Alegre lança Prato Calendário 2023 by Fernando Martins

Sabia que a Vista Alegre contou com a colaboração de Fernando Martins para a criação, num prato decorativo em porcelana, de um calendário para 2023 intitulado ‘O Espírito das Estações’?

O designer Fernando Martins, conhecido por trabalhos de ilustração das 14 latas de conserva da coleção Mar Portuguez, sob a chancela da editora A Bela e o Monstro, inspirou-se no seu fascínio por romances clássicos de fantasia e ficção científica para levar a cabo o desenvolvimento do prato calendário para 2023 da Vista Alegre. «(…) [T]entei traduzir visualmente a influência de C.S. Lewis, Jules Verne e H. G. Wells no meu trabalho. Dominando a cena a partir do centro vemos uma divindade pagã – O Espírito das Estações – que agrega elementos náuticos e naturalistas com componentes de maquinaria, evocando os autómatos da época vitoriana», refere o próprio no site da Vista Alegre, «[u]ma entidade que gera ventos, tempestades, climas amenos e soalheiros, à medida que árvores e fruta crescem ao seu redor. Cercados pelas constelações, bandos de aves migratórias voam através dos meses do ano, enquanto criaturas mitológicas como dragões e monstros marinhos emergem por entre borboletas esvoaçantes e cardumes de peixes, evidenciando a dimensão misteriosa e encantadora da natureza».

Prato Calendário 2023: O Espírito das Estações
O Espírito das Estações | © Vista Alegre

O Prato Calendário da Vista Alegre é sempre muito aguardado. Lançado em 2017, tornou-se uma coleção que descobre o tempo através da visão de diferentes nomes artísticos conceituados. Coube a Ana Aragão, conhecida pelos seus trabalhos de desenho artístico centrado na representação de cidades por vezes imaginárias, a ilustração do primeiro Prato lançado. Seguiram-se Isidro Ferrer (2018), Helen M. Srevens (2019), Philippine Poplu (2020), Evelyn Tannus (2021) e Eduardo Fonseca (2022).

Outras leituras