1944 Tanfana: o primeiro relógio feminino da Grönefeld

A Grönefeld anunciou o seu primeiro relógio feminino. Com o novo 1944 Tanfana, os ‘Horological Brothers’ quiseram homenagear as suas origens e, muito em especial, a sua mãe. O relógio já tem lista de espera.

Já há lista de espera para o primeiro relógio de pulso feminino da Grönefeld. Com este lançamento, anunciado na passada sexta-feira, os ‘Horological Brothers’ quiseram prestar homenagem às suas origens e, muito em especial, à sua mãe, pela importância fulcral no percurso relojoeiro de ambos. Bart e Tim Grönefeld são de Oldenzaal, uma cidade dos Países Baixos, que fica perto da fronteira com a Alemanha. O novo 1944 Tanfana conta-nos algumas coisas sobre estes pilares da marca.

1944 Tanfana

O mostrador em aventurina azul-escura com inclusões metálicas oferecem um toque celestial ao relógio | Fotos: Grönefeld

Com o lançamento do 1944 Tanfana, a Grönefeld não só apresenta o seu primeiro relógio feminino, como também arrisca alargar os seus códigos de design, sempre de acordo com os elevados padrões de qualidade da marca lançada em 2008.

O nome do novo relógio faz referência ao ano de nascimento de Antoinette, mãe dos irmãos Bart e Tim Grönefeld, e carinhosamente chamada de Netty. O 1944 Tanfana sublinha, assim, a importância da família no seu percurso e no percurso da marca que fundaram. Além da referência à mãe, o relógio evoca Tankenberg, uma pequena montanha próxima de Oldenzaal, onde existia um templo dedicado à deusa Tanfana, símbolo de paz e harmonia.

o relógio 1944 Tanfana da Grönefeld em duas imagens no pulso
Novidade 2025: 1944 Tanfana, o primeiro relógio feminino da Grönefeld | Fotos: Grönefeld

Em geral, o 1944 Tanfana destaca-se pelo mostrador de aventurina sintética em azul meia-noite, com inclusões metálicas cintilantes. O padrão geométrico, conhecido como ‘Flor da Vida’, está ligado à Geometria Sagrada, e acrescenta profundidade e textura ao mostrador. Já os ponteiros Lancette, em ouro vermelho, muito utilizados pela Grönefeld, ecoam nos indexes aplicados e garantem uma legibilidade excelente, no contraste com o fundo celestial.

Entre os muitos detalhes, há que destacar o motivo floral que dá vida aos pequenos segundos. Ideal para esquecer o tempo de vez em quando.

A caixa em ouro polido é animada por fileiras de diamantes | Foto: Grönefeld

A caixa do relógio em ouro vermelho polido tem 37,5 mm de diâmetro e revela-se, por si só, um espetáculo. Além das diversas curvas e complexidade, é adornada com fileiras de diamantes de corte brilhante de diferentes tamanhos que oferecem dinamismo, elegância e muito brilho. São 233 diamantes, num total de 233 quilates, com a luneta cravejada a servir de moldura para o palco de indicação do tempo. A coroa integra um cabochão de aventurina, a condizer.

No interior, vive o Calibre G-06 de corda automática com 56 horas de reserva de marcha. Tal como é habitual na marca, podemos, claro, contar com os incríveis acabamentos artesanais dos componentes da máquina. São 230 componentes ao todo. Por seu lado, o fundo protegido por um disco em vidro de safira permite acompanhar todo o funcionamento, incluindo a massa oscilante em ouro vermelho de 22 quilates devidamente decorada com a gravação das referências ‘ Goddess’ e ‘Tanfana’, bem como a Árvore da Vida. Este símbolo representa força, crescimento e resiliência, alusivos à tradição familiar dos Grönefeld.

O Calibre G-06 de corda automática integra um rotor aberto e personalizado com a ‘Árvore da Vida’. Às 6 horas, um motivo floral animado serve de pequenos segundos | Fotos: Grönefeld

Lembramos que Bart e Tim Grönefeld são a terceira geração de relojoeiros da sua família, seguindo os passos do seu avô Johan Grönefeld, que iniciou a tradição na cidade de Oldenzaal, em 1912, e de seu pai Sjef Grönefeld. O amor pela cidade natal Oldenzaal e a valorização das raízes familiares inspiram com frequência as suas criações. Exemplo disso mesmo é o relógio da Basílica de Saint Plechelmus, hoje mantido por Bart (tal como o fizeram o seu pai e o seu avô), e que esteve na base do galardoado 1941 Remontoire. O mesmo acontece com os frontões em forma de sino que se veem na cidade e que inspiram a forma das pontes dos mecanismos em aço da marca.

A caixa em ouro vermelho serve de moldura para um bonito mostrador em aventurina. Às 6 horas, salta à vista uma flor animada que prende o olhar | Fotos: Grönefeld

O 1944 Tanfana está disponível para encomendas, porém, como dissemos, neste momento o site anuncia uma lista de espera. O relógio tem um preço de 118.000 euros.

Visite o site oficial da Grönefeld para mais informações.


Algumas caraterísticas técnicas:

Grönefeld
1944 Tanfana
Ano de lançamento | 2025

O 1944 Tanfana está disponível com diferentes opções de correia em pele | Foto: Grönefeld

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre G-06 com rotação unidirecional. 21.600 alt/h (4 Hz). 56 horas de reserva de marcha. 31 rubis. Rotor com acabamento fino feito à mão. Medalha em ouro vermelho maciço de 22 quilates e “Árvore da Vida” em ouro branco. Rolamento de esferas de cerâmica de alta precisão
Funções | 
Horas e minutos. Animação floral às 6 horas.
Mostrador | 
Aventurina Azul Sintética. Impresso discretamente com o padrão ‘Flor da Vida’.
Caixa ø 37 mm | 
Ouro vermelho. 10,5mm de espessura. 233 diamantes de corte brilhante. Vidro de safira abobadado na frente com revestimento antirreflexo rígido em ambos os lados. Fundo com vidro de safira plano com revestimento antirreflexo rígido em ambos os lados. Estanque até 30 metros.
Correia | Está disponível com diferente opções de correias em pele. Distância entre asas: 19mm/18mm.
Preço anunciado no site | 118.000 €

Continue connosco: