MB&F celebra 10 anos com edições especiais

«Um adulto criativo é uma criança que sobreviveu» — é esta afirmação que dá a cara pelo 10º aniversário da sempre irreverente MB&F, marca fundada por Maximilian Büsser e que tem brindado a última década relojoeira com criações no mínimo ‘de outro mundo’. O aniversário é celebrado com algumas criações que vale a pena descobrir.

Prontos para mais uma experiência do outro mundo?

Assim é a MB&F que todos os anos anima o panorama relojoeiro com as suas surpreendentes criações relojoeiras. Não são relógios, são máquinas. Ou melhor ‘Horological Machines’.

E é com elas que nos tem vindo sempre a cativar. Há quem goste e há quem não goste. Mas a verdade é que ninguém fica indiferente aos diversos lançamentos. Algumas criações nascem de parcerias com protagonistas de outras marcas. Outras não. O conceito esse é sempre o mesmo: um grupo de especialistas das mais variadas áreas de especialização dá as mãos em prol de um projeto comum. O resultado faz-se ver em cada máquina que a MB&F dá à luz.

Neste verão, o destaque vai para os lançamentos de celebração do 10º aniversário da MB&F. A marca apresentou assim uma nova Music Machine (a terceira), uma espécie de robot do tempo denominado Melchior e três máquinas relojoeiras: a HM6 Space Pirat, a HMX, a LM101 Frost.
MusicMachine 3

MM3-Black_preview
© MB&F

Inspirada no mediático Star Wars, a MusicMachine é a terceira ‘ caixa de música’ que a MB&F apresenta em parceria com a Reuge. Tal como as famosas TIE imperiais, a nova criação apresenta um design evocativo das naves espaciais que povoam o imaginário de tantas infâncias. As asas protegem os dois cilindros musicais que tocam três melodias de filmes como Star Wars, Mission Impossible, James Bond, The Godfather, Merry Christmas Mr.Lawrence e The Persuaders.

Limitada a 99 peças (33 com acabamento branco, 33 com acabamento preto e 33 com acabamento cromado), dispõe de todos os elementos tradicionais das melhores caixas de música, apesar do seu aspeto marcadamente futurista:


O Melchior

Melchior-Light-Ambiance_preview
© MB&F

Criado com a L’Epée 1839, uma relojoeira suíça especializada em relógios de topo, o Melchior não é apenas um robot que relembra os tempos da nossa infância, mas é também uma relógio de mesa mecânico que integra 480 componentes. Apresentando um sistema de horas saltantes, minutos rotativos e olhos que indicam os segundos de forma retrógrada, o Melchior conta com uma reserva de corda de 40 dias, num tributo aos mais refinados e clássicos relógios de mesa.

Aqui fica o filme que apresenta em detalhe o novo amigo da MB&F:


HM6 RT Space Pirat

HM6-RT-Face-RG_preview
© MB&F

Uma edição em ouro vermelho do inconfundível ‘pirata do espaço’ que oferece a indicação do tempo por meio de quatro olhos protuberantes em quatro pontos da caixa. Em cada um dos cantos, duas indicações semi-esféricas rodam verticalmente, apresentando as horas e os minutos. Do outro lado, conduzidas por múltiplas engrenagens graças ao rotor, duas turbinas esféricas deslocam-se horizontalmente, regulando de forma automática o sistema de corda no caso de velocidade excessiva. Esta máquina foi lançada numa edição de 18 exemplares.
HMX

HMX-Front-Red_preview
© MB&F

Uma máquina relojoeira criada para estar disponível por um preço simpático e que também ela presta homenagem aos 10 anos da MB&F. Neste caso, trata-se de uma peça inspirada no mundo automóvel, algo que Max Büsser foi também resgatar dos tempos da sua infância. A HMX apresenta uma indicação saltante bi-direcional das horas e minutos. Sendo assim, discos rotativos no topo do movimento apresentam números em imagem de espelho. Estes são refletidos 90º e ampliados por dois prismas óticos de vidro de safira que projetam o tempo no mostrador vertical.


LM101 Frost

LM101_Frost_YG_preview
© MB&F

A Legacy Machine 101 foi lançada em 2014 apoiando-se na essência de um relógio mecânico ao apresentar em destaque o órgão regulador. Agora, para celebrar o seu 10º aniversário, a MB&F apresenta duas edições limitadas: uma de 18 exemplares em ouro amarelo e uma em 33 exemplares em ouro vermelho. O destaque vai para o acabamento ‘arenoso’ (finition grenée) e para o facto de a utilização do ouro amarelo ser uma estreia para o famoso laboratório relojoeiro. ET_simb

Outras leituras