No próximo dia 28 de novembro, a Dawsons leva a leilão uma coleção de relógios da Royal and Specialist Protection Unit, encomendados para assinalar, em 2022, o Jubileu de Platina da Rainha Isabel II. Os relógios foram criados para os membros desta unidade conhecida como RaSP.
É no âmbito do leilão online Fine Jewellery, Watches & Silver que a Dawsons leva à praça, no próximo dia 28 de novembro, um coleção de relógios que foram especialmente encomendados para a Royal and Specialist Protection Unit (RaSP), no âmbito do Jubileu de Platina da Rainha Isabel II, em 2022. Os relógios foram criados para os membros desta unidade da Polícia Metropolitana de Londres.
De acordo com a leiloeira, é a primeira vez que uma coleção completa deste género é disponibilizada ao público em geral, uma vez que os relógios são edições limitadas e tendem a estar apenas disponíveis apenas para membros da RaSP reformados ou em serviço: «Estamos muito satisfeitos por ter a oportunidade de leiloar esta fascinante e significativa coleção de relógios Royal e Specialist Protection, considerada a única coleção completa montada deste género e a primeira coleção completa a ser colocada à venda», refere Joshua Haynes, especialista da Dawsons.
A sua disponibilização em mercado aberto é assim uma oportunidade para quem tem interesse neste género de peças simbólicas, mesmo que não tenha pertencido a esta unidade especial. Ao todo, são quatro relógios que têm como caraterística comum a personalização com o logótipo da RaSP e com uma coroa ou insígnia ER, em homenagem a Isabel II. Além disso, todos os exemplares apresentam no fundo as datas referentes aos 70 anos de reinado da falecida Rainha.
Com uma estimativa entre as 12.000 e as 15.000 libras, um dos relógios que integra a coleção é um Tudor Black Bay 58 azul escuro, com fundo sólido personalizado com a inscrição ‘Royalty & Specialist Protection’ e o número de série associado à edição limitada. No mostrador, destaque para a coroa de evocativa de Isabel II, mas também uma rosa vermelha, conhecida como rosa de Tudor, tradicional emblema heráldico de Inglaterra e que acabou por ficar também ligado à própria marca de relógios. Outra das peças é um Breitling Superocean Heritage RaSP, um dos 75 fabricados para a ocasião. Este edição limitada apresenta um mostrador azul raiado do qual salta à vista, às 9 horas, o brasão da RaSP. Por outro lado, o fundo inclui as inscrições ‘Royalty & Specialist Protection’ e ‘E II R’. A estimativa associada: £ 6.000 a £ 8.000.
O Bremont RaSP Platinum Jubilee é o único dos quatro relógios da coleção que não é azul. Com caixa em aço e mostrador branco personalizado com um estandarte real dentro de um escudo, referente à proteção da Monarca, distingue-se ainda por ser não apenas o mais discreto, como também o único sem luneta graduada. Para esta peça avança-se com uma estimativa de entre as 4.000 e as 6000 libras. Por fim, refira-se um Christopher Ward Jubilee RaSP em platina que apresenta no mostrador azul escuro a coroa e a insígnia da Rainha Isabel, bem como as datas alusivas ao seu reinado. No fundo, inclui a referida inscrição ‘Royalty and Specialist Protection’. A estimativa: entre 1.000 e 1.500 libras.
O leilão Fine Jewellery, Watches & Silver começa às 09h30 do dia 28 de novembro. A coleção completa está catalogada enquanto Lote 380.
Visite o site oficial da Dawsons para mais informações.