Os novos Tudor Pelagos FXD: veleiros de pulso

Sabia que os novos Pelagos FXD que vieram celebrar a parceria da Tudor com a Alinghi Red Bull Racing distinguem-se, entre outros aspetos, por combinarem compósito de carbono, titânio e aço inoxidável na caixa, como referência aos materiais que são usados na embarcação hydrofoil AC75 da reconhecida equipa suíça de vela?

Foi já em pleno verão que a Tudor lançou dois novos Pelagos FXD, numa versão de três ponteiros e numa versão cronográfica, que celebram a sua associação iniciada em 2022 com a Alinghi Red Bull Racing e que, na altura, veio estrear a incursão da Tudor pelo mundo da competição em vela. De perfil robusto, os novos relógios têm claramente inspiração marítima ou não integrassem uma das linhas da marca mais associadas ao mar.

O Pelagos FXD Alinghi Red Bull Racing Edition e o Pelagos FXD Chrono Alinghi Red Bull Racing Edition
Pelagos FXD Alinghi Red Bull Racing Edition e Pelagos FXD Chrono Alinghi Red Bull Racing Edition | © Tudor

O Pelagos FXD Alinghi Red Bull Racing Edition e o Pelagos FXD Chrono Alinghi Red Bull Racing Edition têm como base o Pelagos FXD, tal como o nome indica, mas surgem com códigos estéticos e elementos técnicos inspirados no AC75 da Alinghi Red Bull Racing. Com 42mm (na versão três ponteiros) e 43mm (na versão cronográfica), os novos relógios combinam assim  três materiais que, de forma similar, integram a estrutura da embarcação que evocam: compósito de carbono de alta-tecnologia na caixa e disco da luneta rotativa, material utilizado pela primeira vez pela marca suíça; aço 316L no fundo e na caixa do movimento; titânio na luneta, coroa e botões. No AC75, o aço inoxidável descobre-se nas lâminas hydrofoil e nos acessórios do casco de 20,7 metros, a fibra de carbono também no casco, assim como  no mastro de 26,5 metros e o titânio também nos acessórios do casco no hydrofoil

Embarcação AC75 da Alinghi Red Bull Racing
Embarcação AC75 da Alinghi Red Bull Racing

Mas as alusões à embarcação e à equipa Alinghi vão mais além nos novos relógios. A caixa FXD, caraterizada pelas barras fixas para a bracelete e originalmente desenvolvida com mergulhadores de combate da marinha francesa, é estanque até 200 metros e encimada por uma luneta bidirecional graduada de 6 a 60 para permitir acompanhar as contagens decrescentes tão associadas ao início das regatas. O fundo é personalizado com a gravação do logótipo da Alinghi Red Bull Racing. Por outro lado, os mostradores surgem em team blue, o azul da equipa suíça de vela, com ponteiro central e molduras dos contadores do modelo cronógrafo, em vermelho, neste caso numa alusão às riscas vermelhas do AC75. Outro apontamento é a subtil inscrição «Alinghi Red Bull Racing» no réhaut que se encontra na periferia do mostrador. Os novos modelos são ainda complementados pelos característicos indexes quadrados das horas e por ponteiros SnowFlake, mas agora em compósito de cerâmica luminescente. 

Pelagos FXD Alinghi Red Bull Racing Edition com capacete da Tudor e da equipa Alinghi Red Bull Racing por trás
Pelagos FXD Alinghi Red Bull Racing Edition | © Tudor

Por fim, destaque para a bracelete produzida pela Julien Faure, como é habitual, mas com uma construção específica para os modelos Pelagos FXD. Feita a partir de uma só faixa de tecido Jacquard de 22mm também em azul team blue com apontamentos vermelhos e uma fivela de titânio com um sistema de fecho de contacto, que se adapta a diferentes tamanhos de pulso. 

O Pelagos FXD Alinghi Red Bull Racing Edition e o Pelagos FXD Chrono Alinghi Red Bull Racing Edition
Pelagos FXD Alinghi Red Bull Racing Edition e Pelagos FXD Chrono Alinghi Red Bull Racing Edition | © Tudor

Os novos Pelagos FXD e Pelagos FXD Chrono Alinghi Red Bull Racing Edition estão equipados com calibres automáticos com certificação COSC, rotor monobloco em tungsténio, espiral em silício e reserva de corda de 70 horas.

Outras leituras