A. Lange & Söhne Odysseus em ouro branco

A manufatura A. Lange & Söhne já tinha avisado que o Odysseus desvelado no passado mês de outubro era o primeiro de uma nova linhagem no catálogo da marca. E foi sem surpresa que, no âmbito da Watches & Wonders digital, surgiu um segundo modelo — embora a versão apresentada em ouro branco e sem bracelete metálica tenha sido algo inesperada.

Já seria de esperar que a família Odysseus ganhasse um ou mais membros durante a primavera de 2020 com o advento da Watches & Wonders. A feira anteriormente designada Salon International de la Haute Horlogerie não se pode realizar fisicamente, mas as novidades começam a ser apresentadas na plataforma digital criada para o efeito e foi por essa via que a A. Lange & Söhne introduziu uma nova variante do Odysseus, depois do modelo inaugural em aço que tivemos a oportunidade de apresentar em outubro do ano passado e de recentemente termos feito uma abordagem mais detalhada ao relógio que operou uma revolução desportiva no catálogo da manufatura germânica.

ODYSSEUS Leather Strap Soldat © A. Lange & Söhne
O novo Odysseus com uma correia em couro castanho pespontado © A. Lange & Söhne

O advento do Odysseus prendeu-se claramente com a intenção de a marca abrir uma nova dimensão e o modelo inicial seguia a premissa do relógio feito no mais democrático dos metais, o aço, mas com acabamentos dignos de modelos de alta relojoaria em metais preciosos. O design integrado da proeminente bracelete e o ineditismo do aço deixavam adivinhar novos modelos no mesmo metal com eventuais variações na cor do mostrador e complicações adicionais, mas a Lange foi por outro caminho: o novo Odysseus mantém as mesmas caraterísticas técnicas, mas estreou uma nova caixa em ouro branco, novas vestimentas (correia de pele e bracelete em cauchu) e um novo rosto com um tom cinzento e diferentes acabamentos de mostrador.

A génese do Odysseus

Quando os responsáveis do desenvolvimento de produto na A. Lange & Söhne apresentam novas ideias, perguntam-se obrigatoriamente se é possível integrar o conceito numa das linhas de produto previamente existentes ou se é necessária uma abordagem completamente original. Nalguns casos, a pergunta não é de resposta fácil e são necessárias várias tentativas para se encontrar a melhor solução — e foi precisamente o que aconteceu com o Odysseus. Quando se tornou evidente que a combinação da emblemática data sobredimensionada em janela dupla da Lange com a indicação do dia da semana igualmente grande no lado oposto pedia um design diferenciado, logo se gerou o consenso de que a nova disposição de mostrador se tornaria na principal caraterística da sexta família de relógios da A. Lange & Söhne.

© A. Lange & Söhne
O rosto azul do modelo inaugural em aço da coleção Odysseus © A. Lange & Söhne

Desvelado a 24 de outubro de 2019, precisamente no mesmo dia em que se cumpria o 25º aniversário da estreia da primeira coleção da nova era sob a batuta de Walter Lange e Günter Blümlein, ficou claro que o Odysseus tinha sido idealizado para os aficionados e colecionadores da marca (ou quaisquer outros interessados…) que desejassem usar o seu relógio Lange mesmo naquelas circunstâncias mais radicais em que um exemplar mecânico de precisão seria aconselhavelmente colocado de lado. O seu visual proeminente dá ainda mais ênfase à vocação dinâmica do relógio.

O novo Odysseus em ouro branco

Odysseus Close Up
Os acabamentos decorativos do novo mostrador cinzento são diferentes dos que foram utilizados no mostrador azul © A. Lange & Söhne

Depois do primogénito em aço, o segundo modelo da nova família combina uma caixa em ouro branco de 40,5 milímetros com um mostrador cinzento. Ponteiros em ouro branco e apliques entalhados de formato bastão asseguram uma boa visibilidade contra o fundo mais sombrio devido à tonalidade do mostrador. Os algarismos da data sobredimensionada e as letras do dia da semana destacam-se em branco sobre cinzento. Com uma altura de 2,4 milímetros, são facilmente legíveis mesmo em precárias condições de luz. Tal como os ponteiros das horas e dos minutos, os indexes das horas são luminescentes. Os sulcos em relevo por baixo dos apliques das horas sublinham o efeito texturado. Contrastam com as superfícies brilhantes e mates do mostrador principal e do submostrador. O número 60 a vermelho no anel periférico inclinado em tom prateado e com a escala dos minutos impressa proporciona uma subtil variação de cor ao conjunto.

ODYSSEUS © A. Lange & Söhne
O sistema sobredimensionado de data e dia da semana assente em discos e anéis © A. Lange & Söhne

Os dois botões oblongos para a correção do dia e da data estão colocados de ambos os lados da coroa e acentuam a proeminente arquitetura da caixa em ouro de três níveis, para além de facilitarem o rápido acerto das indicações de calendário. O acabamento da caixa e das asas é caraterizado pela alternância de superfícies escovadas e chanfros polidos. E a nova versão faz-se acompanhar de duas alternativas de roupagem: estão à disposição uma bracelete de borracha e uma correia de pele cosida à mão de construção integrada. A versão em cauchu inclui pequenos túneis de ar para um superior conforto de utilização.

ODYSSEUS Rubber Strap Soldat © A. Lange & Söhne
O Odysseus com bracelete de cauchu; atente-se bem ao acabamento anterior para proporcionar maior conforto e aderência © A. Lange & Söhne

O relógio é alimentado pelo calibre de manufatura L155.1 Datomatic, desenvolvido exclusivamente para o Odysseus. O nome do movimento evoca a combinação entre o mecanismo da data e a corda automática. Para garantir uma elevada precisão de batimento independentemente de factores externos, o balanço funciona a uma frequência de 28.800 alternâncias por hora (4 hertz). Os parafusos excêntricos do balanço estão colocados em reentrâncias para minimizar qualquer turbulência de ar que possa afetar a cadência. O calibre apresenta uma autonomia máxima de corda de 50 horas. Esqueletizado e parcialmente banhado a ródio preto, o rotor de eixo central e com massa centrífuga em platina assegura uma transmissão constante de energia.

ODYSSEUS  © A. Lange & Söhne
O novo calibre Datomatic que motoriza o Odysseus © A. Lange & Söhne

Em linha com a filosofia da Lange, todos os componentes são criteriosamente acabados à mão e o movimento é assemblado duas vezes. Podem-se descobrir diversos pormenores artísticos através do fundo da caixa transparente em vidro de safira. Neles se incluem a platina em alpaca decorada com nervuras típicas de Glashütte, o padrão ondulado gravado na ponte do balanço e o chaton de ouro aparafusado acima da roda de escape.

The precise adjustment of the beat is performed with an eccentric and a whiplash spring.© A. Lange & Söhne
A regulação fina é feita através de um parafuso excêntrico © A. Lange & Söhne

As nossas impressões

Como referido, seria de esperar que a Lange optasse por uma nova cor de mostrador ou uma qualquer função adicional com base na estrutura em aço tão exaltada aquando da estreia do Odysseus — afinal de contas, a manufatura germânica nunca antes teve um relógio em aço na sua coleção regular, apenas um ou outro modelo excecional destinado a leilão (como o de tributo a Walter Lange). Também seria de esperar que no futuro houvessem versões em metal precioso, mas a marca antecipou-se e avançou agora com a variante em ouro branco sem bracelete metálica; o relógio mantém todo o seu charme de ave rara no contexto da coleção e tecnicamente é uma peça notável, mas sem a bracelete metálica vai haver muita gente a experimentar um tipo mais convencional de correia de pele ou bracelete de cauchu sem o contorno sobre as asas.

Several years elapse from the first idea of Lange s product developers to the completion of a prototype. © A. Lange & Söhne
© A. Lange & Söhne

Características Técnicas

A. Lange & Söhne
Odysseus em ouro branco

Odysseus com bracelete em cauch © A. Lange & Söhne
Odysseus com bracelete em cauch © A. Lange & Söhne

Referência/ 363.068 (bracelete em cauchu) / 363.038 (correia em pele)
Movimento/ Mecânico de corda automática, calibre L155.1 Datomatic, decorado e assemblado à mão, rotor central de direção unidirecional com massa centrifuga em platina, ponte do balanço gravada à mão, 31 rubis, 4Hz (28.800 alt/h), 50 horas de reserva de corda.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos com sistema stop seconds, dia da semana e data.
Caixa Ø 40,5 mm / Ouro branco. Vidro e fundo em vidro de safira. Estanque até 120 metros.
Bracelete ou correia/ cauchu preto ou calfe castanha pespontada; em ambos os casos com fecho de báscula
Preço/ a determinar

Outras leituras