fbpx

A Espiral do Tempo vai de férias, mas deixa sugestões de leitura…

Todos merecemos uns dias de descanso e é isso que vai acontecer ao longo das próximas duas semanas. A equipa da Espiral do Tempo vai de férias: explorar o mundo, descansar, relaxar e procurar novas histórias como inspiração. Por isso mesmo, o site não será atualizado durante esse período de tempo. Prometemos, no entanto, que vamos regressar cheios de energia e preparados para enfrentar mais um ano relojoeiro que promete.

Mas ausência não significa falta de conteúdo e é por isso que deixamos algumas sugestões de leitura para as próximas duas semanas. Se, entretanto, qualquer questão surgir, não há que hesitar. Basta um e.mail e nós responderemos assim que estivermos de volta. Por outro lado, também vamos dando sinais de vida na nossa página de Facebook. Para já, e para além da edição de verão da Espiral do Tempo, aqui seguem algumas sugestões:


Watch Test

Análise dos melhores relógios, complementada com fotos que elevam os pormenores a um nível surpreendente.


Graham Siverstone Vintage

EdT50 Graham Silverstone Vintage 44
© Espiral do Tempo Studio

Graham divide a sua coleção de cronógrafos entre o Chronofighter, com a sua emblemática alavanca de acionamento de inspiração aeronáutica, o Swordfish, de contadores protuberantes, e o Silverstone, de associação aos desportos motorizados. O novo Silverstone Vintage recupera os códigos dos primórdios da indústria automóvel, com grafismos e pormenores evocativos da épica era das corridas de resistência. Continuar a ler…
Zenith Christophe Colomb Hurricane Grand Voyage II

Cristovão Colombo
© Zenith

Uma obra-prima não só mecânica, devido à sua complexidade, mas também arquitetónica, pela aplicação do calibre na caixa, e artística, tanto pelas pinturas como pela gravação. O protagonista: o explorador/conquistador Cristóvão Colombo, em destaque no fundo de cada um dos dez exemplares do relógio. Continuar a ler…


Patek Philippe Multi-Scale Chronograph Ref.5975: Calculador de pulso

© Patek Philippe
© Patek Philippe

No conjunto de relógios excecionais apresentados pela Patek Philippe no âmbito das comemorações do seu 175.º aniversário, houve um modelo a destacar-se pelo seu estilo marcadamente vintage: o Multi-scale Chronograph Ref. 5975 que, como o nome indica, é caraterizado por um mostrador dotado de três diferentes escalas logarítmicas concêntricas. Um regresso a um passado no qual os relógios serviam também de calculadoras. Continuar a ler…


Jaeger-LeCoultre Master Compressor Pro Geographic Navy SEAL’s

Diving Pro Geographic Navy SEALs
© Espiral do Tempo Studio

A linha Master Compressor permitiu à Jaeger-LeCoultre dotar a sua elegante coleção de um segmento vincadamente desportivo, cuja vertente mais radical é a gama Diving Pro, com a chancela Navy SEALs, pronta para enfrentar as hostilidades do meio subaquático. O Diving Pro Geographic Navy SEALs em ouro rosa é o mais prestigiado de todos os modelos militares e de mergulho já concebidos pela Grande Maison. Continuar a ler…


Montblanc Star Twin Moonphase

Star Twin Moonphase © Espiral do Tempo Studio
© Espiral do Tempo Studio

Conhecida por ser uma marca abrangente que faz incidir a sua qualidade numa alargada gama de produtos, a Montblanc tem prestado especial atenção à sua coleção relojoeira com modelos que vão desde os mais simples aos mais complexos. O Star Twin Moonphase insere-se na gama elegante e apresenta duas pequenas complicações: um submostrador para a data analógica e outro para as duas luas, como indica o nome. Sim, porque a Lua surge de maneira diferente nos dois hemisférios… Continuar a ler…


TAG Heuer Aquaracer 300 M Chronograph

TAG Heuer Aquaracer 300M © Espiral do Tempo Studio
© Espiral do Tempo Studio

Herdeira da mítica Série 2000 estreada em 1982, a linha Aquaracer passa por ser a mais robusta e desportiva da TAG Heuer — e, em 2014, sofreu uma renovação que, apesar de significativa, em nada alterou a sua personalidade. Não houve revolução, houve evolução através da depuração estilística da caixa, do mostrador, da luneta e dos ponteiros. O Aquaracer 300M Chronograph é um dos pontas de lança da nova coleção.


F.P.Journe Chronomètre Optimum

F.P. Journe Invenit et Fecit Chronomètre Optimum © Espiral do Tempo Studio
© Espiral do Tempo Studio

A precisão absoluta tem sido a grande demanda da relojoaria mecânica tradicional desde os seus primórdios, e François-Paul Journe demorou uma dúzia de anos até conseguir a sua própria pedra filosofal – concretizar o projeto de relógio mecânico mais preciso em existência. «Daí ter-lhe chamado Chronomètre Optimum; pode parecer pretensioso, mas está concretizado», refere o consagrado mestre sobre um modelo aparentemente simples, mas extremamente complicado. Continuar a ler…


Exclusivos

As histórias que resultam das nossas viagens, das nossas pesquisas e da nossa inspiração.

KonTiki: da epopeia para o pulso, por Miguel Seabra

ETO_KonTiki_12

Líderes de opinião e objetos de culto: muitas vezes, por trás de um grande relógio está uma grande personalidade. Como acontece com a linha KonTiki, da Eterna, e o explorador Thor Heyerdahl – que protagonizou uma épica saga em 1947, recentemente avivada por um filme nomeado para os Óscares. E, no ano em que comemora o 65º aniversário sobre o lançamento da sua mais emblemática linha, a Eterna apresentou o sexto diferente modelo sob a égide do KonTiki no atual catálogo da marca. Continuar a ler…


Angola: Que haja tempo… sempre!, por Alexandra Gonçalves

Lubango
Lubango © Bernardo Gramaxo

Está calor, demasiado trânsito, e os ponteiros do relógio impõem, minuto após minuto, ruidosamente, a ditadura do tempo. O quotidiano de Luanda é demasiado intenso… Sentada à secretária, conto os tais minutos (os segundos, talvez) para seguir para o aeroporto e embarcar rumo ao destino escolhido. Uma outra Angola, tão diferente daquela que vislumbro por entre a janela, com vidro, betão e aço inoxidável a entrecortar a vista para o mar. Luanda é bonita, ainda assim. Mas…há o verde do Lubango…e as dunas do Deserto do Namibe. Outras paragens esperam por nós. Continuar a ler…


De mãos dadas pela música

© Espiral do Tempo
© Espiral do Tempo

A Espiral do Tempo teve, recentemente, a oportunidade de conhecer os compositores Kaija Saariaho e Vasco Mendonça, no âmbito da apresentação em Portugal do programa Mentors & Protégés, desenvolvido pela Rolex. Respetivamente ‘mentor’ e ‘discípulo’, Kaija e Vasco são os protagonistas da área da música neste que é um projeto que apoia as artes numa lógica de transmissão de saberes e partilha de experiências. Continuar a ler…


Novo Oris Big Crown ProPilot com batismo aéreo, por Miguel Seabra

ETO_Oris_BigCrown_ProPilot_02

Em Ambri — Foi em ambiente adequadamente aeronáutico que a Oris lançou mais um relógio de piloto para a sua coleção — apesar de não ter sido mais um relógio qualquer. O Oris Big Crown ProPilot Calibre 111 é o primeiro modelo de aviação dotado de um calibre próprio idealizado e concebido pela marca de Holstein. Continuar a ler…

Lumen Essência, por Carlos Torres

Luminescência
Lange 1 Lumen © A. Lange & Söhne

Se hoje pouco nos surpreende o facto de podermos ler na obscuridade o tempo no mostrador de um Panerai, de um Rolex Submariner, com o seu Chromalight azulado, ou na transparência de um Lange 1 Lumen, é porque a tecnologia que lhes está associada evoluiu ao longo de mais de 100 anos. Durante este período, a radioluminescência deu lugar à fotoluminescência, baseada, hoje, de forma esmagadora, na Super-LumiNova®. Continuar a ler…


Crónica “O tempo aqui”, por José Luís Peixoto

ETO_post_JLP

Há momentos a passar em todos os lugares onde estou. É assim com todos os que aceitam estar vivos, ventura e aventura, sorte que se sente em certas manhãs de abril ou, mesmo, quando se procura palavras que expliquem paradoxos. Continuar a ler…

Outras leituras