Exposição: Watchmakers – The Masters of Art Horology

Uma exposição itinerante que vai levar a grandes cidades do mundo a mestria de alguns dos mais aclamados nomes da relojoaria independente, através de um conjunto de instrumentos do tempo que pertencem a coleções privadas ou às coleções dos próprios criadores. Se vê-las isoladamente seria uma oportunidade a não perder, contemplá-las em conjunto quase que soa a impossível. Mas não é.

Com o nome Watchmakers – The Masters of Art Horology,  a mostra foi concebida por Claudio Proietti, da Maxima Gallery, com a leiloeira Phillips em associação com a Bacs & Russo, e abre as suas portas no dia 6 de abril em Roma, seguindo depois para Nova Iorque, Hong Kong e Londres.

A ideia de uma exposição que contemplasse o trabalho de relojoeiros independentes de referência surgiu na sequência da visita que Claudio Proietti fez ao atelier de Kari Voutilainen. Colecionador e apaixonado por relógios, Proeitti quis assim mostrar ao mundo como os melhores relojoeiros têm mais afininidade com artistas do que com os relojoeiros de nível industrial.

O resultado acabou por se traduzir num momento raro no âmbito da relojoaria que reúne uma seleção de criações relojoeiras de nomes como Christophe Claret, Christian Klings, De Bethune, Hajime Asaoka, Jean-Daniel Nicolas, Kari Voutilainen, Laurent Ferrier, Ludovic Ballouard, Philippe Dufour, Roger W. Smith, Romain Gauthier e Vianney Halter.

Só mais um apontamento: em exibição está também o histórico Anniversary Watch nº1, concebido pela lenda George Daniels, considerado por muitos como o pai da relojoaria moderna independente.

São 13 nomes incontonráveis reunidos numa só exposição. Impressionado? Nós também.

Aqui ficam as datas para que veja se alguma delas cabe na sua agenda:

Watchmakers – The Masters of Art Horology


Roma| de 6 a 15 de abril – MAXXI National Museum of the 21st Century Arts
Nova Iorque| de 26 a 30 de abril – Phillips, 450 Park Avenue
Hong Kong| de 24 a 28 de maio – 28 at Mandarin Oriental, 5 Connaught Road Central
Londres| de 19 a 26 de junho – Phillips, 30 Berkeley Square

Visite o site oficial da Maxima Gallery para mais informações.

Outras leituras