Aí está a Hölstein Edition 2022 que celebra o aniversário da Oris

Em Portugal, o dia 1 de junho é sinónimo de Dia da Criança; para a Oris, também é uma data muito especial, pois a marca celebra o seu aniversário. E para comemorar da melhor maneira aí está o novo Hölstein Edition 2022, que recupera a estética singular do Full Steel — um modelo de forte personalidade lançado no final da década de 90. A Oris celebra assim 118 anos.

Por Cesarina Sousa e Miguel Seabra

É uma tradição recente, mas já é tradição para a Oris: o lançamento de uma edição especial a cada dia 1 de junho, data do aniversário da fundação da marca. A iniciativa arrancou em 2020 (tradição recente, dissemos) e segue em frente. Neste último dia 1 de junho, a Oris apresentou o Hölstein Edition 2022, uma edição limitada a 250 exemplares que representa também uma viagem a um passado relativamente recente.

E o que são as Hölstein Editions, especificamente? Rolf Stüder, Co-CEO da Oris, explicou no ano passado: «Trata-se de um relógio muito especial, de produção limitada, para amantes da Oris e da relojoaria mecânica. É como um presente de aniversário para contar a história da Oris que as pessoas tanto apreciam». E este ano acrescentou: «O mais importante é o facto de os relógios estarem ligados ao nosso aniversário — a empresa foi fundada a 1 de junho de 1904. Este lugar e este vale definem quem somos; por isso, se gostarmos, podemos considerar que são um presente para nós próprios, mas também para a nossa comunidade. As Hölstein Editions têm sempre uma peculiaridade e contam sempre a nossa história. Por exemplo, são as únicas peças que incluem a gravação do Oris Bear. O Oris Bear é um meio de comunicar a história da Oris. É um símbolo de calor, de alegria e do nosso mote: seguir o próprio caminho.»

Oris Hölstein Edition 2022
Hölstein Edition 2022 | © Oris

O nome — Hölstein — alude à localidade de origem da marca no norte da Suíça (perto de Basileia) e que, ainda hoje, continua a ser o local onde está sediada. Limitado a 250 exemplares, o Hölstein Edition 2022 surge como a reinterpretação de um modelo lançado pela Oris na feira de Basileia em 1998 e que… foi o primeiro Oris que Rolf Stüder desejou ter, como fez questão de nos referir numa das sessões Alive & Ticking que promovemos no Instagram aquando do primeiro grande confinamento provocado pela pandemia, em abril de 2020.

Oris Hölstein Edition 2022

O Hölstein Edition 2022 é diretamente inspirado no Full Steel, que se destacava pela sua imponente arquitetura em aço (daí o nome) e que foi a estrela da companhia nesse ano de 1998. A Oris tinha estreado um ano antes, numa caixa redonda mais clássica e em dois tamanhos, o Worldtimer dotado do Calibre 690 — um relógio GMT de ajuste particularmente fácil. O Worldtimer foi apresentado enquanto estreia mundial graças a botões laterais que permitiam ajustar a hora local em saltos de uma hora para a frente ou para trás; a novidade consistia no facto de a data também mudar à medida que a hora passava da meia-noite, em qualquer direção do acerto.

Full Steel, o relógio que serviu de inspiração à nova edição Hölstein de 2022, num anúncio de 1998
Full Steel, o relógio que serviu de inspiração à nova edição Hölstein de 2022, num anúncio de 1998 | © Oris

Após o lançamento do Worldtimer em 1997, no ano seguinte a marca decidiu utilizar o Calibre 690 numa coleção que exaltava o aço; essa coleção seria também o ponto de partida para uma outra atualmente vigente e de grande sucesso, a Aquis. Duas dúzias de anos depois da estreia em Basileia, e numa altura em que os relógios de design integrado reganharam popularidade entre os aficionados, a Oris foi aos seus arquivos para surpreender tudo e todos. Com caixa de 36,5 mm em aço semelhante à do original Full Steel (na altura os diâmetros eram muito contidos!), o Hölstein Edition 2022 está equipado com uma versão atualizada do Calibre 690, que indica as horas e minutos com dispositivo de avanço ou recuo de uma hora, pequenos segundos, data, horas e minutos do local de origem com indicador de dia/noite.

Mostrador do Oris Hölstein Edition 2022
Hölstein Edition 2022 | © Oris

Cabe a um mostrador azul escuro (o original de 1998 tinha variantes de mostrador branco, preto e azul) apresentar todas as indicações, com destaque para um contador sobredimensionado das 12 horas, localizado às 3 horas. Às 9 horas descobre-se o submostrador dos pequenos segundos. Outro apontamento de destaque são as referências +/- em vermelho, alusivas à possibilidade de acerto fácil do fuso horário em incrementos de uma hora através de dois botões localizados nos flancos da caixa. Exatamente a mesma disposição dos mostradores estreados no Worldtimer de 1997 e no Full Steel Worldtimer de 1998. E que tornam a leitura mais intuitiva, já que há há dois pares de ponteiros das horas e dos minutos: não é preciso fazer qualquer cálculo mental, os dois fusos horários distintos estão ambos apresentados de maneira bem clara (em vez dos sistemas mais usuais onde o ponteiro dos minutos é comum).

Depois, há que referir o design específico dos algarismos, atualizado em relação ao modelo original e enaltecido pelo revestimento Super-Luminova. A janela da data localiza-se às 6 horas e tem como mérito o facto de ser bem legível. O azul do mostrador varia em nuances, consoante a incidência da luz, e é apimentado por decorações em relevo circulares. A referência ‘Full Metal’ às seis horas reforça a homenagem ao modelo original e alude ao conceito integrado. A estética metálica é reforçada não apenas pela caixa e bracelete de três elos com acabamentos polidos e escovados, mas também pelo protetor da coroa e botões de acerto numa posição menos convencional — mas que respeitam o posicionamento original.

Verso de caixa com gravação especial do urso da Oris do Oris Hölstein Edition 2022
Hölstein Edition 2022 | © Oris

Tal como aconteceu com as Hölstein Editions lançadas até ao momento, cada exemplar tem o fundo personalizado com o bem-disposto Oris Bear e com o respetivo número de edição limitada. O novo Hölstein Edition 2022 tem um preço recomendado de 4.000 euros e disponibilidade prevista para julho deste ano.

As nossas impressões

Como refere Rolf Stüder, as Hölstein Editions estão muito ligadas à história da Oris — e se assumirmos que cada uma delas evoca essa mesma história, então o Full Metal pode ser encarado como o recontar de um capítulo importante do trajeto da marca. Porque foi na segunda metade da década de 90 que a Oris se afirmou definitivamente como uma marca independente que exaltava as virtudes da relojoaria mecânica numa era em que outras casas de prestígio ainda utilizavam muito o quartzo. O novo relógio é esteticamente inspirado no modelo original de 1998 e nem no tamanho cede à passagem do tempo. De aparência pujante, tem, porém, quase como contraste, um diâmetro midsize — o que faz com que seja versátil, unissexo e até atual: afinal os diâmetros mais pequenos são hoje considerados tendência. Seja como for, o Hölstein Edition 2022 tem um design muito próprio e aposta numa estética metálica que hoje faz as delícias de muitos — e aí está mais um toque de atualidade num relógio que é inspirado em outros tempos. Depois, integra a função de GMT, sempre útil e de fácil utilização, neste caso. Comparando com o modelo do passado, da nossa parte gostámos dos retoques que foram feitos.

Estojo especial com o Oris Hölstein Edition 2022
Hölstein Edition 2022 | © Oris

Mais uma vez, a Oris aposta num relógio que, como um todo, é uma homenagem à marca e ao seu local de origem por permitir este regresso ao passado e a parte de trás guarda consigo a gravura do Oris Bear, uma personagem do presente criada para despertar sorrisos, como tanto a Oris o reforça. É o facto de ocupar uma posição que une o ontem e o hoje que faz do Hölstein Edition 2022 um relógio de pulso com muito mérito. As Hölstein Editions tornaram-se em pouco tempo parte do plano anual da marca, com as pessoas a aguardarem-nas com expectativa, de acordo com Rolf Stüder. Por isso, o Hölstein Edition 2022 será certamente uma boa surpresa para muitos Oristas, mas não só.

Características Técnicas

Oris
Hölstein Edition 2022
Edição limitada a 250 exemplares com estojo especial em madeira

Ano de lançamento | 2022

Oris Hölstein Edition 2022 em fundo branco
Hölstein Edition 2022 | © Oris

Referência | 01 690 7780 4085-Set
Movimento | Mecânico de corda automática, Oris Calibre 690, 38 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, data e segundo fuso horário.
Caixa Ø 36,5 mm | Aço, vidro de safira com antirreflexo no interior, fundo aparafusado e personalizado com gravações especiais. Estanque até 5bar.
Mostrador | Azul, indexes, numerais e ponteiros com Super-LumiNova®.
Bracelete | Metálica multipeças em aço inoxidável com fecho de báscula
PVP recomendado | 4.000 €

Visite o site oficial da Oris para mais informações.

Outras leituras