fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oris celebra aniversário com edição limitada Hölstein Edition 2021

Foi no dia 1 de junho, data de aniversário da fundação da Oris, que a marca suíça apresentou o Hölstein Edition 2021, uma nova versão em edição limitada a 250 exemplares do modelo Big Crown.

«Trata-se de um relógio muito especial, de produção limitada, para amantes da Oris e da relojoaria mecânica. É como um presente de aniversário para contar a história da Oris que as pessoas tanto apreciam», refere Rolf Studer, Co-CEO da Oris ao falar do novo Hölstein Edition 2021, uma edição limitada a 250 exemplares, lançada no dia 1 de junho, data de aniversário da fundação da marca que celebra este ano o seu 117º aniversário.

Oris Hölstein Edition 2021
A luneta canelada dá lugar a uma luneta plana e linhas mais fortes e limpas | © Oris

O modelo base do relógio agora apresentado é o Big Crown, um relógio lançado em 1938 como instrumento do tempo para aviadores e que tem feito parte da coleção da Oris, desde então. O nome do Big Crown original está relacionado com a dimensão da coroa, pensada para facilitar o seu manuseamento durante os períodos de voo. Ao mesmo tempo, o relógio destacava-se ainda pela prática função ‘pointer date’ cujo nome também diz tudo: um ponteiro central indica a data seguindo os dias do mês que estavam dispostos na periferia do mostrador.

O novo Oris Hölstein Edition 2021 segue assim as linhas base da coleção, surgindo no entanto com alguns elementos inéditos, como não poderia deixar de ser.

Oris Hölstein Edition 2021

Com caixa de 38mm em aço inspirada no modelo original, o Hölstein Edition 2021 é o primeiro relógio da marca a ser equipado com o Calibre 403, um movimento automático da Série 400 da Oris, inaugurada em 2020, totalmente desenvolvido in-house.

Para trás em relação a outros modelos fica a luneta canelada dando lugar a uma luneta plana e linhas mais fortes e limpas. A paleta de cinzentos é uma alusão aos inovadores métodos industriais adotados pela Oris na primeira metade do séc. XX. Já os numerais foram inspirados em referências do arquivo da marca.

Oris Hölstein Edition 2021 e o estojo especial em madeira de cerejeira em que é entregue
Uma edição limitada a 250 exemplares com estojo especial em madeira de cerejeira | © Oris

O Calibre 403 vem partilhar a mesma arquitetura e alta performance que o Calibre 400, nomeadamente, uma reserva de corda de cinco dias, níveis superiores de antimagnetismo e garantia de 10 anos. Por outro lado, foram adicionados os pequenos segundos às 6 horas, bem como a indicação ‘pointer date’, que faz parte dos modelos da coleção. A extremidade em vermelho do ponteiro central da data, bem como o ponteiro dos pequenos segundos da mesma cor acrescentam vida a todo o conjunto

A marca refere ainda que se trata do primeiro Big Crown de 38mm do século XXI e, claro, tal como vem sendo habitual, cada exemplar tem o fundo personalizado com o bem-disposto Urso da Oris e com o número de edição limitada.

«Na Oris temos sorte. Adoramos o que fazemos. Melhor ainda, pessoas de todo o mundo adoram o que fazemos. Sabemos que nenhuma delas ´necessita´ de um relógio Oris. Os relógios mecânicos de luxo estão para além daquilo que é essencial à nossa sobrevivência e existem, claro está, alternativas eletrónicas mais acessíveis. Mas isso nada tem que ver com a razão de a Oris existir. O que fazemos traz felicidade às pessoas, fá-las sorrir. Um relógio pode orientar-nos, dar-nos estrutura e ajudar-nos a ter noção do tempo, mas a sua beleza e engenho mecânico também nos proporcionam momentos de felicidade», explica o Co-CEO. «É algo que acarreta grande responsabilidade. Termos o dever de criar relógios que façam as pessoas sorrir. Dever esse que apreciamos e vimos cumprindo há 117 anos e tencionamos continuar a fazê-lo», acrescenta.

Verso da caixa do Oris Hölstein Edition 2021 com gravação especial do urso da marca
Cada exemplar tem o fundo personalizado com o bem-disposto Urso da Oris e com o número de edição limitada | © Oris

Equipado com correia cinzenta em pele, a condizer com o mostrador, o novo relógio tem um preço recomendado de 3.400 euros.

As nossas impressões

Uma edição limitada particularmente ligada à história de uma marca e que traduz os valores que fazem essa marca. A Oris tem vindo a construir nos últimos anos uma identidade muito própria, assumindo o seu lugar de forma discreta, mas fazendo-se apreciar por relógios com mecânica de qualidade, acessíveis e que servem para ser usados e usufruídos sem medos. A pegada que a marca tem procurado deixar é uma pegada positiva, com os pés bem assentes na terra – no mundo com ações ligadas especialmente ao ambiente, e no pulso das pessoas com relógios de design bem marcado, que despertam paixões e que, aos poucos, têm vindo a ser valorizados com movimentos in-house.
O Oris Hölstein Edition 2021 vem reforçar todos estes fatores e vem traduzir, mais uma vez, uma forma de ser e de estar, que enaltece algo que por vezes se tende a esquecer em relojoaria: em última análise, mais do que o lado funcional, há todo um lado de tirar partido do que se gosta, de «sorrir» porque se tem um relógio de que gostamos. A parte da frente do relógio relembra-nos a história da marca; a parte de trás conforta-nos com a boa disposição do Urso criado para despertar sorrisos. Resta juntar a tudo isto as boas memórias que no futuro cada exemplar desta edição limitada irá contar. Até porque o preço e os 10 anos de garantia oferecidos pela marca são um atestado de confiança a um produto que não nasceu certamente para estar quieto na gaveta.

Oris Hölstein Edition 2021 em fundo branco
Oris Hölstein Edition 2021 | © Oris

Visite o site oficial da Oris para mais informações.

Características Técnicas

Oris
Hölstein Edition 2021

Edição limitada a 250 exemplares com estojo especial em madeira de cerejeira
Ano de lançamento | 2021

Referência | 01 403 7776 4083-Set
Movimento | Mecânico de corda automática, Oris Calibre 403, 120 horas de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos, data.
Caixa Ø 38 mm | Aço, vidro de safira, abobadado, acabamento
antirreflexo no interior, fundo aparafusado e personalizado com gravações especiais. Estanque até 50 metros (5bar).
Mostrador | Cinzento, indexes, numerais e ponteiros com Super-LumiNova®.
Bracelete | Pele cinzenta com dispositivo de ajuste rápido.
PVP recomendado | 3.400 €
Garantia | Alargada a 10 anos após inscrição em MyOris. Aplicável ao relógio e movimento. Revisão recomendada de 10 em 10 anos, verificação de estanqueidade recomendada a cada 5 anos.

Outras leituras