fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alerta verde: ondas gigantes com a Tudor na Nazaré

Na Nazaré | A Nazaré concita as atenções do surf mundial, com mais uma grande jornada de ondas gigantes a decorrer ao longo do dia de hoje. A Tudor é title sponsor do Nazaré Tow Surfing Challenge e apresenta o seu primeiro embaixador português: Nic Von Rupp.

Sim, Nic Von Rupp é mesmo português. O popular surfista de Sintra — que deve o seu nome pouco lusitano à sua ascendência alemã, americana e suíça — foi esta semana apresentado como embaixador da Tudor e está a cavalgar as ondas gigantes da Nazaré com um Pelagos no pulso, sendo assistido pela mota d’água do brasileiro Lucas Bianchi no Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa (sim, o nome do evento contém dez palavras…).

Surfista português Nic von Rupp com a prancha e close-up do seu pulso com o Tudor Pelagos
Nic Von Rupp e o seu Pelagos | © Tudor

Logo que houve a certeza de que haveria vagas de monta, a World Surf League lançou o segundo alerta verde da temporada e os grandes especialistas das ondas gigantes estão a passar o dia em animado despique. A associação da Tudor ao mundo do surf foi surpreendente mas não menos pertinente; afinal de contas, e para além de uma velha ligação aos desportos motorizados, a marca genebrina tem tido relógios de mergulho no seu catálogo há mais de meio século e essa inspiração marítima tornou natural o patrocínio. Parta mais, o slogan #BornToDare tem tudo a ver como o surf de ondas grandes — um desporto inflexível e desafiante que a Tudor considera refletir de maneira ideal a sua audácia.

Black Bay Fifty-Eight Bronze e Black bay fifty-Eight em aço na Nazaré
Black Bay Fifty-Eight Bronze e Black bay fifty-Eight em aço na Nazaré | © Paulo Pires e Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Foi com um relógio Tudor no pulso que muitos audazes alcançaram feitos relevantes em terra, no gelo, no ar ou debaixo de água. Porque os relógios Tudor são feitos para resistir às condições mais extremas e idealizados para os estilos de vida mais desafiantes. Com a adição de Nic Von Rupp, a sister company da Rolex cimenta o seu envolvimento global com o surf e reforça a sua mensagem de audácia. Nascido em 1990 e criado em Sintra, com um pai de descendência alemã e americana e uma mãe suíça, Nic Von Rupp tem já um robusto background internacional de viagens e aventuras. Começou a surfar com apenas nove anos e a sua ambição levou-o a uma carreira bem sucedida no escalão júnior; quando passou a profissional, Nic passou a viajar e competir na World Qualifying Series, tendo sido eleito ‘European Surfer of the Year’ em 2013.

O novo Tudor Pelagos FXD na mão
O novo Tudor Pelagos FXD | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O seu desenvolvimento enquanto surfista levou o sintrense a buscar experiências de surf mais desafiantes, começando por swells massivos em todo mundo e procurando surfar a melhor onda gigante que encontrasse. Nos últimos cinco anos, Nic Von Rupp tem-se destacado no circuito mais radical — testando os limites em locais míticos como a Nazaré, Mavericks e Jaws.

A competição

O Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa está a contar com a participação de nove equipas de dois elementos (o surfista e o apoio de mota d’água) que estão distribuídos em três grupos de três duplas cada. A competição terá um total de seis heats de 60 minutos cada e cada grupo participa em dois heats, sendo que os elementos das equipas vão alternar entre o surf propriamente dito e a condução do jet ski.

As equipas do Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa de dia 10 de fevereiro de 2022
As equipas do Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa de dia 10 de fevereiro de 2022 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Aqui fica o elenco do Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa:

Team Red: Lucas Chianca (Brasil), Nic Von Rupp (Portugal)
Team Cyan Blue: Justine Dupont (França), Antonio Laureano (Portugal)
Team Brown: Andrew Cotton (Grã-Bretanha), Will Skudin (EUA)
Team Pink: Rodrigo Koxa (Brasil), Eric Rebiere (França)
Team Green: Axi Muniain (EUK), Francisco Porcella (Itália)
Team Blue: Michelle Bouillons (Brasil), Ian Cosenza (Portugal)
Team Yellow: Rafael Tapia (Chile), Jaime Mitchell (Austrália)
Team Purple: João de Macedo (Portugal), António Silva (Portugal)
Team Black: Maya Gabeira (Brasil), Pierre Caley (França)

No final do dia serão atribuídos vários prémios — Men’s Best Performance (surfista masculino com as duas ondas mais pontuadas), Women’s Best Performance (surfista feminina com as duas ondas mais pontuadas), Best Team Performance (total das duas melhores pontuações dos dois elementos de uma mesma equipa) e o Jogos Santa Casa Most Committed Award (atribuído ao surfista que mostrou maior entrega ao longo do dia).

Vista do farol para o mar da Nazaré
Tudo a postos para a Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge Presented by Jogos Santa Casa vai ser transmitido ao vivo na Red Bull TV e em WorldSurfLeague.com. Se as condições permitirem a conclusão da prova, atualizaremos posteriormente esta notícia com mais imagens e o nome dos vencedores.

Outras leituras