fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apple Watch: H. Moser & Cie responde com classe

Fala-se muito em smartwatches nestes tempos, tanto pelas suas especificidades, como também pelo facto de se falar nas implicações deste mercado no campo da relojoaria tradicional em geral e da relojoaria suíça, em particular. Algumas marcas relojoeiras respondem a esta invasão unindo-se ao suposto inimigo — o Apple Watch é o mais referenciado — através do lançamento de relógios que também são ‘smart‘, mas que pretendem não fugir propriamente à história e herança das marcas.

Nascem assim os quase híbridos relógios de pulso que apostam nas mais recentes tecnologias, mas guardam consigo um mundo de tradição. Uma forma de mostrar que quem sabe construir relógios há tanto tempo, também sabe construir relógios ancorados nos tempos atuais.

Mas não é esse o caminho que segue a H. Moser & Cie, como se pode ver pelo mais recente lançamento da marca, num anúncio deveras provocador:

A ironia salta à vista em diversos sentidos: trata-se de um relógio cujo formato é nitidamente inspirado no próprio Apple Watch  e cuja apresentação é feita de modo a evocar igualmente o modo minimalista dos vídeos de apresentação da Apple. Basta ver pelo seguinte exemplo:

A resposta da pequena marca faz mesmo sorrir com vontade, tendo em conta que faz das características técnicas e de design do relógio algo de verdadeiramente especial, numa forma de mostrar que se trata de um relógio de pulso e pronto, com todas as suas qualidades e que aposta na simplicidade.

A nossa parte preferida: o modo como a palavra ‘connect‘ passa aqui a estar associada a momentos no mundo real e não virtual. Sem mensagens, sem chamadas, sem controlos de qualquer ordem, o relógio é assim referenciado como um elemento que irá ajudar a mudar a vida e a aproveitar o tempo de outra forma.

Quanto ao relógio em si, a H. Moser & Cie deu-lhe o nome de Swiss Alp Watch (mais um ponto de ironia) e surge com caixa em ouro branco (38,2 mm x 44 mm x 10,3 mm). As horas, os minutos e os segundos são apresentados num mostrador minimalista cujo pano de fundo passa por um efeito esfumado caraterístico da própria marca. No interior bate o calibre de corda manual HMC 324, com quatro dias de reserva de corda e 18.800 alt/h. Através do fundo em vidro de safira é possível ter acesso à reserva de corda. O relógio é complementado por uma correia em pele Kudu pespontada, com interior em verde e com fivela em ouro branco.

A propósito das reações a esta apresentação, temos lido alguns aspetos interessantes. Há quem refira que é uma forma de dar visibilidade à marca ou que é apenas uma resposta provocadora que a Apple pode ou não ignorar. Aqui para nós, fica o comentário de um leitor do Hodinkee que foca um ponto que nos parece interessante: «esta é uma forma de sublinhar as diferenças entre um smartwatch e um relógio verdadeiro para um consumidor que pode anteriormente não ter percebido.» ET_simb

Consulte o site oficial da H. Moser & Cie para mais informações.

Outras leituras