Dubai Watch Week 2019: as novidades (parte 2)

No Dubai | Para além dos fórums, debates e workshops, também houve novos relógios apresentados durante a Dubai Watch Week de 2019. Depois de uma primeira seleção, aqui ficam mais alguns modelos que vale a pena destacar.

A Dubai Watch Week consolidou-se como o evento relojoeiro culturalmente mais relevante do mundo logo a partir da sua segunda edição e a recentemente concluída quarta edição só veio confirmar esse estatuto. Mas, para além dos fórums, debates e workshops, também houve novos relógios apresentados. Depois de uma primeira leva já aqui apresentada, aqui ficam mais alguns modelos de destaque.

Girard-Perregaux Laureato Absolute Light Concept Reveal

Girard-Perregaux Laureato Absolute Light Concept Reveal © Miguel Seabra / Espiral do tempo
Girard-Perregaux Laureato Absolute Light Concept Reveal © Miguel Seabra / Espiral do tempo

A Girard-Perregaux surpreendeu com uma nova variante ultra-técnica do Laureato, assente numa caixa transparente de 44mm em vidro de safira com um design integrado diferente do Laureato tradicional — a ‘acoplagem’ da bracelete à caixa é linear e não com uma peça de reentrância, embora inclua uma inserção metálica contrastante. O movimento openworked é de corda automática e destaca-se claramente dentro da caixa transparente, com protagonismo para a mola principal bem visível dentro do tambor de corda. O Laureato Absolute Light Concept Reveal é uma espetacular evolução estilística na linha Laureato e pode servir de catapulta para uma nova coleção, confirmando o desejo do CEO Patrick Pruniaux em apostar num estilo mais moderno de relojoaria. Para já, o Laureato Absolute Light Concept Reveal mantém-se como um Concept Watch verdadeiramente exclusivo e sujeito a encomenda.

Hublot Classic Fusion Bronze Anticlockwise

Hublot Classic Fusion Bronze Anticlockwise © Hublot
Hublot Classic Fusion Bronze Anticlockwise © Hublot

Um dos modelos mais imaginativos entre as novidades apresentadas na Dubai Watch Week, embora não seja propriamente uma novidade e o conceito de horas invertidas já tenha sido utilizado ocasionalmente no passado: o Hublot Classic Fusion Bronze Anticlockwise é um relógio cool, limitado a 100 exemplares e com um visual surpreendente, imaginado por Mohammed Abdulmagied Seddiqi (COO da Seddiqi & Sons, entidade organizadora da Dubai Watch Week).
Para começar, apresenta uma caixa de 45mm em bronze envelhecido — sendo apenas a segunda vez que tão ancestral liga metálica é utilizada num relógio Hublot e a primeira em que surge já com patina. Depois, o mostrador — que nas versões Classic Fusion não costuma ter algarismos — inclui numeração hindu-arábica com uma disposição contrária ao habitual sentido dos relógios. Ou seja, o Hublot Classic Fusion Bronze Anticlockwise vira o tempo ao contrário… mas não é possível perceber isso imediatamente devido à ausência do ponteiro dos segundos. O Calibre 1112 foi modificado para projetar essa noção poética do tempo retrógrado…

Hublot Classic Fusion Bronze Anticlockwise © Miguel Seabra / Espiral do tempo
Hublot Classic Fusion Bronze Anticlockwise © Miguel Seabra / Espiral do tempo

H. Moser & Cie Swiss Alp Watch Dubai Edition 2019

H. Moser & Cie Swiss Alp Watch Dubai Edition 2019 © H. Moser & Cie
H. Moser & Cie Swiss Alp Watch Dubai Edition 2019 © H. Moser & Cie

Foi com o Swiss Alp que a H. Moser & Cie se começou a destacar no plano comunicacional, com Edouard Meylan a brincar com a ameaça dos smartwatches lançando um modelo mecânico com uma caixa retangular evocativa do Apple Watch mas bem mais ‘inteligente’. O Swiss Alp Watch assenta numa série de mecanismos de forma que a família Meylan herdou quando adquiriu a Moser em 2012 e que, infelizmente, está a chegar ao fim; o lançamento de uma tiragem restrita de 10 exemplares com um mostrador preto com centro esfumado em amarelo é a penúltima edição limitada antes de uma última em 2020.
A caixa em aço preto com tratamento DLC (Diamond-Like Carbon) de 38.2 x 44 x 10.3 mm inclui o tal movimento de corda manual HMC 324 com espiral própria Straumann, roda de escape em ouro e quatro dias de reserva de corda — autonomia essa apresentada num indicador no calibre visto através do fundo transparente em vidro de safira. O Swiss Alp Watch foi um relógio marcante na presente década devido a todo o seu simbolismo e vai ser uma pena assistir à sua descontinuidade em 2020.

H. Moser & Cie Swiss Alp Watch Dubai Edition 2019 © Miguel Seabra / Espiral do tempo
H. Moser & Cie Swiss Alp Watch Dubai Edition 2019 © Miguel Seabra / Espiral do tempo

Vacheron Constantin Patrimony Manual-Winding

Vacheron Constantin Patrimony Manual-Winding © Vacheron Constantin
Vacheron Constantin Patrimony Manual-Winding © Vacheron Constantin

A conhecida linha clássica e elegante da Vacheron Constantin, caraterizada por caixas ultra-planas em platina e um visual quase minimalista, recebeu a adição de uma série limitada de 30 exemplares dotada de um belo mostrador com uma cor entre o salmão e o bronze — um tom particularmente apreciado pelos aficionados e que dá sempre um visual diferente e um toque de classe vintage a qualquer relógio.
Com uma caixa de 42mm de diâmetro para apenas 7,65mm de espessura, o Patrimony Manual-Winding funciona a partir do calibre 4400 As de corda manual com 65 horas de reserva de carga. O exemplo perfeito do discreto charme da grande relojoaria.

Vacheron Constantin Patrimony Manual-Winding © Miguel Seabra / Espiral do tempo
Vacheron Constantin Patrimony Manual-Winding © Miguel Seabra / Espiral do tempo

Czapek Quai des Bergues Rosewood

Czapek Quai des Bergues Rosewood © Czapek
Czapek Quai des Bergues Rosewood © Czapek

A Czapek aproveitou a Dubai Watch Week para lançar uma nova versão do seu modelo inaugural Quai des Bergues, caraterizada por uma cor que se situa entre o Bordeaux e o castanho e definida como rosewood. Declinado numa variante em aço e outra em ouro branco com diamantes, o Quai des Bergues é — segundo o seu CEO, Xavier de Roquemaurel — um relógio de género indefinido que pode ser utilizado tanto em pulsos masculinos como femininos.
Para além da cor vermelho-acastanhada, inspirada nas paisagens árabes e que muda ligeiramente de tom com a incidência de luz, o que mais destaca o Quai de Bergues é o hipnótico padrão guilloché Ricochet; a Czapek tem-se destacado pelo fascínio dos seus mostradores ricamente guillochados, elaborados numa parceria com a Metalem, uma empresa de La Chaux-de-Fonds precisamente especializada em guilloché. O movimento que equipa o Quai de Bergues Rosewood é o calibre SHX1, desenvolvido em colaboração com a Chronode de Jean-François Mojon e com uma reserva de corda de 7 dias (168 horas), que ‘transporta’ para o mostrador uma indicação do dia da semana a par de pequenos segundos descentrados.

Czapek Quai des Bergues Rosewood © Miguel Seabra / Espiral do tempo
Czapek Quai des Bergues Rosewood © Miguel Seabra / Espiral do tempo

Continue connosco: