Atualidade: três cronógrafos, três estilos

O cronógrafo continua a ser a complicação mecânica mais popular e a cada semana são lançadas novas versões. Aqui fica um trio de novidades de três marcas diferentes e de diferenciados estilos: o Bell & Ross BR 03-94 Blacktrack, o Breitling Avenger Chronograph e o Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec.

Entre as principais complicações da relojoaria tradicional, o cronógrafo mantém-se como a mais popular — e também a de preço bem mais acessível, em comparação com turbilhões, calendários perpétuos e repetidores de minutos/sonneries. No entanto, não está assim tão longe das outras no plano mecânico. O facto de o preço normalmente ser claramente inferior também se deve, em grande parte, à massificação da produção para satisfazer a grande procura, com movimentos genéricos de qualidade (como o Valjoux ou o seu equivalente da Sellita) a possibilitarem interessantes exercícios de estilo de tantas marcas no universo relojoeiro. Todas as semanas há pelo menos um cronógrafo novo lançado no mercado e resolvemos destacar três modelos recentes de inspiração distinta — das motas às corridas de cavalos, passando pelos aviões. Aqui estão eles:

Bell & Ross BR 03-94 Blacktrack

Um cronógrafo claramente inspirado na vertigem do desporto motorizado. Bruno Belamich, co-fundador e responsável artístico da Bell & Ross, é apaixonado por jatos, caças e bombardeiros, mas também gosta de correr no asfalto e, juntamente com Carlos Rosillo, já apresentou carros e motas conceptuais que depois dão origem a relógios em edição limitada — que completam uma coleção maioritariamente inspirada na aviação ou no estilo military chic. O BR 03-94 Blacktrack assenta na estrutura quadrilátera do BR 03-94 Chronograph, mas evoca o vertiginoso mundo das superbikes, tal como sucedeu em 2014 com o BR 03 B-Rocket.

relógio cronógrafo preto mecânico de luxo da Bell & Ross
O novo cronógrado da Bell & Ross inspirado nos motociclos | © Bell & Ross

Foi estilizado pelo aclamado designer Sacha Lakic, conhecido por vários projetos no mundo automóvel e pela marca de motos Blacktrack, que fundou em 2016; juntamente com a Bell & Ross, projetou a mota Blacktrack BT-06 e o cronógrafo BR 03-94 Blacktrack é a sua equivalente relojoeira — com um movimento automático BR-CAL.301 baseado no ETA 2894-2. Apresenta uma caixa de 42mm por 42mm em cerâmica negra mate que se distingue da carrosseria normal do BR 03-94 através de quatro ângulos facetados e uma luneta octogonal. O mostrador de configuração bicompax assemelha-se ao painel de instrumentos de uma mota, com totalizador de 30 minutos à esquerda e pequenos segundos contínuos à direita. O padrão vertical e os detalhes a vermelho (também presentes na correia de calfe) acentuam a ideia de velocidade. E, porque Deus ou o Diabo — consoante o ponto de vista! — está nos detalhes, é possível acoplar o relógio à consola da mota BT-06!

relógio cronógrafo mecânico de luxo da Bell & Ross
A sofisticação do negro em mais uma bela criação da Bell & Ross | © Bell & Ross

Preço: 6.690 euros.

Breitling Avenger B01 Chronograph 44

A Breitling renovou completamente a sua linha Avenger e, obviamente, juntou uma versão cronográfica ao modelo base de três ponteiros (denominado Avenger Automatic 42) e ao modelo dotado de fuso horário suplementar (Avenger GMT 44). O cronógrafo sempre foi uma variante fundamental para a marca, há muito vocacionada para a cronometragem e que teve mesmo em Willy Breitling (neto do fundador Léon Breitling) o inventor, em 1934, da tradicional configuração de dois botões que se tornou na bitola da relojoaria mecânica. E o Avenger B01 Chronograph 44 é um atraente cronógrafo digno do historial da Breitling: inspiração aeronáutica, formato pujante com 44mm de diâmetro por 15,2mm de espessura, Calibre B01 de manufatura com roda de colunas e embraiagem vertical para 70 horas de autonomia.

relógio cronógrafo mecânico de luxo Avenger da Breitling
A nova linha Avenger assenta em variações de três diferentes modelos | © Breitling

A recente atualização da linha Avenger, que foi implementada no início do presente milénio, inclui a afinação de detalhes no mostrador (o logótipo ‘B’ substituiu o logo ‘B alado’; são utilizados índices em vez de algarismos árabes) e também melhores acabamentos na caixa (combinação de superfícies polidas e escovadas). O Avenger B01 Chronograph 44 está disponível com bracelete em aço ou correia de pele texturada e apresenta três variações em aço de mostrador com totalizadores contrastantes (azul, verde ou beije com totalizadores pretos), uma em aço com mostrador totalmente preto, e duas variantes ‘Night Mission’ em cerâmica e titânio (mostrador amarelo com totalizadores contrastantes pretos; mostrador totalmente preto).

relógio cronógrafo mecânico de luxo Avenger da Breitling
O Avenger B01 Chronograph 44 na sua versão verde com submostradores pretos | © Breitling

Preço: 7.600 CHF a 9.100 CHF.

Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec

A gama de cronógrafos Nicolas Rieussec, agora incluída na linha Star Legacy, sempre se revelou claramente distinta relativamente à esmagadora maioria dos modelos com a mesma complicação — não só das outras marcas, mas até no próprio catálogo da Montblanc. Criados para celebrar o relojoeiro da corte francesa Nicolas Rieussec (1781-1866), que durante algum tempo foi considerado o pai do cronógrafo, apresentam dois totalizadores relativamente normais… só que a disposição assimétrica é original, idealizada para dar mais realce à função cronográfica e assente em dois discos rotativos. Ou seja, os submostradores dos minutos e dos segundos rodam e a leitura é feita através dos marcadores fixos. Tecnicamente, o Calibre MB R200 de ação monopulsante com roda de colunas e embraiagem vertical é um grande plus a juntar à peculiar estética.

Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec
As duas versões disponíveis do novo Star Legacy Nicolas Rieussec | © Montblanc

As mais recentes versões também prestam tributo à cidade onde o relojoeiro real se inspirou nas corridas de cavalos para desenvolver o seu sistema cronográfico, com o padrão decorativo Clous de Paris no mostrador, na massa oscilante e até na correia. A inscrição ‘Academy of Sciences, Paris’ no flanco reforça as origens. O (sub)mostrador principal das horas e minutos inclui um segundo fuso horário, com o ponteiro suplementar das horas a poder ser facilmente ajustado em incrementos de uma hora através do botão do lado direito. Estruturalmente, a caixa de 43mm ganhou um estilo mais contemporâneo e ajusta-se melhor ao pulso; o Star Legacy Nicolas Rieussec está disponível em aço com mostrador azul ou numa edição limitada de 500 exemplares em aço enegrecido com tratamento DLC.

Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec
O fundo mostra uma massa oscilante personalizada e o calibre de manufatura | © Montblanc

Preço: 8.400 euros (aço) e 8.700 euros (aço DLC).

Outras leituras