Chopard: Caroline Scheufele galardoada na Annual Sustainable Style Gala

A Chopard tem-se vindo a destacar pela sua política de sustentabilidade, através de diversas iniciativas com vista a contribuir para um melhor futuro. E, no passado mês de fevereiro, Caroline Scheufele, copresidente e diretora criativa da marca, recebeu mesmo prémio de Designer do Ano na segunda edição da Sustainable Style Gala.

Caroline Scheufele, co-presidente e diretora criativa da Chopard, foi recentemente galardoada com o prémio de Designer do Ano na Sustainable Style Gala  pelo reconhecimento do seu trabalho com a marca em prol do compromisso para com o Luxo Sustentável.

Hassan Pierre, Caroline Scheufele and Amanda Hearst attend at MAISON-DE-MODE.COM Sustainable Style Gala at Sunset Tower on February 23, 2019 in Los Angeles
Hassan Pierre, Caroline Scheufele e Amanda Hearst na Sustainable Style Gala na Sunset Tower, em Los Angeles. © Chopard

Depois de, em 2018, ter anunciado que todas as suas criações de joalharia e relojoaria passariam a ser concebidas com ouro 100% ético, a Chopard vê mais uma vez os seus esforços rumo a luxo sustentável darem os seus frutos. Lembramos que esta aposta arrancou com o projeto The Journey to a Sustainable Luxury, que arrancou em 2013 em parceria com a Eco-Age.

Desde 2010, a Chopard é membro do Responsible Jewellery Council (RJC), entidade que pretende reforçar a confiança na indústria joalheira através da promoção de práticas responsáveis relativamente à ética, aos direitos humanos e sociais e ao ambiente durante toda a cadeia de fornecimento de matérias-primas.

O ouro com o qual as criações Green Carpet da Chopard são produzidas é oriundo da comunidade mineira da América do Sul. © ARM
O ouro com o qual as criações Green Carpet da Chopard são produzidas é oriundo da comunidade mineira da América do Sul. © ARM

Em linha com este comprometimento, a marca tem vindo a recorrer ao designado ouro Fairmined, oriundo de comunidades mineiras da América Latina, um selo que garante a proveniência ética e sustentável do ouro, numa viagem que parte da extração e rastreamento do ouro enquanto matéria-prima utilizada pela marca e que termina no momento em que o cliente tem a consciência de que está a adquirir joias amigas do ambiente e que respeitam os direitos éticos, sociais e laborais durante toda a cadeia de produção.

Na altura em que a Chopard se associou à Eco-Age para percorrer este caminho, Caroline Scheufele esclareceu: «como negócio centenário de família, a Chopard está ciente das suas responsabilidades na sua viagem rumo ao luxo sustentável. Não é um caminho fácil, mas é o caminho certo».

Colar da coleção Chopard Green Carpet. © Chopard
Colar da coleção Chopard Green Carpet. © Chopard

A cerimónia de atribuição do prémio de Designer do Ano à co-presidente da marca, que teve lugar na Sunset Tower no passado mês de fevereiro, foi promovida pelos fundadores da Maison de Mode, Hassan Pierre e Amanda Hearst, e reuniu diversas personalidades inspiradoras de todo o mundo como forma de celebrar a sustentabilidade na indústria da moda. Ainda no âmbito do evento, Jane Goodall recebeu o prémio Sustainable Style pelo seu trabalho inovador no campo da sustentabilidade.

Visite o site oficial da Chopard para mais informações.

Outras leituras