Foi ontem, dia 12 de novembro, que foram anunciados os vencedores do Grand Prix d’Horlogerie de Genève 2020. O Piaget Altiplano Ultimate Concept levou para casa o galardão mais desejado: o Aiguille d’Or. Mas foram muitas as surpresas da cerimónia que este ano decorreu sem a presença do público, tendo em conta as restrições associadas à pandemia. Aqui fica a listagem dos distinguidos nas diferentes categorias.
—
Foram ontem anunciados os vencedores da edição de 2020 do Grand Prix d’Horlogerie de Genève, numa cerimónia apresentada por Edouard Baer e que a Espiral do Tempo transmitiu em direto — sendo que ainda pode ainda ser recordada aqui no nosso site.
Mais uma vez, este ano foi demonstrada a vitalidade e excelência da relojoaria, bem como um lado de reconhecimento entre pares possível de constatar através de alguns dos discursos proferidos na entrega dos galardões.
O júri teve em mãos a responsabilidade de atribuir prémios nas 14 categorias anunciadas previamente e mais cinco prémios à parte, mas o grande vencedor da noite acabou por ser o Altiplano Ultimate Concept da Piaget que levou para casa a distinção máxima: o troféu Aiguille d’Or.
Com 2mm de altura (incluindo caixa e vidro de safira), o Altiplano Ultimate Concept é atualmente o mais fino relógio mecânico existente no mercado e foi desenvolvido inteiramente in-house, num projeto que durou seis anos até à sua concretização. Este relógio serviu de palco para diversas inovações, nomeadamente, a criação da caixa como parte do movimento, uma coroa integrada, um vidro ultraplano, bem como uma nova construção do tambor e de regulação da energia.
A Bovet 1822, a Bulgari, a Breitling, a Charles Girardier, a Chronométrie Ferdinand Berthoud, a H. Moser & Cie, a Greubel Forsey, a Parmigiani Fleurier, a Petermann Bédat, a Tudor, a Van Cleef & Arpels, a Vacheron Constantin e a Voutilainen foram as marcas que se juntaram à Piaget enquanto premiadas nas diferentes categorias.
Este ano, o Prémio Especial do Júri, que presta homenagem a uma personalidade de influência no âmbito da relojoaria, foi atribuído a Antoine Simonin, relojoeiro, professor, editor e antigo diretor da WOSTEP Foundation.
Para saber mais sobre a cerimónia da edição de 2020 do GPHG visite o site oficial do evento. Mas deixamos também a listagem dos vencedores:
“Aiguille d’Or” Grand Prix
Piaget
Altiplano Ultimate Concept
Ladies’
Bovet 1822
Miss Audrey
Ladies’ Complication
Charles Girardier
Tourbillon Signature Mystérieuse «fleur de sel»
Men’s
Voutilainen
28SC
Men’s Complication
Greubel Forsey
Hand Made 1
Iconic
Bulgari
Aluminium Chronograph
Chronometry
Chronométrie Ferdinand Berthoud
FB 2RE.2
Calendar and Astronomy
Vacheron Constantin
Overseas Perpetual Calendar Ultra-Thin Skeleton
Mechanical Exception
Bovet 1822
Récital 26 Brainstorm Chapter 2
Chronograph
H. Moser & Cie
Streamliner Flyback Chronograph Automatic
Diver’s Watch Prize
Breitling
Superocean Automatic 48 Boutique Edition
Jewellery
Van Cleef & Arpels
Frivole Secrète watch
Artistic Crafts
Van Cleef & Arpels
Lady Arpels Soleil Féerique
“Petite Aiguille”
Breitling
Superocean Heritage ’57 Limited Edition II
Challenge
Tudor
Black Bay Fifty-Eight
Innovation Prize
Parmigiani Fleurier
Hijri Perpetual Calendar
Audacity Prize
H. Moser & Cie
Endeavour Cylindrical Tourbillon H. Moser X MB&F
Horological Revelation Prize
Petermann Bédat
Dead beat second
Special Jury Prize
Antoine Simonin
Relojoeiro, professor, editor e ex-diretor da Fundação WOSTEP
—