Ilustração de Julie Kraulis de um F.P.Journe leiloada em prol da luta contra a Covid-19

Uma ilustração original da autoria de Julie Kraulis que representa o primeiro relógio de pulso de François-Paul Journe foi leiloada online pelo retalhista e especialista em relojoaria vintage A Collected Man por 20.500 libras esterlinas. Todas as receitas da venda revertem a favor da COVID-Zero Research Initiative, da Wellcome Trust.

Julie kraulis - FPJourne Original Artwork
Fotografia cedida por Julie Kraulis.
FP Journe - Tourbillon drawing by Julie Kraulis
Julie Kraulis recriou o primeiro relógio de pulso de François Paul Journe. Fotografia cedida por Julie Kraulis

O especialista em relojoaria vintage A Collected Man promoveu um leilão em prol da luta contra a Covid-19, num projeto que contemplou uma ilustração original de Julie Kraulis feita para o próprio A Collected Man, em 2018. O protagonista da ilustração é o primeiro relógio de pulso criado por François-Paul Journe e a imagem leiloada contempla uma assinatura do relojoeiro marselhês, que foi recentemente capa da Espiral do Tempo.

Esta é a segunda vez que, num curto período de tempo, o retalhista londrino organiza uma iniciativa de apoio a instituições que lutam contra o Covid-19. A primeira consistiu na doação dos lucros obtidos com a venda dos dez únicos exemplares do Urban Jürgensen Big 8 London Edition ao fundo COVID-ZERO, criado pela Wellcome Trust. Dessa iniciativa foram angariados 37.000 dólares (USD). Já a ilustração de Julie Kraulis foi leiloada pela soma de 20.500 libras esterlinas, com todo o valor angariado a reverter para a mesma causa, mas especificamente para os seus esforços de desenvolvimento de uma vacina contra o vírus.

A ilustração de Julie Kraulis

Julie kraulis - FPJourne Original Artwork
Julie Kraulis é reconhecida pelas suas ilustrações a lápis de grafite. Fotografia cedida por Julie Kraulis.
FP Journe - Tourbillon drawing by Julie Kraulis
À esquerda, o turbilhão. À direita, o submostrador que indica as horas. Fotografia cedida por Julie Kraulis

A canadense Julie Kraulis é bem nossa conhecida, tendo sido mesmo a estrela do último ‘Encontro Espiral do Tempo‘. Aliás, esteve também destacada na nossa mais recente edição e a entrevista que lhe fizemos está disponível aqui no nosso site. Respeitada pelas suas ilustrações de relógios feitas a lápis de grafite com um incrível nível de detalhe, a artista foi abordada em 2018 pelo retalhista A Collected Man para recriar em desenho o Tourbillon Nº.1 com Remontoir d’Égalité, um protótipo de 1991 assinado François-Paul Journe. O relógio representado foi o primeiro relógio de pulso alguma vez criado pelo mestre, estabelecendo a base para os relógios que se seguiram. A ilustração, de grande dimensões ( 65.4 x 101.6 cm) demorou cerca de 300 horas a ser feita, sempre a lápis de grafite e, no final, foi assinada pelo próprio mestre em 2018 o qual deixou ainda uma pequena mensagem em francês no lado esquerdo:  «Quel travail de fou! Ce dessin de ma 1er montre bracelet.»

FPJourne - Illustration Julie Kraulis - A Collected Man tourbillon
François Paul-Journe também assinou a ilustração em 2008. Fotografia cedida por Julie Kraulis.
FP Journe - Tourbillon drawing by Julie Kraulis
A mensagem que François-Paul Journe que se encontra na ilustração. Fotografia cedida por Julie Kraulis.
FPJourne - Illustration Julie Kraulis - A Collected Man tourbillon
A ilustração e o relógio original. Fotografia cedida por Julie Kraulis

Como é referido no site A Collected Man, um dos aspetos que mais impressiona na ilustração é mesmo a ilusão de rotação do turbilhão. Por outro lado, o nível de detalhe alcançado no que diz respeito aos numerais gravados na indicação de reserva de corda e numerais do próprio mostrador de indicação das horas, bem como um lado mais criativo adotado na correia que recria de forma estilizada o lado mecânico, fazem deste trabalho algo de verdadeiramente único. A ilustração foi acondicionada numa moldura em madeira preta com vidro protetor.

FP Journe - Tourbillon drawing by Julie Kraulis
A ilustração foi emoldurada para o leilão. Fotografia cedida por Julie Kraulis.

Quanto ao envolvimento de Julie Kraulis no projeto, percebe-se que entusiasmo não faltou à artista: « ao descobrir F.P. Journe fiquei fascinada pela sua única e criativa abordagem da arte da relojoaria. Os seus relógios eram completamente diferentes de todos os que eu já tinha encontrado anteriormente», refere. « A estética de design e a proeza técnica são realmente notáveis, por isso foi uma honra muito especial trabalhar com A Collected Man neste projeto de capturar a primeira peça de Journe, a partir da qual ele iria construir o seu império independente.»

Julie kraulis - FPJourne Original Artwork
Fotografia cedida por Julie Kraulis.

Visite o site oficial do A Collected Man para mais informações.

Outras leituras