Óscares 2019: Rolex reforça a sua ligação ao mundo do Cinema

No âmbito da cerimónia de entrega dos Óscares 2019 e no seguimento de uma parceria que arrancou em 2017, a Rolex  lançou uma nova campanha a pensar em novos talentos da Sétima Arte e anunciou a sua associação ao futuro Museu do Cinema enquanto Founding Supporter.

Foi no âmbito da cerimónia de entrega dos Óscares 2019, no passado domingo, que a Rolex apresentou a sua mais recente campanha – uma aposta que tem Kathryn Bigelow, James Cameron, Alejandro G. Iñárritu e Martin Scorsese como protagonistas e que surge no seguimento de uma parceria que arrancou em 2017 entre a casa suíça e a Academia Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

E, se no início da parceria, com a campanha “Celebrating Cinema”, a Rolex mostrou ao mundo a sua consagrada presença no cinema através de um vídeo que reunia, num minuto, alguns dos momentos em que relógios da marca da coroa foram também protagonistas, desta vez a marca optou antes por falar para as gerações futuras. Sendo assim, em vídeos de um minuto, cada realizador, em jeito de testemunho que transmite o seu saber, escreve uma carta destinada às novas gerações de realizadores, deixando mensagens encorajadoras e conselhos que poderão ajudar os mais novos a levar a cabo e com convicção os projetos em que acreditam.

Esta é, aliás, uma abordagem que vai muito ao encontro do programa Mentors & Protégés, promovido pela Rolex desde 2002, uma iniciativa que recupera a tradicional cadeia de transmissão de saber com base na ligação mestre/aprendiz e que tem o lema de garantir a preservação do património artístico e de estimular a criatividade, através do diálogo entre artistas de diversas áreas e de diferentes gerações, nomeadamente na área do cinema. Desde 2002, foram diversos os nomes que participaram no programa — Martin Scorcese, Trisha Brown, Mario Vargas Llosa, Sir Peter Halle, Álvaro Siza Vieira, Gilberto Gil, Peter Sellars, David Hockne e Mia Couto foram algumas dessas personalidades. Enquanto mentores, cada um dos artistas acompanhou jovens em ascensão nas respetivas áreas, de modo a legarem um saber, transmitirem os seus conhecimentos e propiciarem a partilha de experiências criativas. E a edição de 2018/2019 já está a decorrer.

A Rolex e a Academia Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Desde 2017, a Rolex tem vindo a reforçar a sua ligação ao mundo do cinema enquanto Relógio Exclusivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organizadora da cerimónia dos Oscars®, e enquanto Proud Sponsor of the Oscars®. Além disso, em 2018, a marca da coroa apoiou os Governors Awards, uma distinção promovida pela Academia que presta homenagem a carreiras da indústria cinematográfica. Desde 2016, a Rolex patrocina também a Greenroom no Dolby Theatre®, sendo que este ano os convidados foram levados a mergulhar no tema da água, numa alusão à campanha Perpetual Planet da Rolex que tem como objetivo apoiar a preservação dos oceanos, através do alargamento de parcerias com indivíduos, instituições e organizações que promovem a exploração e proteção do ambiente.

“A oficialização do relacionamento com o cinema reflete o espírito sobre o qual a Rolex foi fundada, e isso permeia todas as atividades da empresa,” explica em comunicado Arnaud Boetsch, Diretor de Comunicação e Imagem da Rolex. “Para a marca, perpetuar a excelência, seja criando os melhores relógios, seja apoiando a arte cinematográfica, é um conceito que alicerça tudo que a Rolex tem representado − por mais de um século”.

Academy Museum of Motion Pictures

Mas as novidades não ficam por aqui: ainda no âmbito do compromisso da Rolex para com o mundo do Cinema, a marca anuncia a sua parceria com o futuro do Museu do Cinema enquanto Founding Supporter. Projetado pelo arquiteto Renzo Piano e atualmente em construção, este novo espaço está localizado em Los Angeles e tem previsão de abertura para ainda este ano e irá contemplar galerias de exibição dedicadas em exclusivo à Sétima Arte.

© Rolex
Academy Museum of Museum Picture | Imagem cedida pela Rolex

A Rolex vai estar, inclusive, representada numa galeria que irá destacar os filmes nos quais os relógios da marca participaram.

Este é assim mais um passo no compromisso da Rolex no sentido de apoiar a arte de filmar e de preservar a história do cinema, ao mesmo tempo que continua a destacar personalidades que pelo seu especial percurso se traduzem em fontes de inspiração para todos.

Visite o site oficial da Rolex para mais informações.

Outras leituras