Rolex Mentor & Protégé: novos mentores anunciados

Já foram anunciados os mentores e discípulos que vão protagonizar a edição de 2020-2021 do programa  Rolex Mentor & Protégé. Spike Lee, no Cinema, Phyllida Lloyd, no Teatro, Lin-Manuel Miranda, na Categoria Aberta, e Carrie Mae Weems, nas, Artes Visuais, são os nomes que irão passar os próximos dois anos em colaboração com jovens artistas das respetivas áreas.

Poucos terão ficado indiferentes à presença de Spike Lee na passadeira vermelha da cerimónia dos Óscares 2020. O realizador fez questão de homenagear Kobe Bryant com um guarda-roupa evocativo do desaparecido ex-jogador dos Lakers. E para a comunidade relojoeira, a presença do cineasta norte-americano também se fez notar pela escolha de pulso à altura da ocasião: Spike Lee usou um Rolex GMT-Master II (Ref126715CHNR), conhecido por ‘Rootbeer’, um relógio lançado em 2018 e que se distingue pela caixa e bracelete em Everose.

Esta escolha fez todo o sentido, tendo em conta que Spike Lee foi um dos artistas nomeados para mentor na edição 2020-2021 do Rolex Mentor & Protégé. Além do realizador, naturalmente nomeado para a área do Cinema,  também Phyllida Lloyd (no Teatro), Lin-Manuel Miranda (em Categoria Aberta) e Carrie Mae Weems (nas Artes Visuais) foram nomeados como mentores. Cada uma destas personalidades vai passar assim os próximos dois anos a colaborar e a acompanhar talentos promissores das respetivas disciplinas, através do programa Rolex.

Spike Lee e Kyle Bell © Rolex
Spike Lee e Kyle Bell irão trabalhar juntos na área do Cinema. © Rolex

Spike Lee escolheu assim trabalhar com Kyle Bell, 33 anos, dos Estados Unidos da América; a realizadora e encenadora britânica Phyllida Lloyd com Whitney White, 33 anos, dos Estados Unidos da América; e a artista americana Carrie Mae Weems com Camila Rodriguez Triana, 34 anos, da Colômbia. O compositor, letrista e ator americano Lin-Manuel Miranda vai escolher o seu discípulo durante as próximas semanas.

Phyllida LLoyd e Whitney White © Rolex
Phyllida LLoyd e Whitney White vão trabalhar junta na área do Teatro. © Rolex

A apresentação dos novos mentores decorreu no passado dia 8 de dezembro, no Baxter Theatre Centre na Cidade do Cabo, num evento que celebrou também o encerramento da edição de 2018/2019 desta iniciativa.

«Na Rolex temos sido privilegiados por, durante quase duas décadas, dezenas dos artistas mais influenciadores terem cedido o seu tempo e experiência ao Programa Rolex», afirmou Rebecca Irvin, Diretora do programa. «Os quatro novos mentores, que se juntam à comunidade de grandes criativos da iniciativa, abriram novos caminhos nas suas respetivas áreas e aguardamos com expectativa o impacto que terão sob os seus discípulos, à medida que transmitem a sua devoção à sua arte neste intercâmbio intergeracional».

Carrie Mae Weems e Camila Rodríguez Triana © Rolex
Carrie Mae Weems e Camila Rodríguez Triana, respetivamente mentora e discípula, na área das Artes Visuais. © Rolex

Lembramos que o programa Rolex Mentor & Protégé foi lançado em 2002, com o objetivo de levar jovens artistas de todo o mundo com talento em diversas áreas a alcançarem o seu máximo potencial, oferecendo-lhes a oportunidade de se unirem a grandes mestres durante um ano de mentoria e colaboração criativa. De dois em dois anos, um novo quadro de mentores é apresentado, e cabe a cada mentor estabelecer um perfil de aprendiz com o qual gostaria de trabalhar.

O mentor Lin-Manuel Miranda © Rolex
O mentor Lin-Manuel Miranda vai em breve escolher o discípulo com que vai trabalhar. © Rolex

Em 2018-2019, o programa Rolex Mentor & Protégé marcou uma mudança na estrutura do programa, com mentorias que abordam disciplinas em períodos alternados. Em 2018-2019, foram realizadas mentorias na arquitetura, dança, literatura e música, enquanto em 2020-2021 o programa aborda cinema, teatro, artes visuais e a oitava nova disciplina variável, a mentoria ‘categoria aberta’.

Visite o site oficial da iniciativa Rolex Mentor & Protégé para mais informações.

Outras leituras