Bell & Ross BR 05 e a dimensão Artline

A Bell & Ross lançou uma projeção artística do seu BR 05, inspirado numa corrente industrial dos anos 30. O BR 05 Artline foi desvelado em Londres num cenário condizente e estivemos lá para o conhecer.

Carlos Rosillo, CEO da Bell & Ross e Bell & Ross BR 05 Artline no pulso de um homem
Carlos Rosillo, CEO da Bell & Ross, e o BR 05 Artline no topo do Gherkin | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

A escolha não podia ter sido mais adequada: o emblemático edifício Gherkin no quarteirão financeiro de Londres, projetado por Norman Foster e tão conhecido pela sua arquitetura que foi incluído em numerosos filmes desde a sua inauguração em 2004. Foi lá que Carlos Rosillo, CEO da Bell & Ross e co-fundador da marca com Bruno Bellamich (o Bell e o Ross…), deu a conhecer uma muito especial novidade: o BR 05 Artline, uma variante artística do BR 05 que seguramente será do gosto de todos os que apreciam design. E estivemos lá para o observar de perto e experimentar no pulso.

Mostrador Pormenor Bell & Ross BR 05 Artline em fundo branco
Os sulcos verticais que evocam a corrente Streamline no BR 05 Artline | © Bell & Ross

A linha BR 05 foi estreada em 2019 e rapidamente se tornou num esteio da coleção da Bell & Ross, afirmando-se como um exercício de ‘circulatura do quadrado’ na adaptação da famosa caixa quadrilátera do BR 03. Estivemos igualmente na apresentação do BR 05 em Paris e desde então temos acompanhado a natural evolução da gama, desde a adição das versões cronográficas e variantes GMT com fuso horário adicional (e às mais novidades a revelar dentro de meses) até às tiragens restritas que também fazem parte da estratégia da marca. O novo BR 05 Artline assenta no BR 05 de três ponteiros e data, mas a designação Artline dá-lhe uma aura suplementar com a incorporação de uma dimensão artística suplementar no seu design integrado.

Bell & Ross BR 05 Artline na palma da mão
Bell & Ross BR 05 Artline | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

“Olha-se para o relógio e pensa-se imediatamente no estilo americano Streamline”, sublinha Bruno Belamich. A corrente Streamline foi uma tendência muito forte no design dos anos 30, em pleno desenvolvimento da indústria automóvel e com o surgimento dos comboios de alta velocidade — assentando em linhas muito fluídas e inspiradas precisamente pela velocidade e aerodinâmica, conjugadas com a força do metal e sulcos horizontais bem vincados.

O acabamento do BR 05 Artline proporciona um visual distintivo | © Bell & Ross

CARÁTER ÚNICO

Sendo uma marca inspirada pela instrumentação militar e privilegiando sempre a legibilidade, a Bell & Ross segue normalmente um design despojado e essencial — mas o BR 05, embora salientando aspetos de design muito específicos, surge como um exercício de estilo mais ousado através da ornamentação inspirada pela corrente Streamline. “Queríamos lançar um modelo vistoso e decorado. O BR 05 tem esse potencial porque a sua caixa e bracelete oferecem uma vasta superfície que permite trabalhar nesse sentido”, explica Bruno Belamich. O resulto é mesmo espetacular, com um visual impactante que é potenciado pelas diferentes incidências de luz.

A decoração é conseguida através da gravação em relevo ou gadrão que proporciona os sulcos inerentes à tendência Streamline. Trata-se de um ornamento gráfico sofisticado que ornamenta subtilmente a luneta de cantos arredondados do BR 05 Artline, feita a partir de uma única peça e fixada à caixa através de quatro parafusos. A decoração em gadrão adorna também os elos centrais da bracelete, prolongando o estilo da luneta para um conjunto de estética uniforme.

Pormenor Bell & Ross BR 05 Artline sobre fundo branco
Pormenor das ranhuras na luneta do BR 05 Artline | © Bell & Ross

Para além de co-fundador, Bruno Belamich é o Diretor Criativo da Bell & Ross e o responsável por todos os modelos que saem do atelier de design. As suas fontes de inspiração são múltiplas.  “Foram várias as referências que me inspiraram a criar esta peça. A primeira inspiração foram as viagens”, diz. Mas também o estilo aéreo tão caro à marca desde os seus primórdios, nomeadamente os primeiros aviões comerciais dos anos 40 — que ficaram conhecidos pela fuselagem em alumínio ondulado devido à maior leveza e resistência à deformação. E ainda o estilo urbano que esteve por trás do lançamento da linha BR 05, sendo que o alumínio é uma liga amplamente utilizada na arquitetura (fachadas de edifícios) e na decoração de interiores (iluminação e mobiliário de vanguarda).

Bell & Ross BR 05 Artline deitado de lado em fundo branco com a bracelete aberta
A gravação dos gadrões prolonga-se para o elo central da bracelete | © Bell & Ross

Invariavelmente, o BR 05 Artline apresenta elementos de estilo típicos dos relógios Bell & Ross — nomeadamente no plano da legibilidade. Os ponteiros e índices são revestidos com superluminova fotoluminescente, um material que assegura a máxima legibilidade de dia e de noite. Também os habituais algarismos no mostrador dão lugar a índices em forma de bastão, apenas duplicados às 12 horas. A janela da data, sempre prática e útil, encontra-se posicionada às 3 horas.

Bell & Ross BR 05 Artline no pulso
Bell & Ross BR 05 Artline | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O mostrador foi pensado para potenciar o estilo Streamline da decoração, sendo reforçado com um tom cinza rutênio e acabamento raiado. Uma tonalidade nunca antes utilizada num BR 05 e que é resultante de técnicas de metalização. Embora na paleta metálica, contrasta claramente com o aço da caixa de 40 mm. Quanto ao movimento, o BR 05 Artline é alimentado pelo calibre BR-CAL 321 de corda automática, que pode ser admirado através do fundo transparente em vidro de safira: é possível contemplar o rotor, cujo desenho lembra a jante de um carro desportivo.

AS NOSSAS IMPRESSÕES

A linha BR 05 já assumiu grande protagonismo e em breve estará dotada de uma dimensão suplementar — mas não contem a ninguém… é segredo! As novidades serão oficialmente apresentadas entre o final de setembro e princípios de outubro. Por enquanto, vale a pena destacar o BR 05 Artline por toda a sua personalidade e caráter único na coleção da Bell & Ross. Os efeitos proporcionados pelos sulcos dão mesmo um carisma fascinante ao relógio. De tal modo que o conceito Artline será estendido futuramente a outros modelos para se tornar numa coleção cápsula no catálogo da marca. Mas atenção: este novo BR 05 Artline é uma edição limitada de somente 250 peças e encontra-se exclusivamente nas boutiques Bell & Ross. Vale a pena não deixar escapar. E depois estar atento às novidades que se seguem…

Características técnicas:

Bell & Ross
BR 05 Artline

Ano de lançamento | 2022
Referência | BR05A-BL-GLST/SST

Edição limitada a 250 exemplares

Soldad Bell & Ross BR 05 Artline
Bell & Ross BR 05 Artline | © Bell & Ross

Movimento | Mecânico de corda automática. CalibreBR-CAL.321 (base Sellita SW-300). 28.800 alt/h. 42 horas de reserva de corda. 25 rubis. Ajuste rápido da data e stop seconds. Rotor esqueletizado.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa 40mm x 10,5mm | Aço com acabamento escovado e polido, decoração em gadrões na luneta. Coroa de rosca. Vidro em cristal de safira com tratamento antirreflexo. Fundo em cristal de safira. Estanque até 100 metros.

Mostrador | Em ruténio cinzento com acabamento raiado. Índices aplicados com preenchimentoSuper-LumiNova. Ponteiros das horas e minutos esqueletizados e preenchidos com Super-LumiNova. Janela para data às 3 horas.
Bracelete | Aço com acabamento escovado e polido, decoração em gadrões nos elos centrais. Fecho de báscula.
Preço | 5.300 € 

Outras leituras