fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bell & Ross Diver Red Bronze e a cor da paixão

Já é conhecida a aguardada nova versão do modelo BR03-92 Diver em bronze que a Bell & Ross tem lançado nos últimos anos: a opção cromática de 2021 recaiu sobre o vermelho sangue, uma cor que evoca paixão e emoção — e que faz especial sentido numa altura em que o mundo está a contas com uma cinzentona pandemia.

Close-up do mostrador vermelho do Bell & Ross BR 03-92 Diver Red Bronze
Cores quentes: o tom avermelhado combina bem com o bronze | © Bell & Ross

Depois do preto em 2018, do verde caqui em 2019 e do azul em 2020, este ano a Bell & Ross escolheu o encarnado (um vermelho sangue, quase Bordeaux) para ‘vestir’ a edição anual do seu modelo BR03-92 Diver em bronze. E fez muito bem. Várias casas relojoeiras têm vindo a investir recentemente em tons avermelhados, desde o vermelho vivo à cor de vinho, com acabamento dégradé galvanizado ou uniformemente mate — mas a tonalidade escolhida pelos fundadores da marca é distinta do que se tem visto e o próprio relógio apresenta-se completamente diferente de qualquer outro modelo de inclinação escarlate apresentado nos últimos anos. Até porque a própria estrutura do relógio é inconfundível.

A primeira edição em bronze: o BR03-92 Diver Black Bronze | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Originalmente inspirado na instrumentação dos cockpits da aeronáutica, o emblemático modelo quadrado da Bell & Ross foi adaptado com grande sucesso às profundezas — numa prova cabal de que o hábito não faz o monge. E o exercício de estilo quadrilátero com a assinatura de Bruno Belamich e Carlos Rosillo vai muito para além da simples renovação estética para atingir todas as virtudes intrínsecas de um instrumento de mergulho personalizado e certificado. A forma mantém-se e a função difere, mas no cômputo geral o resultado é extremamente eficaz: trata-se de um relógio de grande personalidade, que atualmente está declinado em variantes de aço e bronze.

Bell & Ross BR 03-92 Diver Red Bronze no pulso
O formato quadrilátero do BR03-92 Diver dá uma presença carismática no pulso | © Bell & Ross

No caso específico dos modelos em bronze, a composição escolhida para a caixa e luneta é o bronze polido/acetinado CuSn8 — uma liga que combina 92% de cobre e 8% de estanho. Profundamente ligada à história do mergulho, o bronze é desde há muito utilizado no fabrico de capacetes de mergulho e na construção naval devido à sua capacidade de resistência aos efeitos corrosivos da água salgada do mar. E os tons acobreados permitem ao bronze envelhecer bem, ganhando uma pátina controlada que reforça a personalidade única das edições BR03-92 Diver Bronze, muito apreciadas pelos aficionados e colecionadores.

A versão esverdeada: o BR03-92 Diver Green Bronze na Marina de Cascais | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

No caso particular da versão de 2021, o encarnado é utilizado de modo anodizado na luneta e lacado no mostrador — para além da correia em couro envelhecido também apresentar um tom castanho-avermelhado. As três tonalidades conjugam-se em perfeita harmonia e apresentam um acabamento de alta qualidade. Tal como os seus antecessores preto, esverdeado e azul, também o BR03-92 Diver Red Bronze está disponível numa edição limitada a 999 exemplares.

Da altitude às profundezas

Nascida em 2005, a já emblemática linha quadrilátera da Bell & Ross teve por referência original a aeronáutica; uma dúzia de anos depois, passou da altitude para as profundezas graças a um visual adaptado no BR02-92 em aço que foi tecnicamente acompanhado por uma caixa de 42mm estanque a 300 metros com fundo reforçado de 2,8mm (1,8 nos modelos normais), vidro de 2,85mm de espessura (1,5 nos modelos normais), caixa interior em ferro macio para maior resistência aos campos magnéticos, coroa de rosca, luneta rotativa unidirecional e índexes (em vez da habitual combinação entre indexes e algarismos) carregados de luminescência. O BR03-92 Diver Bronze surgiu no ano seguinte ao da estreia do modelo regular de mergulho em aço e, tal como nas versões anteriores, todas as peças metálicas exteriores da caixa da edição limitada deste ano são em bronze — excepto o verso da caixa, em aço inoxidável, e o anel da luneta, em alumínio anodizado (as versões em preto e azul têm luneta em bronze sem inserção colorida). No interior, os índexes e os ponteiros são em ouro revestido de material de grande luminescência.

O BR03-92 Diver Black Bronze já com a típica pátina que faz com que cada exemplar seja único | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

À semelhança dos seus congéneres, também o fundo da caixa apresenta a gravação de um capacete de mergulhador. O BR 03-92 Diver Red Bronze cumpre todas as normas para relógios de mergulho estabelecidas pela Federação da Indústria Relojoeira Suíça (ISO 6425) e ainda é certificado pela norma ISO 764 de proteção anti-magnética. Resistente à água até 300 metros, está mesmo pronto para conquistar as profundezas do oceano — ou para brilhar com muito estilo no pulso.

Movimento e braceletes

O funcionamento do BR 03-92 Diver Red Bronze é assegurado pelo robusto calibre automático BR-Cal.302 (base Sellita SW300-1) de três ponteiros e data. E faz-se acompanhar de duas braceletes; uma em couro castanho-avermelhado e costura bege que confirma o autêntico espírito vintage do relógio e outra preta em borracha para utilização mais confortável/impermeável durante o mergulho — com fivela em bronze a condizer com a caixa, evidentemente.

Bell & Ross BR 03-92 Diver Red Bronze deitado em fundo branco
Perfil inconfundível: o novo BR03-92 Diver Red Bronze | © Bell & Ross

Primeiras impressões

Num universo relojoeiro com um crescente número de mostradores avermelhados nos últimos anos e sobretudo polvilhado de centenas de modelos de mergulho, não há dúvida de que o BR03-92 Diver Red Bronze prima pela diferença. Não só pela silhueta, mas sobretudo pela cor que exala paixão e emoção num contexto atual de pandemia. E para além do carisma tem competência técnica. A Bell & Ross é uma marca relativamente jovem e o seu ícone quadrilátero só em 2017 foi adaptado dos céus para os mares — mas convém não esquecer que já nos seus primórdios a companhia francesa se dedicava aos instrumentos do tempo de mergulho para profissionais: em 1997, o Hydromax apresentava uma inovadora caixa preenchida com óleo e assegurava estanqueidade até aos 11.000 metros de profundidade; em 2002 lançou o Diver 300 e em 2007 o BR03 com válvula de hélio. Ou seja, um currículo de respeito! No BR03-92, a forma alia-se à função com um estilo muito especial e todo o toque pessoal fornecido pelo dono: a oxidação do bronze varia consoante o ar ou o mar por onde o utilizador andará com o relógio.


Características técnicas

Bell & Ross
BR 03-92 Diver Red Bronze

Edição limitada a 999 exemplares.
Ano de lançamento | 2021

Referência | BR0392-D-R-BR/SCA

Movimento | Mecânico de corda automática, Calibre BR-CAL.302.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa 42 mm | Bronze CuSn8 polido-acetinado. Aro rotativo unidireccional com escala de 60 minutos, em bronze maciço e anel em alumínio anodizado vermelho. Fundo em aço. Estanque até 300 metros.
Mostrador | Vermelho. Indexes aplicados revestidos em ouro, com inserções Super-LumiNova. Ponteiro das horas, minutos e segundos metálicos esqueletizados, revestidos com ouro e com aplicação Super-LumiNova.
Bracelete | Pele castanha e cauchu preto. Fivela em bronze polido-acetinado.
Preço | 4.200 €

Bell & Ross BR 03-92 Diver Red Bronze com mostrador vermelho e bracelete em pele e bracelete em cauchu preta.
Bell & Ross BR 03-92 Diver Red Bronze | © Bell & Ross

Visite o site oficial da Bell & Ross para mais informações.

Outras leituras