BR 03 Diver: Bell & Ross reforça ‘equipa’ de mergulho

A Bell & Ross otimizou a sua coleção BR 03 Diver com o lançamento de cinco novos modelos prontos para as mais duras exigências. Aqui ficam os pormenores da atualização no design e na mecânica.

A Bell & Ross apresenta uma coleção abrangente assente sobretudo em quatro universos (Pilot, Diver, Urban e Racer) e é especialista no estilo militar bon chic, bon genre — mas começou a sua história com a conceção de relógios destinados aos profissionais da aviação e do mergulho. E acaba de atualizar a linha BR 03 Diver, com o lançamento de cinco modelos que já apresentam otimizações no design e na motorização. Sem perderem a personalidade de sempre.

A Bell & Ross marcou o lançamento da nova geração do seu BR 03 Diver com cinco modelos em aço e cerâmica | Foto: cortesia Bell & Ross

Apesar da notória vocação subaquática bem patente na própria nomenclatura, a origem do BR 03 Diver até pode ser encontrada nas nuvens. O emblemático BR 03 de forma quadrilátera nasceu inspirado na instrumentação dos cockpits da aviação em 2005 e foi posteriormente adaptado ao mergulho em 2017, mas o exercício de estilo vai muito para além de uma mera reformulação estética porque a faceta técnica assume sempre grande preponderância na filosofia da Bell & Ross.

A Bell & Ross afinou a sua emblemática linha BR 03 Diver de mergulho | Foto: cortesia Bell & Ross

Até porque a marca parisiense desde cedo investiu nos instrumentos do tempo para mergulhadores especializados: o Hydromax de 1997 estava dotado de uma inovadora caixa preenchida com óleo para assegurar estanquidade até aos 11.000 metros de profundidade; depois, o Diver 300 foi lançado em 2002; o BR 02 com válvula de hélio surgiu em 2007. E quando o BR 03-92 quadrilátero foi lançado em 2017, apresentava todos os parâmetros técnicos associados a um irrepreensível instrumento de mergulho — certificado pela norma ISO 6425 relacionada com a estanquidade e ainda pela norma ISO 764 de proteção anti-magnética.

O carisma quadrilátero do BR 03 Diver na nova versão Full Lum de mostrador luminescente | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Desde então, a linha BR 03 Diver foi paulatinamente enriquecida a ponto de se tornar numa pequena grande coleção — graças à regular adição de novos materiais e cores. E este ano foi atualizada com pequenos detalhes que são bem mais importantes do que parecem: a base mecânica atualizada, a apurada tipografia do mostrador, os ponteiros redesenhados, os índices aumentados e as braceletes adaptáveis fazem parte das novidades aplicadas, para já, em cinco exemplares desvelados pela marca fundada por Bruno Belamich e Carlos Rosillo. Mantendo, obviamente, o formato quadrilátero que lhe dá grande personalidade e os distingue dos demais relógios de mergulho.

A versão de mostrador azul surge inevitavelmente entre os cinco novos modelos apresentados | Foto: cortesia Bell & Ross

A emblemática caixa mantém as dimensões e caraterísticas da geração anterior: tamanho de 42mm por 42mm, estanque a 300 metros com um fundo reforçado de 2,8mm de espessura, vidro em safira com 2,85mm de espessura e uma caixa interior em ferro macio para maior resistência aos campos magnéticos. Os quatro parafusos fazem parte do visual de sempre. A coroa de rosca, a luneta rotativa unidirecional e os indexes carregados de luminescência reforçam a sua vocação de mergulho. Os vários modelos foram testados debaixo de água a diversas profundidades e a uma profundidade constante de 30 cm (+/- 2 cm) por 50 horas, a temperaturas entre os 18°C e os 25°C — para além de testes de resistência a choques térmicos para evitar condensação e à pressão excessiva na água. A força da coroa de corda também sofreu testes aturados.

As afinações de mostrador bem patentes no novo BR 03 Diver Steel de mostrador branco | Foto: cortesia Bell & Ross

E porque a Bell & Ross sempre deu grande importância aos acessórios, os modelos BR 03 Diver fazem-se normalmente acompanhar de duas braceletes para visuais distintos e complementares: uma em cauchu preto com fivela e outra bracelete sintética com fecho de velcro que pode ser ajustada sobre um fato de mergulho; mas também podem ser adquiridas em alternativa correias de pele ou braceletes em cauchu de outras cores.

O modelo com caixa em cerâmica preta e mostrador preto oferece uma aura stealth | Foto: cortesia Bell & Ross

Os cinco novos modelos dividem-se entre três versões BR 03 Diver Steel com caixas de aço (mostradores preto, azul e branco) e duas em cerâmica, o B3 03 Diver Black Matte (de mostradores preto mate) e o BR 03 Diver Full Lum (de mostrador azul pálido luminescente. As lunetas rotativas unidirecionais apresentam uma escala de 60 minutos com os 15 primeiros em destaque; os modelos em aço incluem uma luneta em aço com inserção cerâmica a condizer com o mostrador; os modelos em cerâmica têm uma luneta em cerâmica preta.

A vedeta do quinteto: o BR 03 Diver Full Lum em cerâmica com mostrador integral em matéria luminescente | Fotos: cortesia Bell & Ross

É nos mostradores que se notam mais as atualizações. Os índices aplicados com inserções luminescentes em Super-LumiNova (em tom branco para todos os modelos à exceção do verde pálido no de mostrador branco) surgem mais volumosos e fazem-se acompanhar novos ponteiros — com o das horas a apresentar uma ponta de seta.

Aço ou cerâmica: as duas novas versões de mostrador preto do BR 03 Diver | Foto: cortesia Bell & Ross

As duas versões em cerâmica mate apresentam a tal sofisticação negra que lhes oferece uma aura muito especial. E talvez o mais destacado modelo do quinteto desvelado recentemente seja o de mostrador azul pálido em matéria luminescente: brilha integralmente no escuro e é completamente distinto dos restantes quatro — dando sequência às edições limitadas Full Lum iniciadas em 2020, mas sem que a tiragem seja restrita. Por enquanto, ainda não há qualquer nova variante em bronze com as atualizações implementadas… deverão começar a surgir em breve, até porque sempre foram muito bem recebidas pelos aficionados e o material tem tudo a ver com o universo náutico.

No pulso: o novo BR 03 Diver Full Lum de mostrador em Super-LumiNova | Foto: Miguel Seabra/Espiral do Tempo

Quanto à motorização, os novos BR 03 Diver surgem equipados com o Calibre BR-CAL.302-1 de corda automática — baseados no movimento Sellita SW300-1 mas com uma autonomia de carga esticada até às 54 horas, que já tinha sido adotado em 2023 nos modelos clássicos BR 03. Ou seja: em todos os parâmetros, nota-se uma evolução na continuidade destinada a cimentar a coleção sem que a sua estética global seja beliscada.

A associação náutica bem patente na tonalidade azul (mostrador, luneta, bracelete) de um dos novos BR 03 Diver Steel | Fotos: cortesia Bell & Ross

Relativamente aos preços, começam à volta dos 4.500 euros para os modelos em aço e atingem os cerca de 5.500 no modelo em cerâmica de mostrador totalmente luminescente. «Ao longo de 30 anos, a nossa empresa tem vindo a equipar pilotos e mergulhadores, cujas tarefas e vidas dependem dos seus instrumentos e máquinas. A Bell & Ross é, por definição, o fornecedor dos exploradores e unidades de elite, para quem os relógios são concebidos respeitando especificações exatas, de acordo com o ambiente em que serão utilizados», explica Carlos Rosillo. Tais qualidades também atraem o exigente público urbano, ainda e sempre atraído por um tool watch de uso diário que tenha estilo exemplar e desempenho fiável. Como o BR 03 Diver.

Continue connosco: