Bell & Ross e Alpine: aliança francesa na F1

Foi em Londres, na véspera do Grande Prémio de Inglaterra de Fórmula 1 em Silverstone, que a Bell & Ross revelou o seu novo modelo comemorativo da associação à escuderia Alpine. Com a presença dos respetivos pilotos e um bólide numa das mais famosas galerias londrinas.

Em Londres | Qual é a diferença entre Pierre Gasly e Esteban Ocon? Para além da rapidez e do estilo de condução nas pistas de Fórmula 1, claro (embora ambos registem uma vitória em Grandes Prémios e três pódios!). Ou da própria personalidade e fisionomia. Sem esquecer que Pierre até tem uma namorada portuguesa, Francisca Cerqueira Gomes. Resposta: a distinção entre ambos pode ser feita através do pulso. Porque enquanto Gasly gosta de braceletes metálicas, Ocon prefere correias de pele!

Bell & Ross BR 05 Chrono A523
O novo BR 05 Chrono A523 com as cores da Alpine | © Bell & Ross

Foi essa a evidência proporcionada pelos dois pilotos da escuderia Alpine no evento organizado pela Bell & Ross na Burlington Arcade — uma das mais famosas galerias da capital britânica e que liga a avenida de Picadilly (antigamente denominada Portugal Avenue!) à zona de Bond Street. É lá que fica a boutique Bell & Ross de Londres e é lá que a marca tem procedido a vários lançamentos nos últimos anos, alguns deles com a presença da Espiral do Tempo. E foi lá que a Alpine colocou um dos seus bólides de Fórmula 1 para dar maior impacto ao evento, realizado nas vésperas do Grande Prémio de Inglaterra, em Silverstone.

Carlos Rosillo e Pierre Gasly e Esteban Ocon, os dois pilotos franceses na Apresentação em Londres dos novos Bell & Ross BR 05 Chrono A523, com o carro de fórmula 1 da equipa Alpine
Pierre Gasly e Esteban Ocon ladeiam Carlos Rosillo na apresentação em Londres | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

O evento foi presidido pelo presidente e co-fundador da Bell & Ross, Carlos Rosillo (Bruno Belamich não é muito de viagens…), e contou precisamente com as jovens vedetas francesas. Ou seja: dois pilotos franceses, uma escuderia francesa e uma marca francesa no coração de um antigo país rival de França, a Inglaterra… que há precisamente 650 anos estabeleceu uma aliança com Portugal que mais tarde daria jeito nas invasões napoleónicas! Mas, apesar do Brexit, os tempos de guerra estão hoje confinados ao leste europeu e tanto o desporto motorizado como a relojoaria fina são pontes de contacto entre povos. E foi mesmo com uma analogia às pontes (de contacto e arquitectónicas) que Carlos Rosillo iniciou o seu discurso de apresentação do novo modelo dedicado à parceria com a Alpine. «Londres tem 33 pontes e Paris 37», especificou.

Bell & Ross BR 05 Chrono A523 no pulso
O BR 05 Chrono A523 com bracelete metálica no pulso| © Bell & Ross

A Burlington Arcade, entretanto fechada ao público uma hora antes, encheu-se de convidados para o evento. E foi então apresentado o BR 05 Chrono A523 — o primeiro modelo BR 05 resultante da associação ao Alpine F1 Team, herdeiro do Renault Sport F1 Team no grande circo da Fórmula 1. Nos anteriores anos, tanto quando a escuderia tinha a designação Renault como depois sob a chancela Alpine, os modelos apresentados vinham sempre das gamas quadriláteras (BR-X1, BR-X1 Tourbillon, BR 03-94, Br 03-92) ou da gama redonda Vintage (BR V3-94. O novo BR 05 Chrono A523 é o primeiro modelo Alpine saído da atual linha best-seller da Bell & Ross… numa altura em que a marca terá, segundo as nossas fontes, determinado a extinção dos clássicos modelos redondos da designação Vintage.

O interessante é que foi a própria escuderia francesa, na altura com nomenclatura Renault, que abordou a marca de relógios fundada em Paris por Bruno Bellamich e Carlos Rosillo no ano de 1992 — e que fabrica os seus instrumentos do tempo na Suíça. Como é óbvio, a parceria ‘nacional’ foi considerada aliciante e, apesar de ter ficado selada mesmo em cima do arranque do Campeonato do Mundo de 2016, rapidamente foi celebrada com o lançamento de modelos comemorativos. Ou seja, enquanto marca vocacionada para a criação de relojoaria aeronáutica e de instrumentos de mergulho, a Bell & Ross passou a acrescentar à sua lista de utilizadores profissionais a categoria de pilotos de Fórmula 1.

Apresentação em Londres dos novos Bell & Ross BR 05 Chrono A523
Pierre Gasly mostra à Espiral do Tempo o seu BR 05 Chrono A523 com bracelete metálica; os pilotos foram o centro das atenções | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

«O que une as duas marcas é a paixão em comum pela mecânica de precisão e a alta performance. Através de tão prestigiosa parceria, a Bell & Ross busca continuamente a excelência e a inovação», refere Carlos Rosillo. Por sua vez, David Gendry (vice-presidente de Sponsoring, Parcerias e Comunicações da Alpine) acrescentou: «No que diz respeito à associação com a Bell & Ross, a nossa filosofia é de estilo e performance. Trabalhamos em ambientes de alta pressão, onde a precisão e o desempenho são essenciais para obter resultados. Usar um relógio Bell & Ross não é só um lembrete constante dos nossos objetivos, é também uma parte integrante de como os alcançamos: através da precisão, pontualidade e confiabilidade».

Apresentação em Londres dos novos Bell & Ross BR 05 Chrono A523, com o carro de fórmula 1 da equipa Alpine
O Alpine 523 e o cronógrafo que lhe está associado, numa versão com correia em pele | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Para além dos logótipos nos bólides e nos fatos, a materialização da parceria também passa pelo pulso dos pilotos Pierre Gasly e Esteban Ocon — que, a juntar aos anteriores modelos que já tinham sido resultantes da parceria, passam também a dispor de um BR 05 Chrono A523 com o seu nome e número gravados. «O BR 05 Chrono A523 completa a série de relógios Alpine, adotando de forma discreta o seu código de cores e respondendo às necessidades dos pilotos. Mas, para além do estilo e das cores, acima de tudo projetámos uma ferramenta que serve o piloto: um aliado em todos os momentos», esclarece o co-fundador Bruno Belamich, responsável criativo e de design da Bell & Ross.

Bell & Ross BR 05 Chrono A523
O BR 05 Chrono A523, de configuração bicompax e data discretamente colocada entre a 4 e as 5 horas | © Bell & Ross

A versão A523 do cronógrafo da nova coleção urbano-contemporânea BR 05 reafirma a dualidade da sua natureza sport-chic. Decorado com uma bandeira francesa estilizada, complementado com o azul da equipa e exibindo o logótipo da Alpine como contrapeso para o ponteiro cronográfico dos segundos, e dotado de um mostrador preto finamente graduado com dois contadores, o BR 05 Chrono A523 foca-se na legibilidade e funcionalidade em todas as circunstâncias — seja num jantar citadino ou numa reunião profissional nos paddocks do Grande Prémio, ao volante do monolugar da família ou a acelerar no jet-ski em férias. O design mantém proporções elegantes, com uma caixa de 42mm de diâmetro que funde o quadrado com o círculo. Acabamentos refinados alternam superfícies polidas e acetinadas na estrutura de aço, criando uma discreta difusão de luz. O BR 05 Chrono A523 pode ser usado com a bracelete em aço que Pierre Gasly prefere, com elos flexíveis e confortáveis, ou com a pulseira em couro preto mais ao gosto de Esteban Ocon. E é resistente à água até 100 metros, estando disponível numa tiragem restrita a 500 unidades.

Obviamente que o relógio apresenta semelhanças cromáticas com o monolugar Alpine 523 que dá nome à edição limitada — e que foi exibido na Burlington Arcade. Com mais de 950 cavalos de potência para um peso de 796 kg e capaz de atingir 355 km/h, o bólide está ao serviço das ambições da equipa BWT Alpine F1. «Na busca pelo pináculo do desempenho mecânico, os engenheiros de ambas as casas visam alcançar a máxima leveza mantendo uma resistência ótima, utilizando técnicas e materiais vanguardistas. Apesar disso, ambos mantemos uma abordagem artesanal: tal como os carros de corrida Alpine, os relógios Bell & Ross ainda são, em grande parte, montados à mão», diz Carlos Rosillo. A Bell & Ross motorizou o seu BR 05 Chrono A523 com um robusto movimento mecânico de corda automática, o calibre BR-CAL 326 com funções de horas, minutos, pequenos segundos às 9 horas e data, mais totalizador dos segundos ao centro e totalizador dos minutos às 3 horas.

Apresentação em Londres dos novos Bell & Ross BR 05 Chrono A523, com o carro de fórmula 1 da equipa Alpine
A Bell & Ross passou dos ares e das profundezas para a vertigem das pistas em 2016 | © Miguel Seabra / Espiral do Tempo

Recentemente apresentado, o BR 05 Chrono A523 está a fazer a sua estreia absoluta na presente temporada de Fórmula 1. «Pela primeira vez, a Bell & Ross apresenta um modelo BR 05 nas cores da F1 e da nossa equipa parceira, a Alpine, complementando os modelos existentes. A escolha de um movimento cronográfico atende às necessidades da equipa da Alpine que, naturalmente, mede a velocidade e o desempenho desportivo. A Bell & Ross transmite a identidade da Alpine em cada um dos seus designs, através do código de cores e do logótipo», esclarece Bruno Belamich. Uma coisa é certa: enquanto a escuderia Alpine F1 Team vai precisar de mais algum tempo para apurar processos e afinar os seus bólides para os meter a lutar pela vitória em Grandes Prémios, os relógios Bell & Ross — e os modelos comemorativos da parceria com a Alpine em particular — já estão no ponto!

As nossas impressões

A linha BR 05 rapidamente ganhou grande aceitação na atual vaga dos relógios desportivos de luxo com design integrado e tornou-se mesmo no incontestável esteio comercial da Bell & Ross. Dos seus três tamanhos (40mm com três ponteiros e data, 41mm com função GMT e 42mm com cronógrafo) que integram o catálogo, o maior assenta bem mesmo em pulsos mais estreitos precisamente devido à sua arquitetura — e o BR 05 Chrono A523 com as cores da escuderia Alpine de Fórmula Um apresenta-se particularmente atraente devido à conjugação do preto com o azul, adicionando um pequeno detalhe tricolor a piscar o olho ao estandarte francês. Para a Bell & Ross e para muitos aficionados da marca, a mudança da Renault para a Alpine acabou por ser benéfica… já que as cores da Renault, com a predominância do amarelo, não eram tão apelativas. E a adoção de um modelo de base tão apreciado como o BR 05 Chrono vai seguramente dar mais alento aos apreciadores do género e aos fãs de desportos motorizados. Relativamente aos gostos distintos de Pierre Gasly (bracelete em aço) e Esteban Ocon (correia de pele), seria bom que a Bell & Ross desenvolvesse futuramente um sistema de troca rápida sem o recurso a ferramentas. Para terminar, seria bom que Pierre Gasly oferecesse um dos 500 exemplares à namorada Francisca Cerqueira Gomes: seria a garantia de haver pelo menos um em Portugal!


Algumas caraterísticas técnicas:

Bell & Ross
BR 05 Chrono A523

Referência | BR05C-A523-ST/SST (bracelete em aço); BR05C-A523-ST/SCA (bracelete em calfe).
Limitado a 500 exemplares cada.

Bell & Ross BR 05 Chrono A523
BR 05 Chrono A523 | © Bell & Ross

Movimento | Mecânico de corda automática. Calibre BR-CAL.326.
Funções | Horas, minutos, pequenos segundos às 9h e data. Cronógrafo com contador de 30 minutos às 3h, segundos do cronógrafo ao centro.
Caixa ø 42mm | Aço polido acetinado. Coroa aparafusada. Proteção de coroa. Vidro de safira com tratamento antirreflexo. Fundo de safira com massa oscilante 360°. Estanque até 100 metros.
Mostrador | Preto. Números e indexes aplicados, revestidos com Super-LumiNova. Ponteiros das horas e dos minutos metálicos esqueletizados, revestidos com Super-LumiNova. Segundos do cronógrafo com contrapeso em A de Alpine.
Bracelete | Calfe preta e azul ou aço polido-acetinado. Fecho de báscula em aço polido-acetinado.
Preço | 7.500 € (bracelete em aço); 6.990€ (bracelete em calfe)

Visite o site oficial da Bell & Ross para mais informações.

Outras leituras