Mais compacto e mais versátil. Assim se revela a evolução natural de um relógio que dá que falar desde que foi lançado. A Bell & Ross lança este ano o BR-05 36 mm que vem responder às exigências dos novos tempos e às necessidades de quem aprecia um estilo sport-chic.
Em 2025, a Bell & Ross alarga os seus horizontes, ao mesmo tempo que deixa bem claro o modo como vê a relojoaria contemporânea. Em causa está o lançamento do BR-05 36 mm, uma sofisticada reinterpretação do modelo urbano originalmente apresentado em 2019. O novo relógio chega até nós com uma dimensão mais compacta, face às referências anteriores, numa opção pensada para se adaptar a todos os estilos e a uma maior diversidade de pulsos no domínio dos modelos sport-chic.
Na verdade, esta novidade surge como resposta às aspirações de um público exigente cada vez mais atento ao conforto, à precisão, à versatilidade e ao design, mas que privilegia ao mesmo tempo a robustez e a identidade visual da linha BR-05 – a tal que primeiro ‘se estranhou e depois entranhou’ de vez.


Afinal, é possível sair de um lugar sem ser preciso ir para muito longe e sem ferir as expectativas de um público fiel, porque sabemos bem como é delicado aquele momento em que uma marca com vocação assumidamente voltada para os tool watches, opta por opções estéticas mais desviantes no seu catálogo, numa resposta aos tempos, às tendências e à necessidade de criar algo de novo.
O novo BR-05 36 mm
Com caixa em aço inoxidável de 36 mm e espessura de apenas 8,5 mm, o novo BR-05 mantém o design ‘redondo dentro de um quadrado’, um traço distintivo na coleção e evocativo também dos instrumentos de aviação, mundo que inspira a marca desde sempre. O contraste entre as superfícies acetinadas e polidas realça os volumes sobrepostos, ao mesmo tempo que valoriza as linhas globais e elementos de assinatura como os quatro parafusos da luneta.


Além da caixa mais compacta face aos modelos anteriores, temos depois as soluções estéticas para uma maior diversidade de gostos e personalidades. O BR-05 36 mm surge com diferentes opções de mostradores que vão do clássico preto ao sofisticado cinzento, passando pelo azul gelo (cada vez mais presente no catálogo Bell & Ross) e pelo luminoso madrepérola. Cada mostrador, lacado e com efeito raiado, oferece ao relógio uma identidade muito própria, sempre realçada pelos numerais sobredimensionados, indexes aplicados e ponteiros preenchidos com luminescência branca de emissão verde, para melhor legibilidade em qualquer circunstância (a tal vertente mais tool que tem de estar presente). A versão com mostrador branco, salta-nos particularmente à vista pelo modo como os numerais em relevo emergem da superfície plana, com o seu contorno a contribuir para a harmonia geral do conjunto.


Depois, existe ainda coração que anima o relógio. O BR-05 36 mm é alimentado pelo Calibre BR-329, um movimento mecânico de corda automática, com uma considerável autonomia de 54 horas. Sem grandes aspirações, indica as horas, os minutos e os segundos através de ponteiros centrais.
Já a bracelete, em aço, reforça a vocação urbana e o conforto da peça. A flexibilidade do seu design e o cuidado no ajuste tiveram em conta a adaptação a diferentes tipos de pulso, pelo que se enquadra na perfeição tanto em pulsos femininos como em pulsos masculinos.

SEMPRE CONNOSCO:
Tempo é dinheiro, mas a newletter da Espiral do Tempo não custa nada. Basta subscrever com o seu endereço de email e assim fica com a certeza de que nenhuma das nossas histórias lhe vai passar ao lado.
No seu email. Todas as semanas.
As nossas impressões
Em traços gerais, podemos dizer que o BR-05 36 mm não surge apenas como a versão de um relógio numa escala mais reduzida, mas sim como uma evolução que não foge ao conceito da Bell & Ross. Trata-se de um relógio de estilo urbano e de aparência robusta, que continua a assumir a estética sport-chic que acabou por fazer dele um relógio particularmente reconhecível.
Por outro lado, é interessante ver a marca a desbravar novos caminhos com os seus valores seguros, depois de um período muito pautado por lançamentos mais fora da caixa, e sem descurar do seu fio condutor.


Convém lembrar que houve um tempo em que o catálogo contemplou modelos como o BR S, com diamantes e elegantes mostradores celestiais, entre outros, pensados mesmo para pulsos femininos. E, mesmo assim, tinham caixas de 39mm e movimentos de quartzo. Por seu lado, o BR-05 36 mm junta o melhor de vários mundos, com coração mecânico, numa altura em que vai deixando de haver estigma face ao tamanho e ao género dos relógios. Faz-nos sentido, portanto.
Visite o site oficial da Watchers ou da Bell & Ross para saber mais sobre o BR-05 36 mm.
Algumas caraterísticas técnicas:
Bell & Ross
BR-05 36 mm
Referências | BR05A-S-BL-ST/SST; BR05A-S-MP-ST/SST; BR05A-S-GR-ST/SST; BR05A-S-BU-ST/SST
Ano de lançamento | 2025


Movimento | Mecânico de corda automática Calibre BR-329. 54 horas de reserva de marcha.
Funções | Horas, minutos e segundos.
Caixa ø 36mm. Espessura de 8,5mm | Aço polido e acetinado. Coroa aparafusada com proteções laterais. Vidro de safira com tratamento antirreflexos. Estanque até 100 metros.
Mostrador | Preto, cinzento, azul gelo ou madrepérola, consoante a versão. Numerais e indexes aplicados e em estilo Baignoire, preenchidos com Super-LumiNova® X1 branca (emissão verde). Ponteiros das horas e dos minutos esqueletizados com Super-LumiNova® X1 branca (emissão verde).
Bracelete | Aço polido e acetinado ou borracha preta. Fecho de báscula em aço polido e acetinado.
Preço anunciado no site | 4.500 €