BR 05 Artline Dragon: o segundo capítulo

Há dois anos, a Bell & Ross estreou uma projeção artística do seu BR 05, o modelo de design integrado que entretanto se tornou no best-seller da coleção. O BR 05 Artline Dragon foi agora apresentado como o segundo modelo nessa vertente e é inspirado numa figura mitológica…

Em julho de 2022, a Espiral do Tempo foi o primeiro título da imprensa relojoeira especializada a conhecer — e logo no topo do emblemático edifício Gherkin, projetado por Norman Foster — um relógio que estabeleceu uma nova dimensão na história da Bell & Ross: o BR 05 Artline, uma variante artística do BR 05 inspirado na corrente industrial Streamline que tanta popularidade granjeou nos anos 30. Assentava em linhas muito fluídas e inspiradas na velocidade e aerodinâmica que então capturavam o imaginário popular, numa época de pleno desenvolvimento da indústria dos transportes. O novo BR 05 Artline Dragon visa capturar o imaginário de outra maneira, mas igualmente de modo artístico.

Carlos Rosillo, CEO da Bell & Ross e Bell & Ross BR 05 Artline no pulso de um homem
Carlos Rosillo, CEO da Bell & Ross e o primeiro BR 05 Artline | © Miguel Seabra/Espiral do Tempo

O BR 05 Artline de 2022 personificava o estilo Streamline, exaltando a força do metal e com os caraterísticos sulcos horizontais bem vincados. O novo BR 05 Artline Dragon exalta a força desse animal mitológico que é o dragão — até porque 2024 é mesmo o Ano do Dragão segundo a astrologia chinesa, que garante que quem nasce sob o signo do Dragão tem um carácter ativo, obstinado, confiante, empreendedor e afortunado. A influência dos signos e dos astros sobre a personalidade será sempre motivo para debate… mas ter no pulso o novo BR 05 Artline Dragon pode dar uma ajuda!

Tatuagem artística

O Bell & Ross BR 05 Artline Dragon | Foto: Bell & Ross
O novo BR 05 Artline Dragon | © Bell & Ross

A Bell & Ross nasceu como marca vocacionada para confecionar instrumentos para profissionais — eficientes, pragmáticos, indestrutíveis, de grande legibilidade e alto rendimento. Mas Bruno Belamich e Carlos Rosillo, a dupla fundadora, nunca enjeitaram uma vertente mais criativa e isso é notório nos exercícios de estilo associados a alguns modelos especiais em edição limitada associados a concept cars, motos ou mesmo aviões saídos da imaginação de Bruno Belamich. A variante Artline da linha BR 05 vem oficializar essa liberdade de expressão artística através de um tipo de gravação original: «Queríamos lançar um relógio que fosse elegante e decorado. O BR 05 tem potencial para isso devido a uma caixa com amplo espaço para adornos», disse Bruno Bellamich (que assume o cargo de Diretor Criativo, enquanto Carlos Rosillo é o CEO) aquando do lançamento do primeiro modelo Artline.

O Bell & Ross dedicado ao ano do dragão
O trabalho de gravação que se vê no BR 05 Artiline Dragon é notável, de modo a passar o desenho de uma tatuagem que normalmente é feita à flor da pele | © Bell & Ross

O segundo modelo Artline agora lançado entra num campo totalmente novo, já que adota códigos gráficos que estão habitualmente ligados à arte da tatuagem. O trabalho de gravação que se vê no BR 05 Artline Dragon é notável, de modo a passar o desenho de uma tatuagem que normalmente é feita à flor da pele para uma gravura que joga com a luz e a sombra através da espessura relativa de cada traço. 

BR 05 Artline Dragon: simbologia mítica

De acordo com a astrologia chinesa, o ano de Dragão de Madeira tem início no Ano Novo Chinês, que se assinala no próximo dia 10 de fevereiro — e que também é conhecido como Festival da Primavera. Mas o dragão não é apenas uma popular referência asiática; é uma criatura mítica que transcende continentes, tendo-se tornado numa incontornável referência cultural e espiritual ao longo dos milénios… como mais recentemente se pôde comprovar na extraordinária saga A Guerra dos Tronos. Dele se diz que evoca poder porque participa ativamente no equilíbrio do mundo, sendo um presságio de vida porque também traz chuva para as colheitas. Dá sempre jeito ter um dragão à mão, aparentemente.

Ou então no pulso. Para que brilhasse no novo BR 05 Artline Dragon, a Bell & Ross juntou-lhe elementos naturais altamente simbólicos como o Sol e a Lua, bem como referências à flora e fauna, tal como o tema da andorinha. Na cultura popular dos mais diversos povos, civilizações e culturas, o dragão normalmente personifica indivíduos fortes, corajosos e poderosos, mas também simboliza a benevolência, a prosperidade e a sorte. E, em especial nas lendas asiáticas, os dragões representam boas notícias.

O Bell & Ross BR 05 Artline Dragon visto no pulso | Foto: Bell & Ross
O trabalho decorativo abraça de maneira perfeita a estrutura do relógio, com gravações nas suas diferentes superfícies | © Bell & Ross

Tão poderosa criatura só poderia ser uma inesgotável fonte de inspiração para os artistas — algo fácil de constatar na história da arte e da literatura. As variações também são infinitas, desde a aparente amálgama de diversos animais (corpos de serpente, chifres de veado, garras de águia, escamas de carpa, olhos de demónio… tudo é permitido!), pelo que o trabalho gráfico da equipa de designers que trabalhou na estética do BR 05 Artline Dragon não foi fácil. Mas o produto final é muito bem sucedido; todo o trabalho decorativo abraça de maneira perfeita a estrutura do relógio, com gravações nas suas diferentes superfícies. E sem adulterar as linhas estruturais que caraterizam o BR 05.

O espírito da quadratura do círculo mantém-se bem vincada, com os parafusos identitários perfeitamente à vista. Já no mostrador, foi necessário ter em conta a legibilidade das indicações horárias do relógio (a graduação das horas está subtilmente posicionada ao nível do rebordo para não comprometer o design); tal como no mostrador, o motivo decorativo também está finamente gravado na bracelete integrada. Reforçando toda a inspiração mitológica asiática trazida pelo dragão, há que ter igualmente em conta que a técnica ancestral da gravura é praticada na China há mais de um milénio. 

O Bell & Ross dedicado ao ano do dragão
O BR05 Artline Dragon é uma edição limitada a 99 exemplares | Foto: Bell & Ross

No caso específico da relojoaria, a gravação é tradicionalmente considerada como o primeiro enriquecimento não funcional de um relógio. Para produzir a caixa do BR 05 Artline Dragon e os elos da bracelete integrada, a Bell & Ross teve de recorrer a uma avançada técnica de gravação a laser — e, no caso da bracelete, foi mesmo obrigatório gravar individualmente cada elo antes da assemblagem para um efeito visual de grande perfeição. Porque, atendendo à natureza de uma bracelete metálica e até mesmo à sua junção com a caixa do relógio, não há margem para erro de modo a garantir absolutamente que o padrão não é distorcido na ligação entre componentes.

O bafo do dragão

Estivemos em Paris para o lançamento da linha BR 05 em 2019 e temos vindo a acompanhar de perto a evolução da coleção, desde a variantes GMT com fuso horário suplementar e a variante cronográfica até ao lançamento da sua vertente radical BR X5. Uma família de relógios contemporâneos de caraterísticas urbanas que se afasta da inspiração náutica que marcou os dois principais ícones do design integrado na década de 70 (o Royal Oak da Audemars Piguet e o Nautilus da Patek Philippe). E que se apresenta com um preço bem mais democrático.

No que diz respeito à motorização (ou será melhor dizer ‘bafo do dragão’?), o BR 05 Artline Dragon assenta no movimento mecânico de corda automática BR.CAL-302 com autonomia de 54 horas, um desenvolvimento do robusto calibre de base Sellita que garante não só precisão cronométrica, mas também facilidade de utilização.

As nossas impressões

BR 05 Artilne Dragon
Os efeitos proporcionados pelos sulcos dão mesmo um carisma hipnótico ao relógio | © Bell & Ross

Numa era em que as tatuagens se apresentam mais populares do que nunca, o BR 05 Artilne Dragon pode satisfazer simultaneamente todos aqueles que gostam de tatuar o corpo como aqueles que preferem não o fazer — e usar a tatuagem num adereço amovível. De resto, é um relógio muito especial: foi criado deliberadamente para ser uma peça exclusiva, não só devido à personalidade que exala mas também à complexidade do seu design. Para reforçar esse caráter exclusivo, está limitado a somente 99 exemplares — enquanto o primeiro BR 05 Artline apresentou uma tiragem de 250 peças.

Os efeitos proporcionados pelos sulcos dão mesmo um carisma hipnótico ao relógio. Com o seu segundo exercício de estilo da ramificação Artline, a Bell & Ross pisca o olho à cultura chinesa e a um potencial mercado de milhões; mas, mais do que isso, ultrapassa o domínio puramente relojoeiro para ascender a uma dimensão artística claramente distintiva.

Algumas caraterísticas técnicas:

Bell & Ross
BR 05 Artline Dragon

Referência | BR05A-DR-ST/SST
Edição limitada a 99 exemplares
Ano de lançamento | 2024

O Bell & Ross BR 05 Artline Dragon | Foto: Bell & Ross
O Bell & Ross BR 05 Artline Dragon | Foto: Bell & Ross

Movimento | Mecânico de corda automática Calibre BR-CAL.321. Reserva de corda de 54 horas.
Funções | Horas, minutos, segundos e data.
Caixa Ø 40 mm Espessura 10,33mm | Aço polido-escovado gravado a laser. Vidro de safira com tratamento antirreflexos. Coroa aparafusada. Proteção da coroa gravada. Fundo em vidro de safira com vista para a massa oscilante 360º. Estanque até 100 metros.
Mostrador | Gravado com a representação de uma dragão. Ponteiros das horas e dos minutos esqueletizados, banhados a ródio e escovados, revestidos a preto. Ponteiro de segundos contínuos banhado a ródio e escovado.
Bracelete | Aço gravada a laser. Fecho de báscula.
Preço anunciado no site | 8.200 €

Visite o site oficial da Bell & Ross para mais informações.

Outras leituras