Bulgari Octo Roma Worldtimer 

O Octo Roma Worldtimer está disponível numa versão em aço com mostrador azul e noutra em aço enegrecido com DLC e mostrador preto. No jogo de proporções, a caixa de 41mm afigura-se perfeita para um estilo contemporâneo com muita classe.

Lendária casa joalheira com marcantes incursões na relojoaria a partir da década de 50, a Bulgari adquiriu uma maior proeminência relojoeira com modelos assinados por Gérald Genta nos anos 70 (o Roma, em 1975, e o Bulgari Bulgari, em 1977) — saltando para um patamar superior no início do presente milénio e, sobretudo, desde que Jean-Christophe Babin assumiu os destinos da marca, em 2012. Hoje em dia, é uma manufatura integrada que inclui no seu portefólio algumas especialidades e múltiplos recordes, acompanhados de vários galardões no Grand Prix d’Horlogerie de Genève. A linha Octo é a mais celebrada, e a variante Octo Finissimo apresenta alguns dos relógios mecânicos mais finos jamais produzidos; a variação Octo Roma dá-lhe um pendor menos quadrilátero e mais circular, embora mantendo o espírito geométrico.

Bulgari Octo Roma Worldtimer
Octo Roma Worldtimer em aço com mostrador azul | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

O Octo Roma Worldtimer está disponível numa versão em aço com mostrador azul e noutra em aço enegrecido com DLC e mostrador preto. A combinação azulada é a mais tradicional no contexto da tipologia do relógio integrado, uma vez que o azul é a cor que melhor realça a arquitetura metálica e vice-versa; a estrutura da bracelete é comum à linha Octo, embora a volumetria seja mais significativa do que no Finissimo e mais adequada a todos aqueles que não apreciam relógios ultraplanos. Até porque os calibres automáticos, devido ao rotor, exigem uma caixa de maior espessura. O Octo Roma Worldtimer é alimentado por um movimento automático e mostra com estilo o tempo nas 24 zonas horárias… mas com algumas alterações no elenco das cidades de referência, com a inclusão de Roma (claro!) e da estância caribenha de St. Barth.

Design íntegro

A linha Octo ostenta um perfil geométrico que lhe dá muito caráter, e a variante Octo Roma, estreada em 2017 e que também bebe da herança do design original de Gérald Genta, dá-lhe um caráter especial, no sentido em que combina muito bem as linhas retas com as redondas. No jogo de proporções, a caixa de 41mm afigura-se perfeita para um estilo contemporâneo com muita classe. O tipo de aço escolhido é o 904L de qualidade superlativa, utilizado somente por um punhado de marcas de topo.

Detalhe da caixa do Bulgari Octo Roma Worldtimer
O tipo de aço escolhido é o 904L de qualidade superlativa, utilizado somente por um punhado de marcas de topo | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

Romano feito na Suíça

A função worldtimer é operada através da coroa, e todos os 24 fusos horários podem ser observados em simultâneo. A cidade escolhida como referência fica às 12 horas e o disco rotativo das 24 horas mostra sempre o tempo de lá (home time), por oposição à hora local indicada nos ponteiros. O Calibre BVL257, desenvolvido nos ateliers da Bulgari em Le Sentier, no Vallée de Joux, integra 261 componentes e destaca-se pela ponte de suporte do balanço que dá superior robustez ao movimento.

Pormenor do mostrador do Bulgari Octo Roma Worldtimer
Todos os 24 fusos horários podem ser observados em simultâneo | © Paulo Pires / Espiral do Tempo

→ Roma não foi feita num dia e o Octo Roma Worldtimer é mais uma pedra no edifício relojoeiro da Bulgari, que se tem afirmado como uma marca relojoeira de excelência.


Algumas caraterísticas técnicas:

Bulgari
Octo Roma Worldtimer

Referência | 103481

Bulgari Octo Roma Worldtimer
Octo Roma Worldtimer | © Bulgari

Movimento | Corda automática. Calibre BVL257, 42h de reserva de corda.
Funções | Horas, minutos, segundos e horas em 24 cidades com indicação de 24h.
Caixa ø 41mm | Aço. Vidro de safira, coroa com aplique em cerâmica. Estanque até 100 metros.
Bracelete | Aço com fecho de báscula.
Preço | 9.800 €

Relógio cedido por Bulgari.

Visite o site oficial da Bulgari para mais informações.

Outras leituras