Bulgari a todo o gás com Hipercarro e edição Gran Turismo

Inspirado no circuito Grand Turismo World Series e no respetivo equivalente de gaming, a Bulgari apresentou dois novos modelos Aluminium em colaboração com o galardoado videojogo Gran Turismo — e ainda um concept car.

Não há relação mais íntima no universo relojoeiro do que a sua histórica associação ao mundo automóvel, porque as duas indústrias cresceram juntas no início do século XX — quando os relógios passaram da parede e do bolso para o pulso e os tabliers dos carros que começavam a acelerar. Claro que há marcas que entretanto desenvolveram parcerias oficiais significantes com escuderias, circuitos ou pilotos e outras que preferiram patrocínios em áreas que não a automobilística precisamente para evitar o overlapping num domínio já de si tão saturado.

Bulgari x Gran Turismo | © Bulgari
Relógios e automóveis: a colaboração Bulgari x Gran Turismo | © Bulgari

Mas a filosofia mecânica é praticamente a mesma e daí a legitimidade das frequentes associações entre relógios e automóveis (ou motos e mesmo aviação). A Bulgari acabou de levar essa ligação para um novo patamar. No final da prova Grand Turismo World Series realizada em Barcelona, a marca romana apresentou uma edição especial de um seu icónico modelo e ainda surpreendeu com algo de novo: para além de dois cronógrafos Bulgari Aluminium x Gran Turismo, apresentou o protótipo do hipercarro Bulgari Aluminium Vision GT — ambos com design da autoria do seu responsável criativo, o conhecido Fabrizio Buonamassa-Stigliani.

O tablier do concept car apresenta a mesma estética aplicada à edição especial | © Bulgari

Não se trata de um crossover completamente original; por exemplo, a Bell & Ross tem feito incursões nesse domínio com concept cars, concept bikes ou mesmo concept planes, e ainda este ano apresentou uma colaboração com uma marca de motos. Mas a dimensão da Bulgari, uma casa cujo alcance no mundo do luxo vai da perfumaria até à joalharia, faz com que o exercício experimental e virtual se torne especialmente relevante.

O Bulgari x Gran Turismo num pulso tendo como fundo de imagem uma pista de competição automóvel | © Bulgari
No pulso: o Bulgari x Gran Turismo, disponível em duas versões | © Bulgari

O próprio advento do conceito Aluminium foi revolucionário, porque aquando do seu lançamento, em 1998, não era normal que uma marca de luxo apresentasse um relógio unissexo num material pouco habitual na relojoaria e com aura democrática. O certo é que o seu impacto perdurou e a Bulgari renovou o conceito para lançar uma nova geração do Aluminium em 2020, tendo mesmo recebido este ano (ou seja, 25 anos após o lançamento do original) o prestigiado Red Dot Best of the Best Award que premeia os melhores designs.

A conceção da caraterística caixa em alumínio da linha Aluminium | © Bulgari

Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition

Fabrizio Buonamassa-Stigliani, que devido às suas origens transalpinas bebeu muito a influência do design da reputada indústria automóvel italiana, desenhou uma edição especial do Aluminium Chronograph com tons amarelos que evocam os emblemáticos bólides italianos Gran Turismo dos anos 90. O Bulgari Aluminium x Gran Turismo Special Edition associa a habitual ligeireza e resistência do alumínio na estrutura principal à suavidade do cauchu na luneta e na bracelete, com suplemento de titânio preto DLC na coroa e nu fundo da caixa; o grafismo impactante é o tradicional da linha Aluminium e surge complementado com inscrições alusivas à edição especial.

Bulgari x Gran Turismo | © Bulgari
A variante Bulgari x Gran Turismo de mostrador amarelo | © Bulgari

E a edição especial é formada por dois relógios em tiragem limitada: uma de mostrador amarelo com totalizadores negros contrastantes (500 exemplares) e outra de mostrador antracite com totalizadores negros contrastantes e índices amarelos (1200 unidades). Pela primeira vez desde o relançamento da coleção Aluminium, em 2020, pode ver-se uma escala taquimétrica na orla do mostrador de um cronógrafo Aluminium — no caso, os dois modelos Gran Turismo Special Edition, que são motorizados pelo Calibre B381 de corda automática.

Bulgari x Gran Turismo
A variante Bulgari x Gran Turismo de mostrador antracite | © Bulgari

E aqui vem a nuance especial: quem adquirir um dos relógios recebe um código para conduzir um hipercarro Bulgari no videogame Gran Turismo!

Bulgari Aluminium Vision GT

O Bulgari Aluminium Vision GT transporta a estética da Bulgari e do Aluminium para as quatro rodas | © Bulgari

Pois é. Para além dos dois cronógrafos em tiragem limitada, a vertente ainda mais especial da edição especial tem a ver com a apresentação em tamanho real de um carro destinado a correr nas pistas virtuais de Gran Turismo: o Bulgari Aluminium Vision GT, um bólide que transporta a estética da Bulgari e do Aluminium para as quatro rodas — igualmente sob a supervisão criativa de Fabrizio Buonamassa-Stigliani, mas com o apoio de Fabio Filippini, um designer de automóveis que já trabalhou para a Pininfarina e que colabora com o Explore Studio da empresa dona do famoso videojogo, a Polyphony Dogital.

Os sketches do bólide Bulgari Aluminium Vision GT | © Bulgari

«A minha intenção era a de aplicar o DNA da Bulgari de uma maneira completamente diferente, através de um protótipo que gerasse as mesmas sensações dos relógios Aluminium. A geometria do design puro e angular evoca os lendários carros italianos Gran Turismo da década de 70, com jantes de três raios e tabliers de nogueira. Todas essas vertentes unem-se para aplicar a inconfundível estética Bulgari num protótipo de proporções reais», explica Fabrizio Buonamassa.

Fabrizio Buonamassa-Stigliani Kazunori Yamauchi Bulgari
O duo por trás da edição especial: Fabrizio Buonamassa-Stigliani e Kazunori Yamauchi © Bulgari

Criador da franchise Gran Turismo e CEO da Polyphony Digital, Kazunori Yamauchi valoriza obviamente tão original e significante parceria: este ano cumpre-se o décimo aniversário do Vision Gran Turismo, pelo que a colaboração chega no melhor momento. E não me ocorre uma forma mais especial de celebrá-lo do que o lançamento da edição especial de cronógrafos Bulgari Aluminium x Gran Turismo e do fascinante hipercarro Bulgari Aluminium Vision GT».

Bulgari x Gran Turismo | © Bulgari
Fundo personalizado e comemorativo Bulgari x Gran Turismo | © Bulgari

E, de facto, é mesmo uma das mais especiais interações da já secular cumplicidade entre relógios e automóveis.

Outras leituras