fbpx

Oris Calibre 111

O programa de produção industrial de movimentos desenvolvidos internamente pela Oris adquire um novo ímpeto com a apresentação do Calibre 111, a mais recente complicação desenvolvida internamente pela Oris — assinalando o seu renascimento como movimento inovador.

Fonte: Press Release

Oris_Calibre111_8
© Oris

Oris tem defendido a relojoaria industrial ao longo dos 111 anos da sua história. Os fundadores da marca acreditavam na possibilidade de criar os melhores relógios aos melhores preços — uma visão que preconizava uma abordagem industrial. Em 2014, a Oris assinalou o seu 110.º aniversário com o lançamento do Calibre 110, um movimento mecânico de corda manual com uma extraordinária combinação de complicações.

E a história prossegue com o Calibre 111 — um momento assinalável na história da Oris. À semelhança do seu antecessor, o novo calibre apresenta uma reserva de marcha de dez dias e um indicador não-linear de reserva de marcha. Desta vez, a Oris introduziu uma função de data na posição das 9 horas. É o primeiro calibre patenteado, produzido industrialmente que a empresa relojoeira suíça independente introduz no mercado desde os anos de 1970, e recupera uma tradição iniciada pelos fundadores da Oris no início do século XX. O Calibre 111 é desenvolvido internamente e é produzido pelos melhores fabricantes de componentes na Suíça.

Oris_Calibre111_2
© Oris

O Calibre 111 baseia-se no conceito de tambor único, e foi projetado para que a sua grande reserva de energia seja libertada uniformemente ao longo de um período de dez dias. O relógio apresenta também o indicador não linear de reserva de marcha patenteado pela Oris, um visor na posição das 3 horas que indica — de dez dias até zero — a autonomia residual do movimento.

Oris_Calibre111_9
© Oris

Na parte superior da escala, as marcas que indicam os dias estão separadas por pequenos intervalos, enquanto na parte inferior da escala esses intervalos são cada vez maiores. À medida que a energia vai sendo libertada, o ponteiro move-se no sentido horário ao longo da escala, lentamente no início, e depois mais rapidamente quando os intervalos entre as marcas se tornam maiores. Esta conceção engenhosa dá ao utilizador uma indicação clara da energia remanescente à medida que se aproxima o momento de dar corda ao relógio.

© Oris

No que diz respeito à conceção, o Calibre 111 dá continuidade à história do Calibre 110. Também ele é uma peça inspirada nos princípios da alta-relojoaria, sendo produzido e acabado com recurso a técnicas industriais. Só na produção das pontes do calibre existem oito etapas. Desde a fresagem à gravação e ao acabamento, cada fase é monitorizada através de frequentes inspeções de controlo de qualidade. A criação das rodas do balanço é igualmente minuciosa. Cada roda é produzida com tolerâncias de milésimos de milímetro — um processo meticuloso que garante a máxima qualidade.

© Oris

Existem quatro versões do Calibre 111 com 43 mm de diâmetro — duas de aço inoxidável e duas de ouro rosa de 18 quilates. O modelo de aço inoxidável está disponível com um mostrador em tom cinza-prata ou com um mostrador em tom ouro negro radial, e o modelo de ouro rosa com um mostrador em tom prata-ouro opalescente ou com um mostrador castanho-avermelhado. Todos os modelos são apresentados com uma bracelete de pele genuína de crocodilo do Louisiana, com a opção de bracelete de aço inoxidável para o modelo de aço. ET_simb

Oris_Calibre111_5
© Oris


Características Técnicas
Oris
Calibre 111

Referências/ 111 7700 4063; 111 7700 4061 — Aço inoxidável

Oris_Calibre111_12
© Oris

Movimento/ Mecânico de corda manual. Calibre 111, movimento desenvolvido integralmente pela Oris, 10 dias de reserva de corda, 21.600 alt/h (3 Hz), tambor único.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, data na posição das 9 horas, indicação não linear da reserva de corda na posição das 3 horas.
Mostrador/ Cinza-prata ou ouro negro radial com indexes e números aplicados, e ponteiros de níquel polido.
Caixa Ø 43 mm/Multipeças e coroa de aço inoxidável, estanque até 3 bares/30 m. Luneta em vidro de safira com acabamento antirreflexos no interior. Fundo com vidro de safira.
Bracelete/ Pele de aligátor do Louisiana castanho-escura, cinzenta ou preta com fecho de báscula de segurança de aço inoxidável. Alternativamente disponível com bracelete de aço inoxidável


Referências/ 
111 7700 6061; 111 7700 6062 — Ouro Rosa

Oris_Calibre111_4
© Oris

Movimento/Mecânico de corda manual. Calibre 111, movimento desenvolvido integralmente pela Oris, 10 dias de reserva de corda, 21.600 alt/h (3 Hz), tambor único.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, data na posição das 9 horas, indicação não linear da reserva de corda na posição das 3 horas.
Mostrador/ Prata-ouro opalescente ou castanho-avermelhado com indexes e números aplicados, e ponteiros de níquel polido.
Caixa Ø 43 mm/Multipeças e coroa de ouro rosa de 10 kt, estanque até 3 bares/30 m. Luneta em vidro de safira com acabamento antirreflexos no interior. Fundo com vidro de safira.
Bracelete/ Pele de aligátor do Louisiana castanho-escura, cinzenta ou preta com fivela de ouro rosa.

Consulte o site oficial da Oris ou o site da Torres Distribuição para mais informações.

Outras leituras