O programa de produção industrial de movimentos desenvolvidos internamente pela Oris adquire um novo ímpeto com a apresentação do Calibre 111, a mais recente complicação desenvolvida internamente pela Oris — assinalando o seu renascimento como movimento inovador.
—
Fonte: Press Release
A Oris tem defendido a relojoaria industrial ao longo dos 111 anos da sua história. Os fundadores da marca acreditavam na possibilidade de criar os melhores relógios aos melhores preços — uma visão que preconizava uma abordagem industrial. Em 2014, a Oris assinalou o seu 110.º aniversário com o lançamento do Calibre 110, um movimento mecânico de corda manual com uma extraordinária combinação de complicações.
E a história prossegue com o Calibre 111 — um momento assinalável na história da Oris. À semelhança do seu antecessor, o novo calibre apresenta uma reserva de marcha de dez dias e um indicador não-linear de reserva de marcha. Desta vez, a Oris introduziu uma função de data na posição das 9 horas. É o primeiro calibre patenteado, produzido industrialmente que a empresa relojoeira suíça independente introduz no mercado desde os anos de 1970, e recupera uma tradição iniciada pelos fundadores da Oris no início do século XX. O Calibre 111 é desenvolvido internamente e é produzido pelos melhores fabricantes de componentes na Suíça.
O Calibre 111 baseia-se no conceito de tambor único, e foi projetado para que a sua grande reserva de energia seja libertada uniformemente ao longo de um período de dez dias. O relógio apresenta também o indicador não linear de reserva de marcha patenteado pela Oris, um visor na posição das 3 horas que indica — de dez dias até zero — a autonomia residual do movimento.
Na parte superior da escala, as marcas que indicam os dias estão separadas por pequenos intervalos, enquanto na parte inferior da escala esses intervalos são cada vez maiores. À medida que a energia vai sendo libertada, o ponteiro move-se no sentido horário ao longo da escala, lentamente no início, e depois mais rapidamente quando os intervalos entre as marcas se tornam maiores. Esta conceção engenhosa dá ao utilizador uma indicação clara da energia remanescente à medida que se aproxima o momento de dar corda ao relógio.
No que diz respeito à conceção, o Calibre 111 dá continuidade à história do Calibre 110. Também ele é uma peça inspirada nos princípios da alta-relojoaria, sendo produzido e acabado com recurso a técnicas industriais. Só na produção das pontes do calibre existem oito etapas. Desde a fresagem à gravação e ao acabamento, cada fase é monitorizada através de frequentes inspeções de controlo de qualidade. A criação das rodas do balanço é igualmente minuciosa. Cada roda é produzida com tolerâncias de milésimos de milímetro — um processo meticuloso que garante a máxima qualidade.
Existem quatro versões do Calibre 111 com 43 mm de diâmetro — duas de aço inoxidável e duas de ouro rosa de 18 quilates. O modelo de aço inoxidável está disponível com um mostrador em tom cinza-prata ou com um mostrador em tom ouro negro radial, e o modelo de ouro rosa com um mostrador em tom prata-ouro opalescente ou com um mostrador castanho-avermelhado. Todos os modelos são apresentados com uma bracelete de pele genuína de crocodilo do Louisiana, com a opção de bracelete de aço inoxidável para o modelo de aço.
Características Técnicas
Oris
Calibre 111
Referências/ 111 7700 4063; 111 7700 4061 — Aço inoxidável
Movimento/ Mecânico de corda manual. Calibre 111, movimento desenvolvido integralmente pela Oris, 10 dias de reserva de corda, 21.600 alt/h (3 Hz), tambor único.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, data na posição das 9 horas, indicação não linear da reserva de corda na posição das 3 horas.
Mostrador/ Cinza-prata ou ouro negro radial com indexes e números aplicados, e ponteiros de níquel polido.
Caixa Ø 43 mm/Multipeças e coroa de aço inoxidável, estanque até 3 bares/30 m. Luneta em vidro de safira com acabamento antirreflexos no interior. Fundo com vidro de safira.
Bracelete/ Pele de aligátor do Louisiana castanho-escura, cinzenta ou preta com fecho de báscula de segurança de aço inoxidável. Alternativamente disponível com bracelete de aço inoxidável
Referências/ 111 7700 6061; 111 7700 6062 — Ouro Rosa
Movimento/Mecânico de corda manual. Calibre 111, movimento desenvolvido integralmente pela Oris, 10 dias de reserva de corda, 21.600 alt/h (3 Hz), tambor único.
Funções/ Horas, minutos, pequenos segundos, data na posição das 9 horas, indicação não linear da reserva de corda na posição das 3 horas.
Mostrador/ Prata-ouro opalescente ou castanho-avermelhado com indexes e números aplicados, e ponteiros de níquel polido.
Caixa Ø 43 mm/Multipeças e coroa de ouro rosa de 10 kt, estanque até 3 bares/30 m. Luneta em vidro de safira com acabamento antirreflexos no interior. Fundo com vidro de safira.
Bracelete/ Pele de aligátor do Louisiana castanho-escura, cinzenta ou preta com fivela de ouro rosa.
Consulte o site oficial da Oris ou o site da Torres Distribuição para mais informações.
—